Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] INFINITY IN ELEMENTARY SCHOOL

Título
[pt] O INFINITO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autor
[pt] ALESSANDRA SOARES MIRANDA

Vocabulário
[pt] EDUCACAO

Vocabulário
[pt] INFINITO

Vocabulário
[pt] NUMERO RACIONAL

Vocabulário
[pt] RETA NUMERICA

Vocabulário
[pt] MATEMATICA

Vocabulário
[en] EDUCATION

Vocabulário
[en] INFINITE

Vocabulário
[en] RATIONAL NUMBER

Vocabulário
[en] NUMBER LINE

Vocabulário
[en] MATHEMATICS

Resumo
[pt] O ensino do infinito na Educação Básica encontra algumas barreiras e o aluno acaba por não conseguir entender significativamente o conceito que se pretende introduzir. Isto ocorre, muitas vezes, por ele não lidar com a ideia de infinito no dia a dia, apesar de ser possível perceber coisas que pareçam infinitas, elas não são, apenas existem em quantidades muito grandes. Além de não conseguir levar seu pensamento ao abstrato, se remetendo quase sempre ao concreto, sentindo uma necessidade de aprender na prática o que se está sendo ensinado. Com algumas atividades baseadas em conceitos dos Números Racionais, tais como densidade e reta numérica, conteúdos estes a serem tratados no Ensino Fundamental, este trabalho tem como objetivo que os alunos tenham uma aprendizagem mais concreta e significativa do que é o infinito, além de desenvolver uma aprendizagem abstrata e crítica que muito é importante no ensino da Matemática.

Resumo
[en] The teaching of infinity in Basic Education encounters some barriers and the student ends up not being able to significantly understand the concept that is intended to be introduced. This often occurs because he does not deal with the idea of infinity on a daily basis, although it is possible to perceive things that seem infinite, they are not, they just exist in very large quantities. In addition to not being able to take his thinking to the abstract, almost always referring to the concrete, feeling the necessity to learn in practice what is being taught. With some activities based on concepts of Rational Numbers, such as density and number line, contents to be covered in Elementary School, this work aims for students to have a more concrete and meaningful learning of what infinity is, in addition to developing abstract and critical learning that is very important in teaching Mathematics.

Orientador(es)
TATIANA FERNANDES SODERO

Banca
CHRISTINE SERTA COSTA

Banca
DANIA GONZALEZ MORALES

Banca
TATIANA FERNANDES SODERO

Catalogação
2025-09-01

Apresentação
2025-04-25

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72738@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72738@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72738


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF