Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] A INTERAÇÃO E AS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS COMO MEDIADORES NA APRENDIZAGEM DE VOCABULÁRIO EM AULAS DE INGLÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA

Título
[en] INTERACTION AND PEDAGOGICAL PRACTICE AS MEDIATORS OF VOCABULARY LEARNING IN CLASSES OF ENGLISH AS A SECOND LANGUAGE

Autor
[pt] PAULA SILVEIRA GARDEL

Vocabulário
[pt] APRENDIZAGEM

Vocabulário
[pt] AQUISICAO DE VOCABULARIO

Vocabulário
[pt] SEGUNDA LINGUA

Vocabulário
[pt] ENSINO

Vocabulário
[pt] INTERACAO

Vocabulário
[en] LEARNING

Vocabulário
[en] VOCABULARY ACQUISITION

Vocabulário
[en] SECOND LANGUAGE

Vocabulário
[en] COURSEBOOKS

Vocabulário
[en] TEACHING

Vocabulário
[en] INTERACTION

Resumo
[pt] Nesta dissertação, investigo o processo de aprendizagem lexical em segunda língua no contexto de uma sala de aula. Meu objetivo é entender a relação entre a interação em sala de aula e as atividades de vocabulário do material didático e como esses dois mediadores influenciam a construção de conhecimento lexical dos alunos. Para tal investigação, conduzi trabalho de campo em duas turmas de inglês básico constituídas de alunos entre 12 e 13 anos. Gravei e transcrevi em áudio e vídeo aulas de dois módulos do programa para a análise da interação. Analisei também as atividades de vocabulário do material impresso utilizado nas aulas (livro didático e material de apoio). Dentre outros achados, a análise indicou que alunos e professores recorrem com freqüência a práticas conversacionais como a conversa instrucional, o andaimento e a contribuição individual para a construção de significado. Porém, isso normalmente acontece quando há um afastamento da atividade proposta do livro. Também foi observado que o material didático cria o mapa semântico para alunos e professor, provendo o vocabulário e oportunidades para a recuperação deste. De uma forma geral, as atividades de vocabulário do livro didático abrangem todos os aspectos e níveis de conhecimento da palavra. No entanto, as atividades de vocabulário cuja proposta é o uso em contextos múltiplos estão restritas à apresentações orais e encenações, o que restringe o uso espontâneo do vocabulário aprendido.

Resumo
[en] This dissertation investigates the process of learning vocabulary in a second language in a classroom environment. Its objective is to understand the relationship between the classroom interaction and the vocabulary activities found in the textbook, as well as how these mediators affect the construction of lexical knowledge. To achieve this, two classes of basic English formed by 12 and 13 year-old students have been analysed. The data include the printed exercises of vocabulary used in class (textbook and other supporting material), field observation, video-tapes and transcription of interactions. Among other results, the analyses have indicated that students and teachers often use conversational strategies, like instructional conversation, scaffolding and individual contribution, to construct meaning. However, these strategies usually happen when there is a break in the activity suggested by the book. They have also shown that the textbook creates a semantic map for students and teachers, providing the vocabulary and opportunities to review it. Generally, the vocabulary activities in the textbook cover all the aspects and levels of knowledge of words, but the activities of generative use seem to be restricted to oral presentations and roleplays, which implies non-spontaneous use of the learned vocabulary.

Orientador(es)
TANIA MARA GASTAO SALIES

Banca
BARBARA JANE WILCOX HEMAIS

Banca
INES KAYON DE MILLER

Banca
TANIA MARA GASTAO SALIES

Banca
TANIA MARIA GRANJA SHEPHERD

Catalogação
2006-05-15

Apresentação
2006-03-08

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8297@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8297@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8297


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF
APRESENTAÇÃO PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
CAPÍTULO 7 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF