Título
[en] CAN YOU HEAR ME?: DISCURSIVE ANALYSIS OF PRIVATE TEACHERS EXPERIENCES ON LEAVING PRIVATE INSTITUTIONS
Título
[pt] VOCÊ CONSEGUE ME OUVIR?: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DOS RELATOS DE PROFESSORAS AUTÔNOMAS SOBRE A DESVINCULAÇÃO DE INSTITUIÇÕES PRIVADAS
Autor
[pt] PAULA FRANCO COSTELHA
Vocabulário
[pt] PRATICA EXPLORATORIA
Vocabulário
[pt] AVALIACAO DO DISCURSO
Vocabulário
[pt] MERCANTILIZACAO DA EDUCACAO
Vocabulário
[pt] CRENCA DOCENTE
Vocabulário
[pt] SISTEMA DE AVALIATIVIDADE
Vocabulário
[pt] LINGUISTICA APLICADA CRITICA
Vocabulário
[en] EXPLORATORY PRACTICE
Vocabulário
[en] DISCOURSE EVALUATION
Vocabulário
[en] COMMODIFICATION OF EDUCATION
Vocabulário
[en] TEACHER BELIEF
Vocabulário
[en] EVALUATION SYSTEM
Vocabulário
[en] CRITICAL APPLIED LINGUISTICS
Resumo
[pt] Esta dissertação é um estudo qualitativo e interpretativista (Denzin; Lincoln,
2006) de sensibilidade autoetnográfica (Ellis; Adams; Bochner, 2010) que emerge
da reflexão sobre minhas vivências profissionais. Essas vivências são articuladas
às experiências sociodiscursivas narradas por quatro professoras de idiomas que,
assim como eu, exercem a profissão sem vínculo empregatício regido pela
Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), partindo da coconstrução de
entendimentos sobre os fatores que influenciaram tal escolha. A partir do contexto
de migração do trabalho formal para o autônomo, esta pesquisa tem por objetivo
refletir sobre: i) as crenças (Barcelos, 2006) emergentes das avaliações feitas pelas
participantes sobre a migração; ii) a possível influência dessas crenças neste
processo; e iii) os impactos dessa transição em diferentes âmbitos de suas vidas.
Inserida no campo interdisciplinar da Linguística Aplicada Crítica (Moita Lopes,
2006; Pennycook, 2022) e alinhada aos princípios da Prática Exploratória
(Allwright, 2003; Miller et al ., 2008), convido as participantes da pesquisa para
conversas exploratórias (Dias et al ., 2021) com o propósito de refletirmos
coletivamente sobre essa migração. Com base nas histórias compartilhadas nessas
conversas, observo os relatos coconstruídos sob as lentes do Sistema de
Avaliatividade (Martin; White, 2005) e prossigo com a análise microdiscursiva
para investigar quais discursos macrossociais hegemônicos da atualidade (Gee,
2015) emergem acerca da docência e do trabalho com vínculo empregatício, em
contraste com o trabalho autônomo. Os entendimentos momentâneos indicam
como as participantes avaliam os impactos da mercantilização da educação
(Laval, 2004) nas instituições privadas onde lecionaram, uma vez que não
concebem a educação como um bem ou serviço. Além disso, argumentam que
compreendê-la como uma mercadoria legitima a transferência às professoras da
responsabilidade de gerenciar e fidelizar clientes por meio da entrega de um
produto de qualidade 一 as aulas. Contudo, suas crenças paradoxais as levam a
se perceberem como empreendedoras de si mesmas (Han, 2015), internalizando a
responsabilidade exclusiva por seus êxitos ou fracassos.
Resumo
[en] This dissertation is a qualitative and interpretivist study (Denzin; Lincoln, 2006) with an autoethnographic sensitivity (Ellis; Adams; Bochner, 2010) that emerges from the reflection on my professional experiences. These experiences are articulated with the socio-discursive practices shared by four language teachers who, like myself, also teach without an employment contract regulated by the Brazilian Consolidation of Labor Laws (CLT), based on the co-construction of meanings about the factors that influenced such a choice. Within this context of transitioning from formal employment to self-employment, this research aims to reflect on: (i) the beliefs (Barcelos, 2006) emerging from the participants’ evaluations of that shift; (ii) the possible influence of these beliefs on that process; and (iii) the impacts of this labor configuration on different aspects of their lives. Situated within the interdisciplinary field of Critical Applied Linguistics (Moita Lopes, 2006; Pennycook, 2022) and aligned with the principles of Exploratory Practice (Allwright, 2003; Miller et al ., 2008), I invite participants to engage in exploratory conversations (Dias et al ., 2021) to reflect collectively on our current work configuration. Based on the stories shared in these conversations, I examine the co-constructed data through the lens of the Appraisal System (Martin; White, 2005) and conduct a microdiscursive analysis of these stories to investigate which current hegemonic macrosocial discourses (Gee, 2015) emerge regarding teaching and the CLT regime, in contrast to self-employment. Understandings so far indicate that participants evaluate the impacts of the commodification of education (Laval, 2004) in private institutions where they have taught, as they do not conceive of education as a commodity or a service. Furthermore, they argue that understanding education as a commodity legitimizes the transfer of responsibility to teachers for managing and retaining clients through the delivery of a high-quality product — their lessons. However, their paradoxical beliefs lead them to perceive themselves as entrepreneurs of their own selves (Han, 2015), internalizing full responsibility for their successes and failures.
Orientador(es)
ADRIANA NOGUEIRA ACCIOLY NOBREGA
Coorientador(es)
EMANUELLE DE SOUZA FONSECA SOUZA
Banca
INES KAYON DE MILLER
Banca
RENATO CAIXETA DA SILVA
Banca
ADRIANA NOGUEIRA ACCIOLY NOBREGA
Banca
EMANUELLE DE SOUZA FONSECA SOUZA
Catalogação
2025-11-03
Apresentação
2025-09-19
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=73738@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=73738@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.73738
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF