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Título
[pt] AS CONTROVÉRSIAS TEOLÓGICAS DO CONCÍLIO DE NICEIA: ANÁLISE TEOLÓGICO-EXEGÉTICA DAS FONTES BÍBLICAS E PATRÍSTICAS

Título
[en] THE THEOLOGICAL CONTROVERSIES OF THE COUNCIL OF NICAEA: A THEOLOGICAL-EXEGETICAL ANALYSIS

Autor
[pt] MARCELA MACHADO VIANNA TORRES

Autor
[pt] MARTA CHIARA E SILVA

Vocabulário
[pt] JESUS CRISTO

Vocabulário
[pt] CONTROVERSIA ARIANA

Vocabulário
[pt] HOMOOUSIOS

Vocabulário
[pt] CONCILIO DE NICEIA

Vocabulário
[pt] FILHO DE DEUS

Vocabulário
[en] JESUS CHRIST

Vocabulário
[en] ARIAN CONTROVERSY

Vocabulário
[en] HOMOOUSIOS

Vocabulário
[en] COUNCIL OF NICAEA

Vocabulário
[en] SON OF GOD

Resumo
[pt] Os textos de Pr 8,22-25; Sl 2,7 e Sl 110,4 são as fontes bíblicas que desempenharam papel importante para defender a fé nicena e combater a leitura equivocada de Pr 8,22-24. A partir de Pr 8,22-24, Ário afirmava que o Filho de Deus era uma criatura, ainda que o considerasse uma criatura privilegiada entre todas, negando-lhe sua divindade. Ele ensinava que o Lógos foi criado ex nihillo. Por causa de seu pensamento, foi convidado por Alexandre, bispo de Alexandria, a retratar as suas proposições. A reflexão filosófico-teológica conciliar definiu que o Filho é não criado, mas Unigênito do Pai. A geração é eterna e intradivina, de modo que o Filho é homoousios ao Pai e compartilha da mesma ousía do Pai. O Sl 2,7 proclama a investidura do rei davídico como filho de YHWH e o Sl 110,4 associa a figura régia ao sacerdócio eterno segundo Melquisedeque, apontando para a prefiguração sacerdotal de Cristo. O Concílio reafirmou a fé apostólica e combateu heresias a respeito do Filho. Fundamentado nas Escrituras e na reflexão teológica, surge com o Concilio de Niceia o Credo Niceno que proclama o Filho como eterno, não criado, gerado do Pai, homoousios, verdadeiro Deus e verdadeiro homem.

Resumo
[en] The texts of Pr 8:22-25; Ps 2:7 and Ps 110:4 are the biblical sources that played an important role in defending the Nicene faith and combating the misinterpretation of Pr 8:22-24. Based on Pr 8:22-24, Arius claimed that the Son of God was a creature, even though he considered him a privileged creature among all others, denying his divinity. He taught that the Logos was created ex nihillo. Because of his thinking, he was invited by Alexander, bishop of Alexandria, to retract his propositions. The conciliar philosophical-theological reflection defined that the Son is not created, but the Only Begotten of the Father. The generation is eternal and intradivine, so that the Son is homoousios to the Father and shares the same ousía as the Father. Psalm 2:7 proclaims the investiture of the Davidic king as the son of YHWH, and Psalm 110:4 associates the royal figure with the eternal priesthood according to Melchizedek, pointing to the priestly prefiguration of Christ. The Council reaffirmed the apostolic faith and combated heresies concerning the Son. Based on Scripture and theological reflection, the Council of Nicaea produced the Nicene Creed, which proclaims the Son as eternal, uncreated, begotten of the Father, homoousios, true God and true man.

Catalogação
2025-11-14

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=74076@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=74076@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.ATeo.74076


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