Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] ON-LINE ADVERTISING, ERGONOMICS AND USABILITY: THE EFFECT OF SIX TYPES OF BANNER IN THE HUMAN VISUAL PROCESS AND IN THE HUMAM RECALL PROCESS

Título
[pt] PUBLICIDADE ON-LINE, ERGONOMIA E USABILIDADE: O EFEITO DE SEIS TIPOS DE BANNER NO PROCESSO HUMANO DE VISUALIZAÇÃO DO FORMATO DO ANÚNCIO NA TELA DO COMPUTADOR E DE LEMBRANÇA DA SUA MENSAGEM

Autor
[pt] EDUARDO RANGEL BRANDAO

Vocabulário
[pt] INTERACAO

Vocabulário
[pt] BANNER

Vocabulário
[pt] USABILIDADE

Vocabulário
[pt] ERGONOMIA

Vocabulário
[pt] PUBLICIDADE

Vocabulário
[pt] PROPAGANDA

Vocabulário
[pt] DESIGN

Vocabulário
[en] INTERACTION

Vocabulário
[en] BANNER

Vocabulário
[en] USABILITY

Vocabulário
[en] ERGONOMICS

Vocabulário
[en] PUBLICITY

Vocabulário
[en] ADVERTISING

Vocabulário
[en] DESIGN

Resumo
[pt] A veiculação indiscriminada de informação na internet prejudica o processo de visualização de diversos tipos de banner e de lembrança das suas mensagens, uma vez que os anúncios precisam disputar a atenção do público com o restante da página e transmitir a sua informação com eficiência. Uma pesquisa experimental foi desenvolvida com o objetivo de identificar tipos de banner capazes de melhorar o processo de visualização e de lembrança da sua mensagem. Participaram do experimento 36 pessoas, utilizando-se 6 formatos específicos de banners, entre os que ocupam uma posição específica na tela (full-banner, leaderboard, rectangle e wide skyscraper) e os que abrem sobre o conteúdo das páginas (floating e pop-up). Através de questionários e entrevistas, descobriu-se os formatos mais visualizados, a lembrança da mensagem e a opinião dos participantes em relação aos banners. O pop-up e o floating foram mais vistos. No entanto, as pessoas os consideraram incômodos e irritantes. O full-banner foi o terceiro tipo de banner mais visualizado na tela, seguido pelo leaderboard, sendo que estes dois foram classificados como os preferidos. Nenhum dos 6 tipos de banner ofereceu bons índices de lembrança da sua mensagem. A utilização dos banners que ocupam uma posição específica nas páginas da internet, como se fossem anúncios de jornais e revistas, é recomendada frente aos resultados obtidos. Discute-se a priorização do uso do full-banner e do leaderboard, tendo em vista que o pop-up e o floating irritaram os participantes, enquanto o rectangle e o wide skyscraper não obtiveram taxas significativas de visualização.

Resumo
[en] The indiscriminate spreading of information on the internet causes bad visualization and recall processes of different types of banners, since an advertisement has to capture public´s attention among many others stimuli in order to transmit its message efficiently. An experiment was conducted with 36 participants to investigate the effects of 6 types of banner and improve these processes: 4 of them occupying a specific position on the page (full-banner, leaderboard, rectangle and wide skyscraper) and 2 over-the- page banners (floating and pop-up), collecting data also from questionnaires and interviews. Results showed that the pop-up and floating types were the most recognized, but the participants found them annoying. The full-banner was the third most seen, followed by the leaderboard, both classified as preferred. No type of banner provided good indexes of message recalling. The use of banners that occupy a specific position on page is recommended, as do advertisements in papers and magazines. Preferring full-banner and leaderboard is discussed, since pop-up and floating annoy people, while rectangle and wide skyscraper did not show significant frequencies of visualization.

Orientador(es)
ANAMARIA DE MORAES

Banca
ANAMARIA DE MORAES

Banca
LUCY CARLINDA DA ROCHA DE NIEMEYER

Banca
ENRIQUE RAUL RENTERIA GUERRERO

Banca
REGINA CELIA PEREIRA DE MORAES

Catalogação
2006-10-09

Apresentação
2006-03-31

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9116@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9116@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9116


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
CAPÍTULO 7 PDF
CAPÍTULO 8 PDF
CAPÍTUTO 9 PDF
CAPÍTULO 10 PDF
CAPÍTULO 11 PDF
CAPÍTULO 12 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF