Título
[pt] A APLICABILIDADE DE UM PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PRECOCE EM CRIANÇAS COM POSSÍVEL RISCO AUTÍSTICO
Título
[en] THE APPLICABILITY OF AN EARLY INTERVENTION PROGRAM IN CHILDREN AT RISK OF AUTISM
Autor
[pt] OLIVIA BALSTER FIORE-CORREIA
Vocabulário
[pt] TRANSTORNO AUTISTA
Vocabulário
[pt] INTERVENCAO PRECOCE
Vocabulário
[pt] ABORDAGEM DESENVOLVIMENTISTA
Vocabulário
[en] AUTISM SPECTRUM DISORDER
Vocabulário
[en] EARLY INTERVENTION
Vocabulário
[en] DEVELOPMENTAL APPROACH
Resumo
[pt] Crianças que, a partir dos 3 anos de idade, recebem o
diagnóstico de
transtorno autista, apresentam falhas nos comportamentos
comunicativos nãoverbais,
já no primeiro ano de vida. Isto as impede de engajar-se
em trocas sociais
recíprocas com os seus cuidadores, ocasionando prejuízos
severos em todo o seu
desenvolvimento. Intervenções precoces com base na
abordagem
desenvolvimentista focalizam estas dificuldades iniciais,
de modo a impedir ou
amenizar os prejuízos secundários causados pelas mesmas. O
presente trabalho
teve como objetivo avaliar a aplicabilidade de um programa
de intervenção
precoce, de abordagem desenvolvimentista, baseado no
programa norte-americano
de Klinger e Dawson (1992), atualizado por estudos de
vídeos familiares de
Osterling e Dawson (1994) e de pesquisas de atenção
compartilhada de
Carpenter, Nagell e Tomasello (1998). Os participantes
foram duas crianças, de 2
anos e 09 meses, que apresentavam dificuldades iniciais
características do
transtorno do espectro autista e suas respectivas
cuidadoras. O programa consistiu
em desenvolver 16 comportamentos pré-verbais nestas
crianças. Mostrou-se
aplicável e eficaz, desenvolvendo 9 comportamentos em uma
criança e 6 em
outra.
Resumo
[en] Children diagnosed with autism spectrum disorder around
their third year
usually present deficits in non-verbal communicative
behaviors at one year of age.
Such deficits keep them from engaging in reciprocal social
exchanges with their
caregivers, which causes severe impairments in their
development. Early
intervention based on a developmental approach focuses on
these inicial deficits
in order to minimize late impairments caused by them. The
present study aims at
assessing an early intervention program, which was based
on the Klinger &
Dawson (1992) program, modified according to the results
from a homevideo
study by Osterling & Dawson (1994) and a joint attention
research by Carpenter,
Nagell & Tomasello (1998). The participants were two 33-
month-old children
diagnosed with autism spectrum disorder and their
respective caregivers. The
intervention program consisted in facilitating the
development of sixteen preverbal
behaviors by these children. It was effective: one of the
children developed
nine behaviors while the other one developed six.
Orientador(es)
CAROLINA LAMPREIA
Banca
FLAVIA SOLLERO DE CAMPOS
Banca
CAROLINA LAMPREIA
Banca
HELOISA HELENA ALVES BRASIL
Catalogação
2006-02-23
Apresentação
2005-11-18
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7825@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7825@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7825
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 5 PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF