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Título
[pt] POR QUE VOCÊ ESPIRRA QUANDO OLHA PARA O SOL?: O JORNAL IMPRESSO COMO ESPELHO DAS PLATAFORMAS E O FENÔMENO CLIKBAIT DE PAPEL EM O GLOBO

Título
[en] WHAT CAUSES SNEEZING WHEN ONE GAZES AT THE SUN?: THE PRINTED NEWSPAPER AS A MIRROR OF THE DIGITAL PLATFORMS AND THE PAPER CLICKBAIT PHENOMENON IN O GLOBO

Autor
[pt] CRISTIANA DE SOUZA GOMES

Vocabulário
[pt] JORNALISMO

Vocabulário
[pt] CLICKBAIT

Vocabulário
[pt] JORNAL IMPRESSO

Vocabulário
[pt] PLATAFORMIZACAO

Vocabulário
[pt] BIG TECH

Vocabulário
[en] JOURNALISM

Vocabulário
[en] CLICKBAIT

Vocabulário
[en] PRINTED PRESS

Vocabulário
[en] PLATFORMIZATION

Vocabulário
[en] BIG TECH

Resumo
[pt] Este trabalho investiga o fenômeno da plataformização do jornalismo, analisando a presença de notícias com traços digitais nas páginas do jornal impresso O Globo. Tendo a produção noticiosa sido direcionada para distribuição digital, os reflexos são notados também na versão impressa. Através da análise de conteúdo e de entrevistas com profissionais que atuam na redação, procuramos entender por que a prática jornalística adere às marcas específicas do ambiente digital em um medium que não funciona na mesma lógica. Por fim, pretendemos contribuir para o debate ao questionar se a propagabilidade é um novo valor-notícia per se, não resultante apenas da precarização e da perda de assinantes do impresso, mas consequência de um funcionamento em que as plataformas são encaradas como uma extensão do interesse do público.

Resumo
[en] The purpose of this paper is to examine the platformization phenomenon and the occurrence of clickbait strategies in the printed press and determine the reasons why news with digital elements appears on the printed pages of the newspaper O Globo. Through content analysis and interviews with newsroom professionals, we hope to understand why journalistic practice conforms to the distinctive characteristics of the digital environment in a medium where the logic of clickbait does not function. Lastly, we want to add to the discussion by raising the question of whether propagability is a new news value in and of itself, or if it is a result of a functioning where platforms are viewed as an extension of the public interest rather than just the precariousness and loss of subscribers to printed media.

Orientador(es)
ARTHUR CEZAR DE ARAUJO ITUASSU FILHO

Banca
ARTHUR CEZAR DE ARAUJO ITUASSU FILHO

Banca
MARCELO ALVES DOS SANTOS JUNIOR

Banca
CLAUDIA FRAGOSO DE OLIVEIRA SARMENTO

Catalogação
2025-11-03

Apresentação
2025-09-29

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=73742@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=73742@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.73742


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