Título
[pt] O BIGSTATE TAMBÉM É TIKTOKER: O JORNAL O ESTADO DE S. PAULO NAS REDES SOCIAIS INSTAGRAM E TIKTOK E A PRODUÇÃO DE UM JORNALISMO PLATAFORMIZADO
Título
[en] THE BIGSTATE IS ALSO A TIKTOKER: THE NEWSPAPER O ESTADO DE S. PAULO ON SOCIAL MEDIA INSTAGRAM AND TIKTOK AND THE PRODUCTION OF PLATFORMED JOURNALISM
Autor
[pt] JULIA FATIMA DE JESUS CRUZ
Vocabulário
[pt] REDE SOCIAL DIGITAL
Vocabulário
[pt] MIDIA SOCIAL
Vocabulário
[pt] PLATAFORMIZACAO
Vocabulário
[pt] INFOTENIMENTO
Vocabulário
[pt] TEORIAS DO JORNALISMO
Vocabulário
[en] DIGITAL SOCIAL NETWORK
Vocabulário
[en] SOCIAL MEDIA
Vocabulário
[en] PLATFORMIZATION
Vocabulário
[en] INFOTAINMENT
Vocabulário
[en] THEORIES OF JOURNALISM
Resumo
[pt] Nossa pesquisa busca entender o desafio que jornais brasileiros tradicionalmente
impressos vêm enfrentando para se adaptarem às lógicas de produção, circulação e
consumo das plataformas de redes sociais digitais. Aplicamos a metodologia de
Estudo de Caso (Yin, 2001) para analisar de que forma o jornal O Estado de S.
Paulo – centenário e de referência no jornalismo impresso – transpôs sua produção
jornalística impressa há 150 anos para duas plataformas em especial, Instagram e
TikTok. Um dos objetivos de nossa pesquisa foi investigar se tal processo
comprometeu fundamentos normativos do jornalismo ou se representou uma
ressignificação das práticas jornalísticas de outrora, uma vez que essas duas
plataformas possuem regras próprias que regem a entrega da informação por meio
de algoritmos e métricas de engajamento. Além dessas peculiaridades, nos dois
ambientes digitais há um predomínio dos formatos audiovisuais, cuja produção
destoa das rotinas do jornalismo impresso. A tese pretende contribuir para o debate
acadêmico sobre a reconfiguração do ethos do jornalista na era da plataformização
e espera incentivar o desenvolvimento de novas classificações e abordagens teóricas
para compreensão da produção jornalística nativa de redes sociais digitais.
Resumo
[en] Our research seeks to understand the challenges faced by Brazilian newspapers traditionally published in print as they adapt to the logics of production, circulation, and consumption of digital social media platforms. Based on a case study (Yin, 2001), we analyzed how O Estado de S. Paulo—a century-old newspaper and a reference in Brazilian print journalism—has transposed its 150 years of print news production to two platforms in particular: Instagram and TikTok. One of theobjectives of our research was to investigate whether this process compromised the normative foundations of journalism or represented a re-signification of the profession s traditional practices, given that these two platforms have their own rules that govern the delivery of information through algorithms and engagement metrics. In addition to these specificities, both digital environments are dominated by audiovisual formats, whose production differs significantly from the routines of print journalism. This thesis aims to contribute to the academic debate on the reconfiguration of the journalist s ethos in the era of platformization and seeks to encourage the development of new classifications and theoretical approaches to better understand native journalistic production on digital social media platforms.
Orientador(es)
LEONEL AZEVEDO DE AGUIAR
Banca
ARTHUR CEZAR DE ARAUJO ITUASSU FILHO
Banca
LEONEL AZEVEDO DE AGUIAR
Banca
ANA PAULA GOULART DE ANDRADE
Banca
ROBERTO JOSE MARINHO FALCAO
Banca
ALEXANDRE AUGUSTO FREIRE CARAUTA
Catalogação
2025-09-23
Apresentação
2025-04-16
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=73212@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=73212@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.73212
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