Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] HIGH FREQUENCY ONLINE PRICES

Título
[pt] PREÇOS ONLINE EM ALTA FREQUÊNCIA

Autor
[pt] JOHANN MARQUES VIANA FREITAS

Vocabulário
[pt] CLASSIFICACAO DE PRODUTOS

Vocabulário
[pt] RASPAGEM DE PRECOS

Vocabulário
[pt] APRENDIZADO PROFUNDO

Vocabulário
[en] PRODUCT CLASSIFICATION

Vocabulário
[en] SCRAPED PRICE

Vocabulário
[en] DEEP LEARNING

Resumo
[pt] Este estudo explora o uso de preços do iFood como proxy para indicadores socioeconômicos a nível de bairro e como fonte de dados para uma medida de inflação em frequência diária. Examina-se o relacionamento entre preços e o Índice de Progresso Social (SPI), e verifica-se correlação positiva entre as duas variáveis. Propõe-se um arcabouço teórico para descrever este relacionamento. Este resultado sugere que preços online são uma alternativa factível para elaboração de políticas públicas e tomada de decisão a nível local, particularmente em municípios onde indicadores tradicionais estão indisponíveis ou desatualizados. Pelo lado da inflação, verificamos que a média das estimativas diárias em dado mês acompanha a inflação mensal oficial a nível nacional, o que sugere que preços do iFood constituem meio válido para estimativas de inflação, e observações diárias são um indicador válido para a dinâmica inflacionária ao longo do mês.

Resumo
[en] This research explores the use of online prices from the iFood platform as a proxy for socioeconomic indicators at the neighborhood level and as a data source for daily frequency inflation measures. By collecting pricing data for a açaí sorbet across multiple neighborhoods in Rio de Janeiro, a single-good price index is constructed. The relationship between iFood prices and the Social Progress Index (SPI) is examined, and it is found that there is a positive correlation between the two variables. Once this correlation pattern is established, a theoretical economic framework describing the underlying relationship is proposed. Results suggest that iFood prices can provide valuable information for policy formulation and decision-making at the local level, particularly in cities where traditional indicators are not available or outdated. The research also highlights the importance of considering cultural factors and local tastes when using online prices as a proxy for socioeconomic indicators. On inflation side, the monthly measure fits well official inflation data at national level, suggesting that iFood prices are indeed meaningful for estimating inflation and daily observations seems a valid indicator for within-month inflation dynamics.

Orientador(es)
LUCAS ALVES ESTEVAM DE LIMA

Banca
YVAN PIERRE BECARD

Banca
MARCELO CASTELLO BRANCO SANT ANNA

Banca
LUCAS ALVES ESTEVAM DE LIMA

Catalogação
2025-07-29

Apresentação
2025-03-21

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
INGLÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71949@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71949@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71949


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF