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Título
[pt] O BIGSTATE TAMBÉM É TIKTOKER: O JORNAL O ESTADO DE S. PAULO NAS REDES SOCIAIS INSTAGRAM E TIKTOK E A PRODUÇÃO DE UM JORNALISMO PLATAFORMIZADO

Título
[en] THE BIGSTATE IS ALSO A TIKTOKER: THE NEWSPAPER O ESTADO DE S. PAULO ON SOCIAL MEDIA INSTAGRAM AND TIKTOK AND THE PRODUCTION OF PLATFORMED JOURNALISM

Autor
[pt] JULIA FATIMA DE JESUS CRUZ

Vocabulário
[pt] REDE SOCIAL DIGITAL

Vocabulário
[pt] MIDIA SOCIAL

Vocabulário
[pt] PLATAFORMIZACAO

Vocabulário
[pt] INFOTENIMENTO

Vocabulário
[pt] TEORIAS DO JORNALISMO

Vocabulário
[en] DIGITAL SOCIAL NETWORK

Vocabulário
[en] SOCIAL MEDIA

Vocabulário
[en] PLATFORMIZATION

Vocabulário
[en] INFOTAINMENT

Vocabulário
[en] THEORIES OF JOURNALISM

Resumo
[pt] Nossa pesquisa busca entender o desafio que jornais brasileiros tradicionalmente impressos vêm enfrentando para se adaptarem às lógicas de produção, circulação e consumo das plataformas de redes sociais digitais. Aplicamos a metodologia de Estudo de Caso (Yin, 2001) para analisar de que forma o jornal O Estado de S. Paulo – centenário e de referência no jornalismo impresso – transpôs sua produção jornalística impressa há 150 anos para duas plataformas em especial, Instagram e TikTok. Um dos objetivos de nossa pesquisa foi investigar se tal processo comprometeu fundamentos normativos do jornalismo ou se representou uma ressignificação das práticas jornalísticas de outrora, uma vez que essas duas plataformas possuem regras próprias que regem a entrega da informação por meio de algoritmos e métricas de engajamento. Além dessas peculiaridades, nos dois ambientes digitais há um predomínio dos formatos audiovisuais, cuja produção destoa das rotinas do jornalismo impresso. A tese pretende contribuir para o debate acadêmico sobre a reconfiguração do ethos do jornalista na era da plataformização e espera incentivar o desenvolvimento de novas classificações e abordagens teóricas para compreensão da produção jornalística nativa de redes sociais digitais.

Resumo
[en] Our research seeks to understand the challenges faced by Brazilian newspapers traditionally published in print as they adapt to the logics of production, circulation, and consumption of digital social media platforms. Based on a case study (Yin, 2001), we analyzed how O Estado de S. Paulo—a century-old newspaper and a reference in Brazilian print journalism—has transposed its 150 years of print news production to two platforms in particular: Instagram and TikTok. One of theobjectives of our research was to investigate whether this process compromised the normative foundations of journalism or represented a re-signification of the profession s traditional practices, given that these two platforms have their own rules that govern the delivery of information through algorithms and engagement metrics. In addition to these specificities, both digital environments are dominated by audiovisual formats, whose production differs significantly from the routines of print journalism. This thesis aims to contribute to the academic debate on the reconfiguration of the journalist s ethos in the era of platformization and seeks to encourage the development of new classifications and theoretical approaches to better understand native journalistic production on digital social media platforms.

Orientador(es)
LEONEL AZEVEDO DE AGUIAR

Banca
ARTHUR CEZAR DE ARAUJO ITUASSU FILHO

Banca
LEONEL AZEVEDO DE AGUIAR

Banca
ANA PAULA GOULART DE ANDRADE

Banca
ROBERTO JOSE MARINHO FALCAO

Banca
ALEXANDRE AUGUSTO FREIRE CARAUTA

Catalogação
2025-09-23

Apresentação
2025-04-16

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=73212@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=73212@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.73212


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