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Título
[pt] APELOS QUE FALAM AO CORAÇÃO: O DISCURSO PUBLICITÁRIO REVELADOR DE ASPECTOS DA CULTURA BRASILEIRA EVIDENCIADOS NO DISCURSO PUBLICITÁRIO E SUA APLICABILIDADE EM PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA ESTRANGEIROS

Título
[en] APPEALS TO THE HEART: ASPECTS OF THE BRAZILIAN CULTURE FOUND IN ADVERTISEMENTS AND ITS USE IN PORTUGUESE AS A SECOND LANGUAGE FOR FOREIGNERS

Autor
[pt] ADRIANE SILVA DE OLIVEIRA

Vocabulário
[pt] PORTUGUES PARA ESTRANGEIROS

Vocabulário
[pt] ANTROPOLOGIA SOCIAL

Vocabulário
[pt] DISCURSO PUBLICITARIO

Vocabulário
[pt] INTERCULTURALISMO

Vocabulário
[pt] EMOCAO

Vocabulário
[pt] CULTURA BRASILEIRA

Vocabulário
[en] PORTUGUESE FOR FOREIGNERS

Vocabulário
[en] SOCIAL ANTHROPOLOGY

Vocabulário
[en] THE DISCOURSE OF ADVERTISING

Vocabulário
[en] INTERCULTURAL STUDIES

Vocabulário
[en] EMOTION

Vocabulário
[en] BRAZILIAN CULTURE

Resumo
[pt] Dada a importância dos meios de comunicação de massa na sociedade contemporânea, torna-se evidente a existência de um mundo que é fortemente marcado pela influência da propaganda. No tocante ao ensino de PL2E, acredita-se que o uso de textos publicitários como material didático poderia facilitar a compreensão de como os falantes de português se relacionam com os outros e com o mundo. Em outras palavras, possibilitaria ao aprendiz de PL2E conhecer o sistema de valores que impregna o sistema lingüístico. Outrossim, permitiria ao aluno um confronto com um outro recorte do real e sobretudo com um recorte em unidades de significação providas de uma grande carga afetiva. Considerando que nenhuma manifestação lingüística é neutra, assume-se que o apelo à emoção, à família, à cordialidade, aspectos marcantes da cultura brasileira, também não o seja. Lançar mão de elementos tão marcantes na cultura brasileira não é um ato inocente. Sabe-se que os anunciantes não querem apenas informar o consumidor, mas sobretudo persuadi-lo, convencê-lo da necessidade e importância de adquirir determinado produto. Acredita-se, portanto, que, lançando mão desses traços relevantes na nossa cultura, sua missão de seduzir o consumidor brasileiro se torne bem mais fácil.

Resumo
[en] Advertising is an unavoidable fact of life in today's consumer societies, as advertisements are everywhere and are seen by everyone. In addition, due to their prominence in virtually all contemporary societies, advertising can tell us a good deal about our own society. The use of this text type in Portuguese as a foreign-language classes can provide the students with a comprehensive knowledge of the way Brazilians behave in their everyday lives. Moreover, making use of aspects of the Brazilian culture is not a mere coincidence, but a strategy to persuade the reader to buy and consume the advertised products.

Orientador(es)
ROSA MARINA DE BRITO MEYER

Banca
ROSA MARINA DE BRITO MEYER

Banca
MARIA TERESA GONCALVES PEREIRA

Banca
ADRIANA FERREIRA DE SOUSA DE ALBUQUERQUE

Catalogação
2006-09-18

Apresentação
2006-03-20

Tipo
[pt] TEXTO

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Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9013@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9013@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9013


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