Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] MÁQUINA DE RESOLUÇÃO DE CUBOS MÁGICOS

Autor
[pt] AMELIE JULIE DUFOUR

Vocabulário
[pt] VISAO COMPUTACIONAL

Vocabulário
[pt] KOCIEMBA

Vocabulário
[pt] CUBO MAGICO

Vocabulário
[pt] ROBO SOLUCIONADOR

Vocabulário
[pt] OPENCV

Resumo
[pt] Desde 1974, o cubo mágico também chamado Rubik’s cube fascina gerações. Alguns tentam resolver o cubo durante anos, porém sem sucesso. E outros, um pouco mais apaixonados, resolvem ele cada vez mais rápido, otimiza-se cada movimento para se aproximar do denominado número de ouro. Essa busca por aperfeiçoamento leva dezenas de cientistas e engenheiros a trabalhar em um robô de resolução desse quebra-cabeça cada vez mais eficiente. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi construir um robô capaz de resolver um cubo mágico (3x3) e competir com um humano (menor que 2min). Para realizar esse projeto foi necessário detectar o embaralhamento do cubo mágico a partir duma câmara, identificar a resolução otimizada e resolver o cubo mágico de forma eficiente. A máquina foi apta a gerar embaralhamento via um aplicativo. Esses movimentos poderiam ser aleatórios ou comandados pelo usuário. Com isto, o dispositivo tinha que ser fácil de usar e bastante compacta. Para alcançar esses objetivos, foi utilizada a visão computacional via um aplicativo por meio de ferramentas como OpenCV. Para montar o quebra-cabeça, foi aplicado um método de resolução computacional chamado o algoritmo de duas fases ou Kociemba auxiliado por servomotor. Em suma, o robô podia solucionar o cubo mágico de maneira rápida, eficiente e otimizada.

Catalogação
2025-09-10

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72852@1

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72852


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