Título
[pt] CONSTRUÇÃO DO QUADRO DE REFERÊNCIA CONCEITUAL DE UM SURVEY SOBRE DISCRIMINAÇÃO E PRECONCEITO NA ESCOLA
Título
[en] DEVELOPMENT OF THE CONCEPTUAL FRAMEWORK FOR A SURVEY ON DISCRIMINATION AND PREJUDICE IN EDUCATIONAL SETTINGS
Autor
[pt] MARIA ELISA V DA C C DE ALMEIDA
Vocabulário
[pt] PRECONCEITO E DISCRIMINACAO NAS ESCOLAS
Vocabulário
[pt] CONSTRUCTO
Vocabulário
[pt] ARCABOUCO TEORICO CONCEITUAL
Vocabulário
[pt] CONSTRUCAO DE SURVEY
Vocabulário
[en] PREJUDICE AND DISCRIMINATION IN SCHOOLS
Vocabulário
[en] CONSTRUCT
Vocabulário
[en] THEORETICAL AND CONCEPTUAL FRAMEWORK
Vocabulário
[en] SURVEY RESEARCH DESIGN
Resumo
[pt] A presente pesquisa insere-se no projeto intitulado Políticas Públicas de Ação
Afirmativa e Desigualdades Sociais e Raciais na Educação Básica conduzido no
âmbito do Laed/PUC-Rio e aqui nomeado como pesquisa principal. A tese foi
desenvolvida com a finalidade de colaborar com o aprimoramento do survey
adotado pela pesquisa principal e destinado a identificar, entre alunos dos anos
finais do ensino fundamental e do ensino médio de diversos campi do CPII, os
grupos que, definidos segundo as características socioeconômicas e raciais, são
mais afetados pelo preconceito e mais sofrem com práticas discriminatórias na
escola. Para mensurar esses aspectos, o survey abrange sete áreas temáticas: raça,
socioeconômica, orientação sexual, gênero, religião e local de moradia. Inspirado
em pesquisas anteriores (Mazzon, 2009, Andrade, 2015), o questionário contempla
três dimensões: (1) atitudes que expressam preconceito; (2) distância social, e (3)
conhecimento ou experiências de práticas discriminatórias na escola (bullying). A
tese toma o survey da pesquisa principal como material empírico com o objetivo de
explicitar e sistematizar seu processo de construção e, principalmente, o quadro de
referência que dá sustento teórico, conceitual e operacional ao desenho e aos
construtos desse questionário destinado à mensuração de concepções
preconceituosas e de ações discriminatórias entre alunos e professores do CPII. A
tese mobiliza, entre outros, autores que, como Babbie (1999) e Pasquali (2003,
2009), têm discutido as características da pesquisa de survey. E também diversos
autores da Sociologia (Bogardus, 1933, 1958; Coleman, 1988; Fiske, 1998, 2017),
da Sociologia da Educação (Forquin, 2000; Mazzon, 2009; Ben Ayed, 2023;
Nogueira, 2024), da Psicologia Social (Duckitt, 1992; Brown, 1995; Fiske et al.
2002; Castro, 2006) e do Direito (Moreira, 2017; Menna Barreto, 2021), áreas que
tem se debruçado sobre o preconceito e a discriminação do ponto de vista conceitual
e teórico e sobre sua operacionalização em pesquisas quantitativas e qualitativas.
Do ponto de vista metodológico, a pesquisa envolveu a revisão e análise da literatura, a criação de categorias de análise e sua articulação em construtos sobre três temas específicos recortados das sete áreas temáticas abrangidas pelo survey
da pesquisa principal, a saber: construtos de natureza socioeconômica, racial e de
gênero. Esse processo abrangeu: (i) uma discussão de natureza teórica e conceitual
sobre o quadro de referência e sobre a noção e operacionalização de construtos em
pesquisas de survey; (ii) a revisão da literatura sobre preconceito e discriminação
de natureza socioeconômica, racial e de gênero; (iii) a explicitação sobre a forma
específica como o survey da pesquisa principal procura expressar crenças
preconceituosas e atitudes discriminatórias em ambiente escolar; (iv) análises
exploratórias sobre como os blocos e itens do survey expressam especificamente
essas temáticas e a sua articulação com a fundamentação teórica e conceitual mais
ampla. Os principais resultados permitem: explicitar as características gerais da
pesquisa de survey e as características específicas do survey adotado na pesquisa
principal; identificar e explicitar as noções teóricas e conceituais subjacentes aos
itens do survey e seu potencial para uma análise ampliada e aprofundada das
respostas dos alunos do CPII ao questionário; a construção de um Quadro de
Referência Conceitual, cujos descritores especificam as diferentes manifestações
do preconceito e da discriminação nas áreas socioeconômica, de gênero e racial; e
analisar os construtos nas diferentes escalas adotadas (Likert, Bogardus e bullying),
explorando suas conexões com a literatura e com o quadro de referência teórico conceitual.
Resumo
[en] This research is part of the project Public Policies for Affirmative Action and Social and
Racial Inequalities in Basic Education, developed within the scope of Laed/PUC-Rio.
The project seeks to understand how prejudice and discrimination manifest at Colegio
Pedro II (CPII) following the implementation of inclusive policies, such as the reservation
of spots for students from public schools, the expansion of the institution into regions
with low Human Development Index (HDI), and the adoption of the Quotas Law in 2012.
These policies have significantly altered the socioeconomic and racial composition of the
student body, bringing new challenges related to prejudice and discrimination in the
school environment. To explore these dynamics, a survey was designed to collect data
that would enable a deeper analysis of these phenomena. The instrument addresses seven
thematic axes: race, socioeconomic status, sexual orientation, gender, religion, and place
of residence. Inspired by Mazzon (2009) and Andrade (2015), the questionnaire is
structured into three analytical dimensions: (1) attitudes that express prejudice, (2) social
distance, and (3) knowledge of or experience with discriminatory practices at school (e.g.,
bullying). This instrument serves as the primary empirical foundation of this doctoral
research. More specifically, this study takes the survey from the main research project as
its central empirical material, with the aim of detailing and systematizing its construction
process. Beyond that, it seeks to examine the theoretical, conceptual, and operational
framework that underlies the survey s design, particularly in relation to the constructs
used to measure prejudiced perceptions and discriminatory actions among students and
teachers in the final years of middle school and high school at CPII. The investigation is
grounded in contributions from scholars across multiple disciplines. In survey
methodology, it draws on the work of Babbie (1999) and Pasquali (2003, 2009). In
Sociology, it engages with key authors such as Bogardus (1933, 1958), Coleman (1988),
and Fiske (1998, 2017). In the Sociology of Education, it references Forquin (2000),
Mazzon (2009), Ben Ayed (2023), and Nogueira (2024). Social Psychology contributions
include Duckitt (1992), Brown (1995), Fiske et al. (2002), and Castro (2006), while
perspectives from Law are incorporated through the work of Moreira (2017) and Menna Barreto (2021). These fields have provided essential insights into the conceptualization,
theorization, and empirical study of prejudice and discrimination, both in qualitative and
quantitative research. Methodologically, this research involved an extensive review and
analysis of the literature, the creation of analytical categories, and their articulation into
constructs derived from three specific thematic dimensions selected from the seven
addressed in the main survey: socioeconomic, racial, and gender-related. This process
included: (i) a theoretical and conceptual discussion about the role of reference
frameworks and the definition and operationalization of constructs in survey research; (ii)
a focused literature review on prejudice and discrimination along socioeconomic, racial,
and gender lines; (iii) an examination of how the main survey is structured to express
prejudiced beliefs and discriminatory attitudes within school settings; and (iv) exploratory
analyses of how the blocks and items of the survey express these issues and how they are
connected to broader theoretical and conceptual foundations. The main results of this
study include a detailed description of the general characteristics of survey research and
of the specific survey instrument used in the main project; the identification and
systematization of theoretical and conceptual underpinnings for the survey s items; the
development of a Conceptual Reference Framework, whose descriptors define the diverse
manifestations of prejudice and discrimination in the socioeconomic, racial, and gender
spheres; and a critical analysis of how the constructs function across different scales
employed in the survey (Likert, Bogardus, and bullying-related items), exploring their
consistency with the literature and with the proposed theoretical framework. By
integrating these elements, this study contributes not only to the academic debate on
prejudice and discrimination in schools but also to the enhancement of survey-based
methodologies designed to investigate these phenomena in educational contexts.
Orientador(es)
ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO
Banca
ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO
Banca
CYNTHIA PAES DE CARVALHO
Banca
ANA CRISTINA PRADO DE OLIVEIRA
Banca
NAIRA DA COSTA MUYLAERT LIMA
Banca
KARINA CARRASQUEIRA LOPES
Banca
JOSé AUGUSTO DE BRITO PACHECO
Catalogação
2025-08-15
Apresentação
2025-04-25
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72438@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72438@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72438
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF