Título
[en] A CHANCE ENCOUNTER: MOVING LINES BETWEEN DZIGA VERTOV S CINEMA AND ANNE CARSON S LITERATURE
Título
[pt] UM ENCONTRO DO/NO ACASO: LINHAS MÓVEIS ENTRE O CINEMA DE DZIGA VERTOV E A LITERATURA DE ANNE CARSON
Autor
[pt] THAIS ARANTES LINS
Vocabulário
[pt] LITERATURA
Vocabulário
[pt] EROS
Vocabulário
[pt] CINE OLHO
Vocabulário
[pt] DZIGA VERTOV
Vocabulário
[pt] ANNE CARSON
Vocabulário
[pt] DOCUMENTARIO
Vocabulário
[pt] CINEMA
Vocabulário
[en] LITERATURE
Vocabulário
[en] EROS
Vocabulário
[en] CINE EYE
Vocabulário
[en] DZIGA VERTOV
Vocabulário
[en] ANNE CARSON
Vocabulário
[en] DOCUMENTARY
Vocabulário
[en] MOVIE
Resumo
[pt] O presente trabalho busca tecer uma aproximação entre o cinema de Dziga
Vertov e a literatura de Anne Carson, sobretudo no que diz respeito ao pensamento-práxis do cine-olho do cineasta soviético e aos métodos de escrita erótica da
escritora canadense. A dissertação percorrerá alguns dos principais filmes de Dziga
Vertov, como Cine-Olho (1924), O décimo primeiro ano (1928), O homem com a
câmera (1929) e Entusiasmo: Sinfonia de Donbass (1930), assim como alguns
artigos, cartas e manifestos em que fala sobre suas ideias e criações com o cinema.
Esses materiais serão lidos em contato e tensão com algumas obras de Anne Carson,
em especial aquelas em que a autora se vale de recursos linguísticos e literários que
se aproximam de um fazer cinematográfico, como a série TV Men de Men In The
Off Hours (2001) e o texto Cassandra Float Can de Float (2016), além de também
recorrermos, dentre outros ensaios, a Eros: o doce-amargo (2022), livro-tese em
que melhor elucida seu procedimento erótico de escrita. Buscando valer-se em parte
dos próprios métodos de fazer artístico dos autores, a pesquisa pretende ver e
montar uma trilha de encontros entre os dois, não para formar uma rede de conexões
entre dois pontos fechados em si mesmos, mas para criar uma malha de relações
possíveis que existe com vida própria, ainda mantendo em aberto sua potência de
se modificar. Sustenta-se que, assim construída, a parceria inusitada e instaurada
em certa medida no e ao acaso entre os dois criadores oferece uma forma relevante
de resposta crítica às obras de ambos.
Resumo
[en] This work seeks to connect Dziga Vertov s cinema with Anne Carson s
literature, particularly with regard to the Soviet filmmaker s thought-praxis of the
cine-eye and the Canadian writer s methods of erotic writing. The dissertation
covered some of Dziga Vertov s major films, such as Cine-Eye (1924), The
Eleventh Year (1928), The Man with the Movie Camera (1929), and Enthusiasm:
Symphony of Donbass (1930), as well as several articles, letters, and manifestos in
which he discusses his ideas and creations in cinema. These materials will be read
in contact and tension with some of Anne Carson s works, especially those in which
the author uses linguistic and literary resources that approach cinematographic
work, such as the series TV Men from Men In The Off Hours (2001) and the text
Cassandra Float Can from Float (2016), in addition to also resorting to, among
other essays, Eros: the bittersweet (2022), a thesis book in which she best elucidates
her erotic writing procedure. Seeking to draw in part on the authors own artistic
methods, the research aims to identify and trace a trail of encounters between the
two, not to form a network of connections between two closed points, but to create
a web of possible relationships that has a life of its own, while still maintaining its
potential for change. It is argued that, thus constructed, the unusual partnership,
established to some extent in and by chance between the two creators, offers a
relevant form of critical response to their works.
Orientador(es)
HELENA FRANCO MARTINS
Banca
ANA GABRIELA DICKSTEIN ROIFFE
Banca
HELENA FRANCO MARTINS
Banca
MARIA DE ABREU ALTBERG
Catalogação
2025-11-11
Apresentação
2025-09-29
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=73985@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=73985@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.73985
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF