Título
[pt] POR QUE VOCÊ ESPIRRA QUANDO OLHA PARA O SOL?: O JORNAL IMPRESSO COMO ESPELHO DAS PLATAFORMAS E O FENÔMENO CLIKBAIT DE PAPEL EM O GLOBO
Título
[en] WHAT CAUSES SNEEZING WHEN ONE GAZES AT THE SUN?: THE PRINTED NEWSPAPER AS A MIRROR OF THE DIGITAL PLATFORMS AND THE PAPER CLICKBAIT PHENOMENON IN O GLOBO
Autor
[pt] CRISTIANA DE SOUZA GOMES
Vocabulário
[pt] JORNALISMO
Vocabulário
[pt] CLICKBAIT
Vocabulário
[pt] JORNAL IMPRESSO
Vocabulário
[pt] PLATAFORMIZACAO
Vocabulário
[pt] BIG TECH
Vocabulário
[en] JOURNALISM
Vocabulário
[en] CLICKBAIT
Vocabulário
[en] PRINTED PRESS
Vocabulário
[en] PLATFORMIZATION
Vocabulário
[en] BIG TECH
Resumo
[pt] Este trabalho investiga o fenômeno da plataformização do jornalismo,
analisando a presença de notícias com traços digitais nas páginas do jornal impresso
O Globo. Tendo a produção noticiosa sido direcionada para distribuição digital, os
reflexos são notados também na versão impressa. Através da análise de conteúdo e
de entrevistas com profissionais que atuam na redação, procuramos entender por
que a prática jornalística adere às marcas específicas do ambiente digital em
um medium que não funciona na mesma lógica. Por fim, pretendemos contribuir
para o debate ao questionar se a propagabilidade é um novo valor-notícia per
se, não resultante apenas da precarização e da perda de assinantes do impresso, mas
consequência de um funcionamento em que as plataformas são encaradas como
uma extensão do interesse do público.
Resumo
[en] The purpose of this paper is to examine the platformization phenomenon
and the occurrence of clickbait strategies in the printed press and determine the
reasons why news with digital elements appears on the printed pages of the
newspaper O Globo. Through content analysis and interviews with newsroom
professionals, we hope to understand why journalistic practice conforms to the
distinctive characteristics of the digital environment in a medium where the logic
of clickbait does not function. Lastly, we want to add to the discussion by raising
the question of whether propagability is a new news value in and of itself, or if it is
a result of a functioning where platforms are viewed as an extension of the public
interest rather than just the precariousness and loss of subscribers to printed media.
Orientador(es)
ARTHUR CEZAR DE ARAUJO ITUASSU FILHO
Banca
ARTHUR CEZAR DE ARAUJO ITUASSU FILHO
Banca
MARCELO ALVES DOS SANTOS JUNIOR
Banca
CLAUDIA FRAGOSO DE OLIVEIRA SARMENTO
Catalogação
2025-11-03
Apresentação
2025-09-29
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=73742@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=73742@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.73742
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