Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] OBLIQUE ROUTES: CURATORIAL ESSAYS AGAINST THE CANON

Título
[es] RUMBOS OBLICUOS: ENSAYOS CURATORIALES CONTRA EL CANON

Título
[pt] RUMOS OBLÍQUOS: ENSAIOS CURATORIAIS CONTRA O CÂNONE

Autor
[pt] JEAN CARLOS DE SOUZA DOS SANTOS

Vocabulário
[pt] ARQUIVO

Vocabulário
[pt] CONTRACOLONIALIDADE

Vocabulário
[pt] TERRITORIO

Vocabulário
[pt] CURADORIA

Vocabulário
[pt] INSURGENCIA

Vocabulário
[pt] FABULACAO

Vocabulário
[es] ARCHIVO

Vocabulário
[es] CONTRACOLONIALIDAD

Vocabulário
[es] TERRITORIO

Vocabulário
[es] CURADURIA

Vocabulário
[es] INSURGENCIA

Vocabulário
[es] FABULACION

Vocabulário
[en] ARCHIVE

Vocabulário
[en] COUNTER COLONIALITY

Vocabulário
[en] TERRITORY

Vocabulário
[en] CURATORSHIP

Vocabulário
[en] INSURGENCY

Vocabulário
[en] FIGMENT

Resumo
[pt] Rumos Oblíquos: ensaios curatoriais contra o cânone é uma Tese de Doutorado que investiga a curadoria como prática crítica e campo expandido de elaboração simbólica, política e poética. Por meio de capítulos ensaísticos, propõe constelações curatoriais que articulam obras, exposições e experiências coletivas que desafiam os modelos hegemônicos de legitimação artística, historicamente marcados por parâmetros eurocentrados, excludentes e coloniais. A pesquisa desenvolve um percurso espiralado e constelacional, que aproxima tempos, territórios e memórias, escapando de narrativas lineares e categorias fixas. Valoriza práticas oriundas de saberes afro-brasileiros, indígenas, populares e dissidentes, em diálogo com perspectivas contracoloniais e comunitárias. O trabalho reativa arquivos silenciados, afirma gestos insurgentes e reconhece a potência de formas artísticas que operam nos interstícios do sistema da arte. Mais do que descrever curadorias já realizadas, cada capítulo atua como ensaio curadoria, reunindo imagens, conceitos e relatos que compõem um corpo em movimento, atento ao presente e comprometido com a invenção de outros futuros possíveis.

Resumo
[en] Oblique Routes: Curatorial Essays Against the Canon is a PhD Dissertation that explores curating as a critical practice and an expanded field of symbolic, political, and poetic elaboration. Through a series of essayistic chapters, it proposes curatorial constellations that bring together artworks, exhibitions, and collective experiences that challenge hegemonic models of artistic legitimacy, historically shaped by Eurocentric, exclusionary, and colonial parameters. The research unfolds through a spiral and constellational trajectory that draws connections across times, territories, and memories, resisting linear narratives and fixed categories. It values practices rooted in Afro-Brazilian, Indigenous, popular, and dissident knowledges, in dialogue with counter-colonial and community based perspectives. The work reactivates silenced archives, affirms insurgent gestures, and recognizes the power of artistic forms that operate in the interstices of the art system. More than a description of existing curatorial experiences, each chapter functions as a curatorial essay, gathering images, concepts, and accounts that compose a body in motion — attentive to the present and committed to the invention of other possible futures.

Resumo
[es] Rumbos Oblicuos: ensayos curatoriales contra el canon es una Tesis de Doctorado que investiga la curaduría como práctica crítica y campo expandido de elaboración simbólica, política y poética. A través de capítulos ensayísticos, propone constelaciones curatoriales que articulan obras, exposiciones y experiencias colectivas que desafían los modelos hegemónicos de legitimación artística, históricamente marcados por parámetros eurocéntricos, excluyentes y coloniales. La investigación desarrolla un recorrido espiralado y constelacional, que aproxima tiempos, territorios y memorias, evitando narrativas lineales y categorías fijas. Valora prácticas vinculadas a saberes afrobrasileños, indígenas, populares y disidentes, en diálogo con perspectivas contracoloniales y comunitarias. El trabajo reactiva archivos silenciados, afirma gestos insurgentes y reconoce la potencia de formas artísticas que operan en los intersticios del sistema del arte. Más que describir curadurías ya realizadas, cada capítulo actúa como un ensayo-curaduría, reuniendo imágenes, conceptos y relatos que conforman un cuerpo en movimiento, atento al presente y comprometido con la invención de otros futuros posibles.

Orientador(es)
LUIZ CAMILLO DOLABELLA PORTELLA OSORIO DE ALMEIDA

Banca
LUIZ CAMILLO DOLABELLA PORTELLA OSORIO DE ALMEIDA

Banca
MARCELO CAMPOS

Banca
CLARISSA DINIZ

Banca
JANAINA DAMACENO

Banca
FABIAN CEVALLOS VIVAR

Catalogação
2025-10-13

Apresentação
2025-09-16

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=73422@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=73422@2

Referência [es]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=73422@4

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.73422


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF