Título
[en] OBLIQUE ROUTES: CURATORIAL ESSAYS AGAINST THE CANON
Título
[es] RUMBOS OBLICUOS: ENSAYOS CURATORIALES CONTRA EL CANON
Título
[pt] RUMOS OBLÍQUOS: ENSAIOS CURATORIAIS CONTRA O CÂNONE
Autor
[pt] JEAN CARLOS DE SOUZA DOS SANTOS
Vocabulário
[pt] ARQUIVO
Vocabulário
[pt] CONTRACOLONIALIDADE
Vocabulário
[pt] TERRITORIO
Vocabulário
[pt] CURADORIA
Vocabulário
[pt] INSURGENCIA
Vocabulário
[pt] FABULACAO
Vocabulário
[es] ARCHIVO
Vocabulário
[es] CONTRACOLONIALIDAD
Vocabulário
[es] TERRITORIO
Vocabulário
[es] CURADURIA
Vocabulário
[es] INSURGENCIA
Vocabulário
[es] FABULACION
Vocabulário
[en] ARCHIVE
Vocabulário
[en] COUNTER COLONIALITY
Vocabulário
[en] TERRITORY
Vocabulário
[en] CURATORSHIP
Vocabulário
[en] INSURGENCY
Vocabulário
[en] FIGMENT
Resumo
[pt] Rumos Oblíquos: ensaios curatoriais contra o cânone é uma Tese de
Doutorado que investiga a curadoria como prática crítica e campo expandido de
elaboração simbólica, política e poética. Por meio de capítulos ensaísticos, propõe
constelações curatoriais que articulam obras, exposições e experiências coletivas
que desafiam os modelos hegemônicos de legitimação artística, historicamente
marcados por parâmetros eurocentrados, excludentes e coloniais. A pesquisa
desenvolve um percurso espiralado e constelacional, que aproxima tempos,
territórios e memórias, escapando de narrativas lineares e categorias fixas.
Valoriza práticas oriundas de saberes afro-brasileiros, indígenas, populares e
dissidentes, em diálogo com perspectivas contracoloniais e comunitárias. O
trabalho reativa arquivos silenciados, afirma gestos insurgentes e reconhece a
potência de formas artísticas que operam nos interstícios do sistema da arte. Mais
do que descrever curadorias já realizadas, cada capítulo atua como ensaio
curadoria, reunindo imagens, conceitos e relatos que compõem um corpo em
movimento, atento ao presente e comprometido com a invenção de outros futuros
possíveis.
Resumo
[en] Oblique Routes: Curatorial Essays Against the Canon is a PhD Dissertation
that explores curating as a critical practice and an expanded field of symbolic,
political, and poetic elaboration. Through a series of essayistic chapters, it
proposes curatorial constellations that bring together artworks, exhibitions, and
collective experiences that challenge hegemonic models of artistic legitimacy,
historically shaped by Eurocentric, exclusionary, and colonial parameters. The
research unfolds through a spiral and constellational trajectory that draws
connections across times, territories, and memories, resisting linear narratives and
fixed categories. It values practices rooted in Afro-Brazilian, Indigenous, popular,
and dissident knowledges, in dialogue with counter-colonial and community
based perspectives. The work reactivates silenced archives, affirms insurgent
gestures, and recognizes the power of artistic forms that operate in the interstices
of the art system. More than a description of existing curatorial experiences, each
chapter functions as a curatorial essay, gathering images, concepts, and accounts
that compose a body in motion — attentive to the present and committed to the
invention of other possible futures.
Resumo
[es] Rumbos Oblicuos: ensayos curatoriales contra el canon es una Tesis de
Doctorado que investiga la curaduría como práctica crítica y campo expandido de
elaboración simbólica, política y poética. A través de capítulos ensayísticos,
propone constelaciones curatoriales que articulan obras, exposiciones y
experiencias colectivas que desafían los modelos hegemónicos de legitimación
artística, históricamente marcados por parámetros eurocéntricos, excluyentes y
coloniales. La investigación desarrolla un recorrido espiralado y constelacional,
que aproxima tiempos, territorios y memorias, evitando narrativas lineales y
categorías fijas. Valora prácticas vinculadas a saberes afrobrasileños, indígenas,
populares y disidentes, en diálogo con perspectivas contracoloniales y
comunitarias. El trabajo reactiva archivos silenciados, afirma gestos insurgentes y
reconoce la potencia de formas artísticas que operan en los intersticios del sistema
del arte. Más que describir curadurías ya realizadas, cada capítulo actúa como un
ensayo-curaduría, reuniendo imágenes, conceptos y relatos que conforman un
cuerpo en movimiento, atento al presente y comprometido con la invención de
otros futuros posibles.
Orientador(es)
LUIZ CAMILLO DOLABELLA PORTELLA OSORIO DE ALMEIDA
Banca
LUIZ CAMILLO DOLABELLA PORTELLA OSORIO DE ALMEIDA
Banca
MARCELO CAMPOS
Banca
CLARISSA DINIZ
Banca
JANAINA DAMACENO
Banca
FABIAN CEVALLOS VIVAR
Catalogação
2025-10-13
Apresentação
2025-09-16
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=73422@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=73422@2
Referência [es]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=73422@4
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.73422
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF