Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] GOVERNANCE: A KEY SUCCESS FACTOR FOR STRATEGIC MANAGEMENT OF FIRMS IN ALLIANCES

Título
[pt] GOVERNANÇA CORPORATIVA: FATOR CRÍTICO DE SUCESSO NA GESTÃO ESTRATÉGICA DE EMPRESAS EM ALIANÇAS

Autor
[pt] MARCIO NEVES DE MORAES

Vocabulário
[pt] ALIANCAS ESTRATEGICAS

Vocabulário
[pt] MECANISMOS SOCIAIS

Vocabulário
[pt] CONTRATO RELACIONAL

Vocabulário
[en] STRATEGICAL ALLIANCES

Vocabulário
[en] SOCIAL MECHANISMS

Vocabulário
[en] RELATIONAL CONTRACTS

Resumo
[pt] De forma crescente, as empresas recorrem às alianças estratégicas para terem acesso a recursos complementares e habilidades de outras empresas. A visão atomística, de uma empresa contra a outra, dá lugar à visão relacional, de troca, de uma empresa com a outra. No entanto, tão importante quanto a escolha do parceiro ideal, é a forma como a aliança é gerida. Surge, então, um novo foco de estudo e atuação, a gestão de alianças estratégicas, ou governança corporativa. De fato, se corretamente conduzida, é o que irá possibilitar a extração do valor pretendido da parceria ao menor custo possível, ou seja, uma maior performance da aliança. Além de ser um dos temas do momento no âmbito estratégico, o estudo da governança corporativa é inédito na indústria brasileira de distribuição de combustíveis. Sendo assim, o propósito deste trabalho é investigar de que forma - leia-se quais mecanismos formais e sociais de governança adotados - as empresas distribuidoras gerem suas alianças com postos revendedores e, ainda, se a utilização de mecanismos sociais de forma complementar aos formais conduz a uma performance superior da aliança. Precisamente, as empresas distribuidoras investigadas nesta pesquisa foram a Esso e a Ipiranga. Para isso, foi realizado um levantamento das percepções (tipo survey) de 47 proprietários de postos revendedores no Estado do Rio de Janeiro e uma ampla investigação documental e telematizada. Adicionalmente, foram ouvidos os representantes dos sindicatos (das empresas distribuidoras e dos postos revendedores) e das empresas distribuidoras. Os resultados sugerem que as alianças geridas por mecanismos sociais, complementarmente aos formais, apresentam performance superior quando comparadas às alianças geridas primordialmente por mecanismos formais.

Resumo
[en] Increasingly, firms establish strategic alliances to gain access to complementary resources and abilities. The competitive paradigm is being replaced by the co-operative one. However, as important as the choice for the perfect partner, is the way that this partnership is managed - governance. In fact, the governance, if well implemented, enables firms in an alliance to work closely without the need for costly formal hierarchical controls - better alliance performance. Besides its importance, the issue - governance - has not been studied in the Brazilian fuel industry. Hence the objective of this study: to examine how wholesalers in this industry manage their alliances with their partners - service stations, analysing the different kinds of governance mechanisms used - social and formal. The investigation involved a survey of the perceptions of the service station dealers as well as interviews with the wholesaler managers. The results suggest that the use of social mechanisms, as a complement to the formal ones, can enhance alliance performance.

Orientador(es)
TERESIA DIANA LEWE VAN ADUARD DE MACEDO SOARES

Banca
ANDRE LACOMBE PENNA DA ROCHA

Banca
MARIO COUTO SOARES PINTO

Banca
DEBORAH MORAES ZOUAIN

Banca
TERESIA DIANA LEWE VAN ADUARD DE MACEDO SOARES

Catalogação
2005-10-24

Apresentação
2005-07-07

Tipo
[pt] TEXTO

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Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7328@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7328@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7328


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