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Título
[pt] A APLICABILIDADE DE UM PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PRECOCE EM CRIANÇAS COM POSSÍVEL RISCO AUTÍSTICO

Título
[en] THE APPLICABILITY OF AN EARLY INTERVENTION PROGRAM IN CHILDREN AT RISK OF AUTISM

Autor
[pt] OLIVIA BALSTER FIORE-CORREIA

Vocabulário
[pt] TRANSTORNO AUTISTA

Vocabulário
[pt] INTERVENCAO PRECOCE

Vocabulário
[pt] ABORDAGEM DESENVOLVIMENTISTA

Vocabulário
[en] AUTISM SPECTRUM DISORDER

Vocabulário
[en] EARLY INTERVENTION

Vocabulário
[en] DEVELOPMENTAL APPROACH

Resumo
[pt] Crianças que, a partir dos 3 anos de idade, recebem o diagnóstico de transtorno autista, apresentam falhas nos comportamentos comunicativos nãoverbais, já no primeiro ano de vida. Isto as impede de engajar-se em trocas sociais recíprocas com os seus cuidadores, ocasionando prejuízos severos em todo o seu desenvolvimento. Intervenções precoces com base na abordagem desenvolvimentista focalizam estas dificuldades iniciais, de modo a impedir ou amenizar os prejuízos secundários causados pelas mesmas. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a aplicabilidade de um programa de intervenção precoce, de abordagem desenvolvimentista, baseado no programa norte-americano de Klinger e Dawson (1992), atualizado por estudos de vídeos familiares de Osterling e Dawson (1994) e de pesquisas de atenção compartilhada de Carpenter, Nagell e Tomasello (1998). Os participantes foram duas crianças, de 2 anos e 09 meses, que apresentavam dificuldades iniciais características do transtorno do espectro autista e suas respectivas cuidadoras. O programa consistiu em desenvolver 16 comportamentos pré-verbais nestas crianças. Mostrou-se aplicável e eficaz, desenvolvendo 9 comportamentos em uma criança e 6 em outra.

Resumo
[en] Children diagnosed with autism spectrum disorder around their third year usually present deficits in non-verbal communicative behaviors at one year of age. Such deficits keep them from engaging in reciprocal social exchanges with their caregivers, which causes severe impairments in their development. Early intervention based on a developmental approach focuses on these inicial deficits in order to minimize late impairments caused by them. The present study aims at assessing an early intervention program, which was based on the Klinger & Dawson (1992) program, modified according to the results from a homevideo study by Osterling & Dawson (1994) and a joint attention research by Carpenter, Nagell & Tomasello (1998). The participants were two 33- month-old children diagnosed with autism spectrum disorder and their respective caregivers. The intervention program consisted in facilitating the development of sixteen preverbal behaviors by these children. It was effective: one of the children developed nine behaviors while the other one developed six.

Orientador(es)
CAROLINA LAMPREIA

Banca
FLAVIA SOLLERO DE CAMPOS

Banca
CAROLINA LAMPREIA

Banca
HELOISA HELENA ALVES BRASIL

Catalogação
2006-02-23

Apresentação
2005-11-18

Tipo
[pt] TEXTO

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Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7825@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7825@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7825


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