Título
[en] CALCULATION OF AREAS OF POLYGONAL FIGURES USING PICK S THEOREM
Título
[pt] CÁLCULO DE ÁREAS DE FIGURAS POLIGONAIS USANDO O TEOREMA DE PICK
Autor
[pt] ALEXANDRE DE ARAUJO FRANCA
Vocabulário
[pt] POLIGONO EM MALHA RETICULADA
Vocabulário
[pt] AREA DE ESTUFA
Vocabulário
[pt] AREA DE PLANTACAO
Vocabulário
[en] POLYGON IN RETICULATED MESH
Vocabulário
[en] GREENHOUSE AREA
Vocabulário
[en] PLANTATION AREA
Resumo
[pt] O tema de cálculo de áreas de figuras planas como paralelogramos,
retângulos, losangos, trapézios, quadriláteros em geral, inclusive aqueles que suas
áreas são calculadas em decomposições, é ministrado desde o sexto ano do Ensino
fundamental II até o nono ano e, por conseguinte, no Ensino Médio.
O propósito dessa dissertação é apresentar através do Teorema de Pick,
que não é tão disseminado nos ambientes escolares, uma maneira de encontrar o
valor das áreas dessas figuras tornando o tema mais atrativo para os alunos,
desviando
de
uma prática de simples decoreba de fórmulas.
Soma-se a isso que a aplicação do tema foi feita com os alunos da escola rural
Manoel Rodrigues no município de Paty do Alferes no estado do Rio de Janeiro,
onde os alunos tem uma forte vivência no campo nas plantações de tomates no
contra turno escolar. Foi realizada uma aula de campo onde foram coletadas
medidas das estufas e também dos terrenos onde são cultivadas as lavouras.
Um fator de altíssima relevância dessa dissertação é que o Teorema de
Pick abordado contribui de forma significativa para o aprendizado do aluno, fato
esse que foi observado não só na aula de campo, como também nas atividades
desempenhados em sala, na questão aplicada tanto no simulado e na prova do quarto
bimestre onde os índices de acertos excederam as expectativas o que comprova o
êxito no objetivo da assimilação da proposta não só teórica mas também prática
por parte dos alunos.
Resumo
[en] The topic of Calculating the areas of plane figures such as parallelograms,
rectangles, rhombuses, trapezoids, and quadrilaterals in general, including those
whose areas are calculated by decomposition, is taught from the 6th grade of
elementary school through the 9th grade and, consequently, in high school.
The purpose of this dissertation is to present, through Pick s Theorem,
which is not widely used in schools, a way to find the area values of these figures,
making the topic more engaging for students, moving away from the practice of
simply memorizing formulas. In addition, the topic was applied to students at the
Manoel Rodrigues Rural School in the municipality of Paty do Alferes, Rio de
Janeiro state, where students have extensive field experience in tomato fields
outside of school hours. A field trip was held, where measurements were taken
from the greenhouses and the land where the crops are grown. A highly relevant
factor of this dissertation is that Pick s Theorem contributes significantly to
student learning, a fact that was observed not only in the field class, but also in the
activities carried out in the classroom, in the question applied both in the
simulation and in the 4th semester test where the correct answer rates exceeded
expectations, which proves the success in the objective of assimilating the
proposal not only theoretically but also practically by the students.
Orientador(es)
MARCOS CRAIZER
Banca
MARCOS CRAIZER
Banca
CHRISTINE SERTA COSTA
Banca
DANIA GONZALES MORALES
Catalogação
2025-11-03
Apresentação
2025-04-15
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=73735@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=73735@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.73735
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF