Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] CONCEPÇÕES DOCENTES SOBRE FORMAÇÃO CONTINUADA NO ENSINO SUPERIOR: DILEMAS E PERSPECTIVAS

Título
[en] TEACHERS CONCEPTIONS OF CONTINUING EDUCATION IN HIGHER EDUCATION: DILEMMAS AND PERSPECTIVES

Autor
[pt] GABRIELA MICELI SUCUPIRA DE MELO

Vocabulário
[pt] DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

Vocabulário
[pt] INOVACAO

Vocabulário
[pt] INOVACAO PEDAGOGICA

Vocabulário
[pt] FORMACAO CONTINUADA

Vocabulário
[en] PROFESSIONAL DEVELOPMENT

Vocabulário
[en] INNOVATION

Vocabulário
[en] PEDAGOGICAL INNOVATION

Vocabulário
[en] PROFESSIONAL TRAINING

Resumo
[pt] A presente dissertação de mestrado tem por objetivo compreender as concepções dos professores-formadores atuantes em cursos de licenciatura sobre os modelos de formação continuada em serviço que vêm sendo oferecidos. Junto a isso, serão analisadas também suas contribuições para a prática e o desenvolvimento profissional docente no ensino superior da rede pública ou privada. Parte-se dos seguintes questionamentos: como os próprios professores dos cursos de licenciatura concebem o papel da universidade e dos programas de formação continuada em serviço com relação ao seu processo de desenvolvimento profissional? Como o tema da inovação pedagógica perpassa a formação continuada na perspectiva desses professores? Para a realização deste trabalho investigativo, o método adotado foi a pesquisa qualitativa com uso de questionário e entrevistas. Nesse encalço, o questionário buscou selecionar professores formadores atuantes em cursos de licenciatura em Instituições de Ensino Superior públicas ou privadas do município do Rio de Janeiro com programas de formação continuada. Com isso, nosso objetivo passou por colher concepções preliminares sobre o tema. Como resultado, os questionários foram respondidos por 20 professores de 10 instituições públicas e 10 privadas. De acordo com a adesão e a disponibilidade possíveis, participaram das entrevistas semiestruturadas 8 professores-formadores, sendo 4 deles de cada rede (pública e privada). Para analisar os dados produzidos, dialogamos com os autores Claude Dubar, Antônio Nóvoa, Maria Isabel Cunha e Marcos Masetto para refletir sobre a identidade profissional de docentes do ensino superior, junto aos resultados de pesquisa obtidos na revisão de literatura. A pesquisa foi delimitada em dois eixos estruturantes, sendo eles: i) a formação contínua pelos olhos dos formadores; ii) a inovação pedagógica como prática insurgente. Desta maneira, os resultados obtidos sugerem que os docentes compreendem a formação continuada a partir de dois pilares: um mais tradicional, que valoriza cursos mais estruturados e técnicos voltados ao fazer docente, e outro que associa formação continuada a um processo contínuo de desenvolvimento profissional construído através de reflexões e estudos constantes, advindos da busca para superar os desafios cotidianos da sua prática docente. Conclui-se que a formação continuada – concebida pelos professores como processo de desenvolvimento profissional, reflexivo na ação, individual e coletivo – contribui para a construção de uma identidade docente no ensino superior que se constrói e reconstrói de maneira constante. Além disso, a inovação pedagógica se apresenta, para além do uso de tecnologias ou aplicação de metodologia ativas, como resultado desse processo reflexivo que favorece a adoção de práticas insurgentes em busca da melhoria pela aprendizagem dos estudantes.

Resumo
[en] The aim of this master s thesis is to understand the conceptions of teacher educators working on degree courses about the models of in-service continuing education that have been offered. In addition, it will analyze their contributions to teaching practice and professional development in public and private higher education. The starting point is the following questions: how do teachers from undergraduate courses themselves conceive of the role of the university and inservice training programs in relation to their professional development process? How does the theme of pedagogical innovation permeate continuing education from the perspective of these teachers? To conduct this investigative work, the method adopted was qualitative research using questionnaires and interviews. The questionnaire sought to select teacher-trainers working on degree courses at public or private higher education institutions in the municipality of Rio de Janeiro with continuing education programs. With this, our aim was to gather preliminary ideas on the subject. As a result, the questionnaires were answered by 20 teachers from 10 public and 10 private institutions. Depending on their adherence and availability, 8 teacher-trainers took part in the semi-structured interviews, 4 of them from each network (public and private). To analyze the data produced, we dialogued with the authors Claude Dubar, Antônio Nóvoa, Maria Isabel Cunha and Marcos Masetto to reflect on the professional identity of higher education teachers, together with the research results obtained in the literature review. The research was delimited into two structuring axes: i) continuous training through the eyes of the trainers; ii) pedagogical innovation as an insurgent practice. In this way, the results obtained suggest that teachers understand continuing training from two pillars: a more traditional one, which values more structured and technical courses aimed at teaching, and another that associates continuing training with a continuous process of professional development built through constant reflection and study, arising from the search to overcome the daily challenges of their teaching practice. The conclusion is that continuing training - conceived by teachers as a process of professional development, reflective in action, individual and collective - contributes to the construction of a teaching identity in higher education that is constantly built and rebuilt. In addition, pedagogical innovation is presented, beyond the use of technologies or the application of active methodology, as the result of this reflective process that favors the adoption of insurgent practices in the quest to improve student learning.

Orientador(es)
SILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITA

Banca
MARIA INES GALVAO FLORES MARCONDES DE SOUZA

Banca
SILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITA

Banca
VANIA FINHOLDT ANGELO LEITE

Catalogação
2025-11-03

Apresentação
2025-09-17

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=73731@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=73731@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.73731


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF