Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] SELVAGENS, ATROADORES E BELOS: A AMBIGÜIDADE NAS REPRESENTAÇÕES DOS GRUPOS CARNAVALESCOS POPULARES PELA IMPRENSA CARIOCA DO INÍCIO DO SÉCULO XX

Título
[en] WILD, BOISTEROUS AND BEAUTIFUL: THE AMBIGUITY IN THE REPRESENTATIONS OF THE POPULAR GROUPS OF THE CARNIVAL BY THE CARIOCA PRESS AT THE BEGINNINGOF THE 20TH CENTURY

Autor
[pt] LEONARDO MOREIRA DA CUNHA

Vocabulário
[pt] ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Vocabulário
[pt] MEDIACAO

Vocabulário
[pt] CULTURA POPULAR

Vocabulário
[pt] BELLE EPOQUE CARIOCA

Vocabulário
[pt] IMPRENSA

Vocabulário
[en] RIO DE JANEIRO STATE

Vocabulário
[en] MEDIATION

Vocabulário
[en] POPULAR CULTURE

Vocabulário
[en] BELLE EPOQUE IN RIO DE JANEIRO CITY

Vocabulário
[en] PRESS

Resumo
[pt] Na primeira década do século XX, o Rio de Janeiro viveu uma fase de eufórica transformação. A então capital da República ganhou avenidas e edifícios suntuosos no afã de se tornar uma cidade cartão-postal. Nesse contexto, fazia-se necessário também regenerar a metrópole de tradições que denotavam a presença incômoda de uma vasta parcela de sua população. Tal conflito se estendia sobre o carnaval, quando folguedos considerados bárbaros destoavam do padrão estético dos préstitos das grandes sociedades, cuja inspiração eram as mascaradas do carnaval europeu. Nesta dissertação, analisamos as representações dos grupos carnavalescos populares da Belle Époque carioca através de uma pesquisa em fonte primária nos principais diários da cidade no período que compreende os primeiros anos do século XX. Por meio dessas representações, é possível estabelecer como uma dimensão de ambigüidade emerge das mediações da cultura popular engendradas pela imprensa, bem como os discursos que legitimam as manifestações carnavalescas de cordões, ranchos e outros grupos.

Resumo
[en] In the first decade of the 20th Century, Rio de Janeiro lived through a phase of euphoric transformation. The then capital of the Republic gained avenues and magnificent buildings in the desire to become a postcard city. In this context, it was also necessary to regenerate the metropolis from the traditions that disclosed the inconvenient presence of a vast part of its population. Such conflict was extended to the carnival, as the gaieties considered barbaric conflicted with the esthetic patterns of the multitudes of the grandes sociedades, groups inspired by the masquerades of the European Carnival. In this dissertation, the representations of the popular groups of the carnival of the Carioca Belle Époque will be analyzed through the research on the primary source of the city´s main daily newspapers within the first years of the 20th Century. Via these representations, it is possible to establish how a dimension of ambiguity emerges from the mediation of the popular culture produced by the press, as well as the discourses that legitimates the manifestation of the cordões, ranchos and other groups in the Carnival.

Orientador(es)
RENATO CORDEIRO GOMES

Banca
RENATO CORDEIRO GOMES

Banca
MARIALVA CARLOS BARBOSA

Banca
FERNANDO ANTONIO RESENDE

Catalogação
2006-01-31

Apresentação
2005-08-19

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7726@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7726@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7726


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF
INTRODUÇÃO PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CONCLUSÃO PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF