Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] CONSTRUÇÃO DO QUADRO DE REFERÊNCIA CONCEITUAL DE UM SURVEY SOBRE DISCRIMINAÇÃO E PRECONCEITO NA ESCOLA

Título
[en] DEVELOPMENT OF THE CONCEPTUAL FRAMEWORK FOR A SURVEY ON DISCRIMINATION AND PREJUDICE IN EDUCATIONAL SETTINGS

Autor
[pt] MARIA ELISA V DA C C DE ALMEIDA

Vocabulário
[pt] PRECONCEITO E DISCRIMINACAO NAS ESCOLAS

Vocabulário
[pt] CONSTRUCTO

Vocabulário
[pt] ARCABOUCO TEORICO CONCEITUAL

Vocabulário
[pt] CONSTRUCAO DE SURVEY

Vocabulário
[en] PREJUDICE AND DISCRIMINATION IN SCHOOLS

Vocabulário
[en] CONSTRUCT

Vocabulário
[en] THEORETICAL AND CONCEPTUAL FRAMEWORK

Vocabulário
[en] SURVEY RESEARCH DESIGN

Resumo
[pt] A presente pesquisa insere-se no projeto intitulado Políticas Públicas de Ação Afirmativa e Desigualdades Sociais e Raciais na Educação Básica conduzido no âmbito do Laed/PUC-Rio e aqui nomeado como pesquisa principal. A tese foi desenvolvida com a finalidade de colaborar com o aprimoramento do survey adotado pela pesquisa principal e destinado a identificar, entre alunos dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio de diversos campi do CPII, os grupos que, definidos segundo as características socioeconômicas e raciais, são mais afetados pelo preconceito e mais sofrem com práticas discriminatórias na escola. Para mensurar esses aspectos, o survey abrange sete áreas temáticas: raça, socioeconômica, orientação sexual, gênero, religião e local de moradia. Inspirado em pesquisas anteriores (Mazzon, 2009, Andrade, 2015), o questionário contempla três dimensões: (1) atitudes que expressam preconceito; (2) distância social, e (3) conhecimento ou experiências de práticas discriminatórias na escola (bullying). A tese toma o survey da pesquisa principal como material empírico com o objetivo de explicitar e sistematizar seu processo de construção e, principalmente, o quadro de referência que dá sustento teórico, conceitual e operacional ao desenho e aos construtos desse questionário destinado à mensuração de concepções preconceituosas e de ações discriminatórias entre alunos e professores do CPII. A tese mobiliza, entre outros, autores que, como Babbie (1999) e Pasquali (2003, 2009), têm discutido as características da pesquisa de survey. E também diversos autores da Sociologia (Bogardus, 1933, 1958; Coleman, 1988; Fiske, 1998, 2017), da Sociologia da Educação (Forquin, 2000; Mazzon, 2009; Ben Ayed, 2023; Nogueira, 2024), da Psicologia Social (Duckitt, 1992; Brown, 1995; Fiske et al. 2002; Castro, 2006) e do Direito (Moreira, 2017; Menna Barreto, 2021), áreas que tem se debruçado sobre o preconceito e a discriminação do ponto de vista conceitual e teórico e sobre sua operacionalização em pesquisas quantitativas e qualitativas. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa envolveu a revisão e análise da literatura, a criação de categorias de análise e sua articulação em construtos sobre três temas específicos recortados das sete áreas temáticas abrangidas pelo survey da pesquisa principal, a saber: construtos de natureza socioeconômica, racial e de gênero. Esse processo abrangeu: (i) uma discussão de natureza teórica e conceitual sobre o quadro de referência e sobre a noção e operacionalização de construtos em pesquisas de survey; (ii) a revisão da literatura sobre preconceito e discriminação de natureza socioeconômica, racial e de gênero; (iii) a explicitação sobre a forma específica como o survey da pesquisa principal procura expressar crenças preconceituosas e atitudes discriminatórias em ambiente escolar; (iv) análises exploratórias sobre como os blocos e itens do survey expressam especificamente essas temáticas e a sua articulação com a fundamentação teórica e conceitual mais ampla. Os principais resultados permitem: explicitar as características gerais da pesquisa de survey e as características específicas do survey adotado na pesquisa principal; identificar e explicitar as noções teóricas e conceituais subjacentes aos itens do survey e seu potencial para uma análise ampliada e aprofundada das respostas dos alunos do CPII ao questionário; a construção de um Quadro de Referência Conceitual, cujos descritores especificam as diferentes manifestações do preconceito e da discriminação nas áreas socioeconômica, de gênero e racial; e analisar os construtos nas diferentes escalas adotadas (Likert, Bogardus e bullying), explorando suas conexões com a literatura e com o quadro de referência teórico conceitual.

Resumo
[en] This research is part of the project Public Policies for Affirmative Action and Social and Racial Inequalities in Basic Education, developed within the scope of Laed/PUC-Rio. The project seeks to understand how prejudice and discrimination manifest at Colegio Pedro II (CPII) following the implementation of inclusive policies, such as the reservation of spots for students from public schools, the expansion of the institution into regions with low Human Development Index (HDI), and the adoption of the Quotas Law in 2012. These policies have significantly altered the socioeconomic and racial composition of the student body, bringing new challenges related to prejudice and discrimination in the school environment. To explore these dynamics, a survey was designed to collect data that would enable a deeper analysis of these phenomena. The instrument addresses seven thematic axes: race, socioeconomic status, sexual orientation, gender, religion, and place of residence. Inspired by Mazzon (2009) and Andrade (2015), the questionnaire is structured into three analytical dimensions: (1) attitudes that express prejudice, (2) social distance, and (3) knowledge of or experience with discriminatory practices at school (e.g., bullying). This instrument serves as the primary empirical foundation of this doctoral research. More specifically, this study takes the survey from the main research project as its central empirical material, with the aim of detailing and systematizing its construction process. Beyond that, it seeks to examine the theoretical, conceptual, and operational framework that underlies the survey s design, particularly in relation to the constructs used to measure prejudiced perceptions and discriminatory actions among students and teachers in the final years of middle school and high school at CPII. The investigation is grounded in contributions from scholars across multiple disciplines. In survey methodology, it draws on the work of Babbie (1999) and Pasquali (2003, 2009). In Sociology, it engages with key authors such as Bogardus (1933, 1958), Coleman (1988), and Fiske (1998, 2017). In the Sociology of Education, it references Forquin (2000), Mazzon (2009), Ben Ayed (2023), and Nogueira (2024). Social Psychology contributions include Duckitt (1992), Brown (1995), Fiske et al. (2002), and Castro (2006), while perspectives from Law are incorporated through the work of Moreira (2017) and Menna Barreto (2021). These fields have provided essential insights into the conceptualization, theorization, and empirical study of prejudice and discrimination, both in qualitative and quantitative research. Methodologically, this research involved an extensive review and analysis of the literature, the creation of analytical categories, and their articulation into constructs derived from three specific thematic dimensions selected from the seven addressed in the main survey: socioeconomic, racial, and gender-related. This process included: (i) a theoretical and conceptual discussion about the role of reference frameworks and the definition and operationalization of constructs in survey research; (ii) a focused literature review on prejudice and discrimination along socioeconomic, racial, and gender lines; (iii) an examination of how the main survey is structured to express prejudiced beliefs and discriminatory attitudes within school settings; and (iv) exploratory analyses of how the blocks and items of the survey express these issues and how they are connected to broader theoretical and conceptual foundations. The main results of this study include a detailed description of the general characteristics of survey research and of the specific survey instrument used in the main project; the identification and systematization of theoretical and conceptual underpinnings for the survey s items; the development of a Conceptual Reference Framework, whose descriptors define the diverse manifestations of prejudice and discrimination in the socioeconomic, racial, and gender spheres; and a critical analysis of how the constructs function across different scales employed in the survey (Likert, Bogardus, and bullying-related items), exploring their consistency with the literature and with the proposed theoretical framework. By integrating these elements, this study contributes not only to the academic debate on prejudice and discrimination in schools but also to the enhancement of survey-based methodologies designed to investigate these phenomena in educational contexts.

Orientador(es)
ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO

Banca
ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO

Banca
CYNTHIA PAES DE CARVALHO

Banca
ANA CRISTINA PRADO DE OLIVEIRA

Banca
NAIRA DA COSTA MUYLAERT LIMA

Banca
KARINA CARRASQUEIRA LOPES

Banca
JOSé AUGUSTO DE BRITO PACHECO

Catalogação
2025-08-15

Apresentação
2025-04-25

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72438@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72438@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72438


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF