Título
[pt] QUINTAIS DO SAMBA COMO LUGAR DE RESISTÊNCIA ÉTNICO-RACIAL NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Título
[en] SAMBA S BACKYARDS AS A PLACE OF ETHNIC-RACIAL RESISTANCE IN THE CITY OF RIO DE JANEIRO
Autor
[pt] PEDRO MAGLIANO FERNANDES RODRIGUES
Vocabulário
[pt] LUGAR
Vocabulário
[pt] POPULACAO AFRODIASPORICA
Vocabulário
[pt] QUINTAL DO SAMBA
Vocabulário
[pt] RIO DE JANEIRO
Vocabulário
[pt] RESISTENCIA
Vocabulário
[en] PLACE
Vocabulário
[en] AFRO DISPORIC POPULATION
Vocabulário
[en] SAMBAS BACKYARD
Vocabulário
[en] RIO DE JANEIRO
Vocabulário
[en] RESISTANCE
Resumo
[pt] O presente trabalho dedica-se a pensar na relação entre Geografia e música,
mais especificamente, no vínculo entre espaço e samba. O processo de produção
socioespacial da cidade do Rio de Janeiro revela traços marcantes de
hierarquização, em constante interação com desigualdades socioeconômicas
fortemente atravessadas pela questão racial, expressão das heranças coloniais e
escravocratas que ainda estruturam a dinâmica urbana. Mas também se caracteriza
pelo destaque na cena cultural a partir de um cosmopolitismo provocado, sobretudo,
pelas diásporas africanas. O advento do samba na cidade é resultado desse
intercâmbio motivado por processos de múltiplas ordens e que se espacializa de
acordo com a inter-comunicação de povos afrodiaspóricos, que se confluenciam por
e a partir de espaços em comum. A concepção de quintal, dentro dessa perspectiva,
então, conota-se como um lugar singular pensando em formas próprias de
reinvenção da vida, abrindo a possibilidade enquanto frente de resistência a um
espaço desigual e racista. Nesse caso, a singularidade do lugar não exclui sua
multiplicidade, incluindo suas contradições a partir da mediação com setores
hegemônicos da sociedade, na mesma medida em que se complementam a uma
abertura plural com a construção de redes de solidariedade e pertencimento. Dessa
forma, buscaremos estabelecer um elo entre o samba e seus quintais a partir da ação
dos seus sujeitos, traduzidas em práticas espaciais sambistas.
Resumo
[en] This work is dedicated to examining the relationship between Geography and music,
more specifically, the connection between space and samba. The process of socio-spatial
production in the city of Rio de Janeiro reveals striking features of hierarchization, in
constant interaction with socioeconomic inequalities deeply shaped by racial issues — an
expression of the colonial and slaveholding legacies that continue to structure the city s
urban dynamics. It is also marked by its prominence in the cultural scene, driven above all
by a cosmopolitanism forged through African diasporas. The emergence of samba in the
city results from this exchange, shaped by processes of multiple orders, and materializes
spatially through the intercommunication of Afro-diasporic peoples who converge in and
through shared spaces. Within this perspective, the notion of the quintal (backyard) is
understood as a singular place that fosters unique forms of reinventing life, opening
possibilities for resistance in the face of an unequal and racist space. In this case, the
singularity of the place does not exclude its multiplicity; rather, it embraces its
contradictions through mediation with the hegemonic sectors of society, while also
complementing a plural openness through the construction of networks of solidarity and
belonging. Thus, we seek to establish a link between samba and its quintais, based on the
actions of its practitioners, expressed in spatial practices rooted in samba culture.
Orientador(es)
JOAO RUA
Banca
GUSTAVO GODINHO BENEDITO
Banca
JOAO RUA
Banca
BERNARDO CERQUEIRA AGUEDA
Banca
GENY FERREIRA GUIMARAES
Catalogação
2025-12-02
Apresentação
2025-09-15
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=74413@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=74413@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.74413
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF