Título
[en] 3D COLORIZING FOR 2D ANIMATION
Título
[pt] COLORIZAÇÃO 3D PARA ANIMAÇÃO 2D
Autor
[pt] HEDLENA MARIA DE ALMEIDA BEZERRA
Vocabulário
[pt] ANIMACAO TRADICIONAL
Vocabulário
[pt] COLORIZACAO AUTOMATICA
Vocabulário
[pt] RASTREAMENTO DE OBJETOS
Vocabulário
[pt] ANIMACAO ASSISTIDA POR COMPUTADOR
Vocabulário
[en] TRADITIONAL ANIMATION
Vocabulário
[en] AUTOMATIC COLORIZATION
Vocabulário
[en] TRACKING SYSTEMS
Vocabulário
[en] COMPUTER ASSISTED ANIMATION
Resumo
[pt] Esta dissertação discute a aplicação de efeitos de
colorização 3D a animações 2D produzidas pela técnica
quadro-a-quadro. Utilizando algoritmos de processamento
de
imagens, desenhos 2D são preparados para receber
técnicas
de sombreamento evitando a transformação da cena para
uma
geometria 3D. Esta preparação se dá através da obtenção
de
mapas de normais que aproximam a geometria do desenho. O
sombreamento é obtido através de um conjunto de técnicas
de renderização foto-realistas e não-foto-realistas, que
podem ser adaptadas para utilização de normais
aproximadas. Visando amenizar o trabalho exaustivo de
colorir cada desenho, um método baseado no
relacionamento
entre imagens é apresentado para colorir automaticamente
cada quadro numa seqüência de desenhos. Este processo de
colorização considera a necessidade de possíveis
intervenções humanas para garantir a qualidade final de
cada imagem da animação. Um estudo sobre aproximação de
normais, técnicas de sombreamento, segmentação de
imagens
e rastreamento de objetos é amplamente discutido nesta
dissertação.
Resumo
[en] This dissertation discusses the 3D colorization effects
usage over a 2d animation, which has been produced through
frame-by-frame techniques. Normal vector maps approximates
the drawing geometry and provide the ability to perform
shading effects by applying digital image processing
algorithms, avoiding 3D geometry scene transformation. A
set of photorealistic and non-photorealistic renderization
techniques, which can be adapted to normal approximation
usage, is proposed in the colorization process. Also, a
method based on interframe dependence is presented, aiming
to reduce the thoroughgoing effort of colorizing each
individual frame within an animation. This colorization
process considers possible human interventions to ensure
image´s result quality. Finally, this dissertation
provides a comprehensive study regarding several topics,
such as normal approximations, shading techniques, image
segmentation and object tracking.
Orientador(es)
BRUNO FEIJO
Coorientador(es)
LUIZ CARLOS PACHECO RODRIGUES VELHO
Banca
BRUNO FEIJO
Banca
LUIZ HENRIQUE DE FIGUEIREDO
Banca
LUIZ CARLOS PACHECO RODRIGUES VELHO
Banca
WALDEMAR CELES FILHO
Catalogação
2006-01-31
Apresentação
2005-06-21
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7715@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7715@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7715
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 5 PDF CAPÍTULO 6 PDF CAPÍTULO 7 PDF CAPÍTULO 8 PDF BIBLIOGRAFIA PDF