Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] WAREHOUSE MANAGEMENT SYSTEM (WMS): CONCEITOS TEÓRICOS E IMPLEMENTAÇÃO EM UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO

Título
[en] WAREHOUSE MANAGEMENT SYSTEM (WMS): THEORETICAL CONCEPTS AND IMPLEMENTATION AT A DISTRIBUTION CENTER

Autor
[pt] MONICA COUTINHO DE BARROS

Vocabulário
[pt] LOGISTICA

Vocabulário
[pt] SISTEMA DE GESTAO DE ARMAZENS

Vocabulário
[pt] CENTRO DE DISTRIBUICAO

Vocabulário
[pt] ARMAZENAGEM

Vocabulário
[en] LOGISTICS

Vocabulário
[en] WAREHOUSE MANAGEMENT SYSTEM

Vocabulário
[en] DISTRIBUTION CENTER

Vocabulário
[en] WAREHOUSING

Resumo
[pt] Nos dias de hoje, com o ambiente empresarial cada vez mais competitivo, a tecnologia de informação, quando bem utilizada, torna-se um importante diferencial entre as empresas na busca pela excelência no atendimento ao cliente. Desta forma, cada vez mais as empresas procuram alternativas para facilitar o gerenciamento de suas atividades, visando aumentar o controle, reduzir os custos e obter informações precisas que possam de fato agilizar a tomada de decisões e consequentemente melhorar o ní­vel do serviço prestado. O Sistema de Gestão de Armazéns (Warehouse Management System - WMS) vem sendo implementado principalmente pelos grandes operadores logí­sticos. A pesquisa realizada pela Booz Allen & Hamilton em parceria com o Centro de Estudos em Logí­stica em 2001 (CEL-Coppead) constatou que até 50% dos operadores logí­sticos pesquisados já utilizavam esta tecnologia (Costa et al., 2001). Dado o crescimento do uso do WMS, e a possibilidade por parte da autora de participar da implementação desta tecnologia em uma empresa durante o desenvolvimento de sua pesquisa de mestrado, os objetivos desta dissertação são: mapear a operação do Centro de Distribuição (CD) da Empresa Alfa antes da implementação do WMS; e analisar o processo de implementação de um WMS em um CD em operação. Como a autora fizera parte da equipe de implementação do WMS na Empresa Alfa, a metodologia utilizada para a elaboração desse trabalho incluiu: pesquisa bibliográfica, visitas in loco e entrevistas não estruturadas junto aos envolvidos na operação. O resultado desta dissertação é uma análise da operação antes e durante a implementação do WMS, aliado aos principais resultados extraí­dos pelas simulações, dado que até o presente momento o WMS ainda não se tornou uma realidade junto a Empresa Alfa devido a mudanças estratégicas no cronograma de implementação.

Resumo
[en] Nowadays, in a competitive business environment, when the information of technology is well used it becomes of a great value among companies that search for excellence in customer relationship attendance. Therefore, more and more often, the companies are searching for alternatives to ease the management of activities, increasing control, reducing costs and getting important information that can result in quicker decisions and consequently improve the level of the service. Recently, the WMS is being implemented in general by the biggest logistics operators. A Booz Allen & Hamilton´s research in partnership with the Center of Studies in Logistic in 2001 (CEL-Coppead) evidenced that up to 50% of the logistic operators have already been using this technology (Costa et al., 2001). Due to the growth of WMS use and the possibility for the author to participate in an implementation of this technology in a company during her Master Research, the objectives of this work are: to map the operation of the Alpha Company´s Distribution Center (DC) before WMS implementation; and analyze the WMS implementation process in a DC that is in operation. Since the author was part of the team in the implementation of WMS in the Alpha Company, the methodology used for the elaboration of this work included: bibliographical research, visits in loco to the Alpha Company´s DC and non structuralized interviews with the involved parts in the operation. As a result of this work, we have an analysis of the operation before and during the implementation of the WMS in line with the main results of the simulations, given that until the present moment, due to strategic changes in implementation chronogram the WMS still has not become a reality in the Alpha Company.

Orientador(es)
LUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMO

Banca
NELIO DOMINGUES PIZZOLATO

Banca
KLEBER FOSSATI FIGUEIREDO

Banca
LUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMO

Catalogação
2005-10-25

Apresentação
2005-03-22

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7340@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7340@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7340


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
CAPÍTULO 7 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF