Título
[en] INFINITY IN ELEMENTARY SCHOOL
Título
[pt] O INFINITO NO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor
[pt] ALESSANDRA SOARES MIRANDA
Vocabulário
[pt] EDUCACAO
Vocabulário
[pt] INFINITO
Vocabulário
[pt] NUMERO RACIONAL
Vocabulário
[pt] RETA NUMERICA
Vocabulário
[pt] MATEMATICA
Vocabulário
[en] EDUCATION
Vocabulário
[en] INFINITE
Vocabulário
[en] RATIONAL NUMBER
Vocabulário
[en] NUMBER LINE
Vocabulário
[en] MATHEMATICS
Resumo
[pt] O ensino do infinito na Educação Básica encontra algumas barreiras e o
aluno acaba por não conseguir entender significativamente o conceito que se
pretende introduzir. Isto ocorre, muitas vezes, por ele não lidar com a ideia de
infinito no dia a dia, apesar de ser possível perceber coisas que pareçam infinitas,
elas não são, apenas existem em quantidades muito grandes. Além de não conseguir
levar seu pensamento ao abstrato, se remetendo quase sempre ao concreto, sentindo
uma necessidade de aprender na prática o que se está sendo ensinado. Com algumas
atividades baseadas em conceitos dos Números Racionais, tais como densidade e
reta numérica, conteúdos estes a serem tratados no Ensino Fundamental, este
trabalho tem como objetivo que os alunos tenham uma aprendizagem mais concreta
e significativa do que é o infinito, além de desenvolver uma aprendizagem abstrata
e crítica que muito é importante no ensino da Matemática.
Resumo
[en] The teaching of infinity in Basic Education encounters some barriers and
the student ends up not being able to significantly understand the concept that is
intended to be introduced. This often occurs because he does not deal with the
idea of infinity on a daily basis, although it is possible to perceive things that seem
infinite, they are not, they just exist in very large quantities. In addition to not being
able to take his thinking to the abstract, almost always referring to the concrete,
feeling the necessity to learn in practice what is being taught. With some activities
based on concepts of Rational Numbers, such as density and number line,
contents to be covered in Elementary School, this work aims for students to have
a more concrete and meaningful learning of what infinity is, in addition to
developing abstract and critical learning that is very important in teaching
Mathematics.
Orientador(es)
TATIANA FERNANDES SODERO
Banca
CHRISTINE SERTA COSTA
Banca
DANIA GONZALEZ MORALES
Banca
TATIANA FERNANDES SODERO
Catalogação
2025-09-01
Apresentação
2025-04-25
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72738@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72738@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72738
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF