Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] CALCULATION OF AREAS OF POLYGONAL FIGURES USING PICK S THEOREM

Título
[pt] CÁLCULO DE ÁREAS DE FIGURAS POLIGONAIS USANDO O TEOREMA DE PICK

Autor
[pt] ALEXANDRE DE ARAUJO FRANCA

Vocabulário
[pt] POLIGONO EM MALHA RETICULADA

Vocabulário
[pt] AREA DE ESTUFA

Vocabulário
[pt] AREA DE PLANTACAO

Vocabulário
[en] POLYGON IN RETICULATED MESH

Vocabulário
[en] GREENHOUSE AREA

Vocabulário
[en] PLANTATION AREA

Resumo
[pt] O tema de cálculo de áreas de figuras planas como paralelogramos, retângulos, losangos, trapézios, quadriláteros em geral, inclusive aqueles que suas áreas são calculadas em decomposições, é ministrado desde o sexto ano do Ensino fundamental II até o nono ano e, por conseguinte, no Ensino Médio. O propósito dessa dissertação é apresentar através do Teorema de Pick, que não é tão disseminado nos ambientes escolares, uma maneira de encontrar o valor das áreas dessas figuras tornando o tema mais atrativo para os alunos, desviando de uma prática de simples decoreba de fórmulas. Soma-se a isso que a aplicação do tema foi feita com os alunos da escola rural Manoel Rodrigues no município de Paty do Alferes no estado do Rio de Janeiro, onde os alunos tem uma forte vivência no campo nas plantações de tomates no contra turno escolar. Foi realizada uma aula de campo onde foram coletadas medidas das estufas e também dos terrenos onde são cultivadas as lavouras. Um fator de altíssima relevância dessa dissertação é que o Teorema de Pick abordado contribui de forma significativa para o aprendizado do aluno, fato esse que foi observado não só na aula de campo, como também nas atividades desempenhados em sala, na questão aplicada tanto no simulado e na prova do quarto bimestre onde os índices de acertos excederam as expectativas o que comprova o êxito no objetivo da assimilação da proposta não só teórica mas também prática por parte dos alunos.

Resumo
[en] The topic of Calculating the areas of plane figures such as parallelograms, rectangles, rhombuses, trapezoids, and quadrilaterals in general, including those whose areas are calculated by decomposition, is taught from the 6th grade of elementary school through the 9th grade and, consequently, in high school. The purpose of this dissertation is to present, through Pick s Theorem, which is not widely used in schools, a way to find the area values of these figures, making the topic more engaging for students, moving away from the practice of simply memorizing formulas. In addition, the topic was applied to students at the Manoel Rodrigues Rural School in the municipality of Paty do Alferes, Rio de Janeiro state, where students have extensive field experience in tomato fields outside of school hours. A field trip was held, where measurements were taken from the greenhouses and the land where the crops are grown. A highly relevant factor of this dissertation is that Pick s Theorem contributes significantly to student learning, a fact that was observed not only in the field class, but also in the activities carried out in the classroom, in the question applied both in the simulation and in the 4th semester test where the correct answer rates exceeded expectations, which proves the success in the objective of assimilating the proposal not only theoretically but also practically by the students.

Orientador(es)
MARCOS CRAIZER

Banca
MARCOS CRAIZER

Banca
CHRISTINE SERTA COSTA

Banca
DANIA GONZALES MORALES

Catalogação
2025-11-03

Apresentação
2025-04-15

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=73735@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=73735@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.73735


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF