Título
[en] GEOMETRIC VISUALIZATIONS OF REGULARITIES IN MODULAR ARITHIMETIC
Título
[pt] VISUALIZAÇÕES GEOMÉTRICAS DE REGULARIDADES DA ARITMÉTICA MODULAR
Autor
[pt] PLINIO NUNES DA SILVA
Vocabulário
[pt] GEOMETRIA
Vocabulário
[pt] CONSTRUCAO GEOMETRICA
Vocabulário
[pt] NUMERO INTEIRO
Vocabulário
[pt] OPERACAO MATEMATICA
Vocabulário
[pt] ARITMETICA MODULAR
Vocabulário
[en] GEOMETRY
Vocabulário
[en] GEOMETRIC CONSTRUCTION
Vocabulário
[en] INTEGER
Vocabulário
[en] MATHEMATICAL OPERATION
Vocabulário
[en] MODULAR ARITHMETIC
Resumo
[pt] A aritmética modular e suas propriedades favorecem muito o
fortalecimento das operações básicas da matemática, como a adição, subtração,
multiplicação e a divisão. Deste modo, utilizar a aritmética modular de uma forma
adaptada às etapas de ensino e às faixas etárias adequadas dos estudantes se
constitui numa excelente alternativa para que os mesmos possuam maior interesse
sobre tais assuntos e compreendam mais amplamente essas operações. Podemos
criar estratégias interessantes aplicando as operações matemáticas em grupos
cíclicos de uma forma que o aluno se surpreenda e, por que não, se encante pelas
propriedades e características particulares da dita aritmética dos restos, criando
assim diversas conexões sobre múltiplos e divisores. Com uma condução
estimulante e bastante visual do assunto, usando a geometria como auxílio,
aproximamos o aluno dos conceitos matemáticos, proporcionando-lhe uma
participação mais ativa e efetiva em seu aprendizado. Observando as variadas
formas de construções, considerando diversas congruências módulo m e as
operações da aritmética, a proposta deste trabalho consiste, basicamente, em
vincular as operações de congruências modulares e suas regularidades associadas
às representações por polígonos inscritos em uma circunferência.
Resumo
[en] Modular arithmetic and its properties greatly enhance the strengthening of
basic mathematical operations, such as addition, subtraction, multiplication and
division. Therefore, using modular arithmetic in a way that is adapted to the
appropriate teaching stages and age groups of students is an excellent alternative
for students to become more interested in these subjects and to understand these
operations more fully. We can create interesting strategies by applying
mathematical operations in cyclical groups in a way that surprises students and,
why not, is enchanted by the particular properties and characteristics of the so called arithmetic of remainders, thus creating various connections about multiples
and divisors. By conducting the subject in a stimulating and highly visual manner,
using geometry as an aid, we bring students closer to mathematical concepts,
providing them with a more active and effective participation in their learning.
Observing the various forms of constructions, considering various congruences
modulo m and the operations of arithmetic, the proposal of this work consists,
basically, of linking the operations of modular congruences and their associated
regularities to the representations by polygons inscribed in a circumference.
Orientador(es)
EDUARDO BARBOSA PINHEIRO
Banca
MARCOS CRAIZER
Banca
EDUARDO BARBOSA PINHEIRO
Banca
MAURO BENAYON MENEZES
Banca
DANIA GONZALES MORALES
Catalogação
2025-12-09
Apresentação
2025-08-07
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=74495@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=74495@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.74495
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF