Título
[pt] AS CONTROVÉRSIAS TEOLÓGICAS DO CONCÍLIO DE NICEIA: ANÁLISE TEOLÓGICO-EXEGÉTICA DAS FONTES BÍBLICAS E PATRÍSTICAS
Título
[en] THE THEOLOGICAL CONTROVERSIES OF THE COUNCIL OF NICAEA: A THEOLOGICAL-EXEGETICAL ANALYSIS
Autor
[pt] MARCELA MACHADO VIANNA TORRES
Autor
[pt] MARTA CHIARA E SILVA
Vocabulário
[pt] JESUS CRISTO
Vocabulário
[pt] CONTROVERSIA ARIANA
Vocabulário
[pt] HOMOOUSIOS
Vocabulário
[pt] CONCILIO DE NICEIA
Vocabulário
[pt] FILHO DE DEUS
Vocabulário
[en] JESUS CHRIST
Vocabulário
[en] ARIAN CONTROVERSY
Vocabulário
[en] HOMOOUSIOS
Vocabulário
[en] COUNCIL OF NICAEA
Vocabulário
[en] SON OF GOD
Resumo
[pt] Os textos de Pr 8,22-25; Sl 2,7 e Sl 110,4 são as fontes bíblicas que desempenharam papel importante
para defender a fé nicena e combater a leitura equivocada de Pr 8,22-24. A partir de Pr 8,22-24, Ário
afirmava que o Filho de Deus era uma criatura, ainda que o considerasse uma criatura privilegiada entre
todas, negando-lhe sua divindade. Ele ensinava que o Lógos foi criado ex nihillo. Por causa de seu
pensamento, foi convidado por Alexandre, bispo de Alexandria, a retratar as suas proposições. A reflexão
filosófico-teológica conciliar definiu que o Filho é não criado, mas Unigênito do Pai. A geração é eterna
e intradivina, de modo que o Filho é homoousios ao Pai e compartilha da mesma ousía do Pai. O Sl 2,7
proclama a investidura do rei davídico como filho de YHWH e o Sl 110,4 associa a figura régia ao
sacerdócio eterno segundo Melquisedeque, apontando para a prefiguração sacerdotal de Cristo. O
Concílio reafirmou a fé apostólica e combateu heresias a respeito do Filho. Fundamentado nas Escrituras
e na reflexão teológica, surge com o Concilio de Niceia o Credo Niceno que proclama o Filho como
eterno, não criado, gerado do Pai, homoousios, verdadeiro Deus e verdadeiro homem.
Resumo
[en] The texts of Pr 8:22-25; Ps 2:7 and Ps 110:4 are the biblical sources that played an important role in
defending the Nicene faith and combating the misinterpretation of Pr 8:22-24. Based on Pr 8:22-24,
Arius claimed that the Son of God was a creature, even though he considered him a privileged creature
among all others, denying his divinity. He taught that the Logos was created ex nihillo. Because of his
thinking, he was invited by Alexander, bishop of Alexandria, to retract his propositions. The conciliar
philosophical-theological reflection defined that the Son is not created, but the Only Begotten of the
Father. The generation is eternal and intradivine, so that the Son is homoousios to the Father and shares
the same ousía as the Father. Psalm 2:7 proclaims the investiture of the Davidic king as the son of
YHWH, and Psalm 110:4 associates the royal figure with the eternal priesthood according to
Melchizedek, pointing to the priestly prefiguration of Christ. The Council reaffirmed the apostolic faith
and combated heresies concerning the Son. Based on Scripture and theological reflection, the Council
of Nicaea produced the Nicene Creed, which proclaims the Son as eternal, uncreated, begotten of the
Father, homoousios, true God and true man.
Catalogação
2025-11-14
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=74076@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=74076@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.ATeo.74076
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