Título
[en] A PEDAGOGICAL PROPOSAL FOR TEACHING GEOMETRY IN THE SIXTH YEAR OF ELEMENTARY SCHOOL BASED ON THE BOOK PLANOLÂNDIA: A ROMANCE OF MANY DIMENSIONS
Título
[pt] UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL BASEADA NO LIVRO PLANOLÂNDIA:: UM ROMANCE DE MUITAS DIMENSÕES
Autor
[pt] MARCOS VINICIUS SILVA MIRANDA GOMES
Vocabulário
[pt] MATEMATICA
Vocabulário
[pt] ENSINO DE GEOMETRIA
Vocabulário
[pt] ENSINO FUNDAMENTAL
Vocabulário
[pt] LITERATURA
Vocabulário
[en] MATHEMATICS
Vocabulário
[en] ELEMENTARY SCHOOL
Vocabulário
[en] LITERATURE
Resumo
[pt] Nos últimos anos, os professores da Educação Básica Brasileira,
especialmente no Ensino Fundamental, buscam formas inovadoras e
eficazes de ensino que envolvam os alunos de maneira significativa. No
contexto do ensino de Matemática, especificamente no ensino de
Geometria, a utilização de ferramentas pedagógicas que conectem o
conteúdo teórico à prática e ao cotidiano é cada vez mais importante.
Nessa perspectiva, a literatura pode servir como um recurso inovador para
contextualizar esses conteúdos, promovendo um aprendizado mais
significativo de conceitos matemáticos. Neste contexto, a obra
Planolândia: um romance de muitas dimensões, do escritor Britânico
Edwin A. Abbott, serviu como um recurso valioso para instigar a curiosidade
dos discentes. Assim, o presente trabalho teve como objetivo investigar a
viabilidade e a eficácia de uma série de atividades baseadas em capítulos
e trechos do livro Planolândia como recurso didático no ensino de
Geometria de acordo com a BNCC, para alunos do sexto ano do Ensino
Fundamental, além de propor uma coletânea de atividades que possam ser
aplicadas, ou adaptadas, na sala de aula de Matemática, sendo estas
atividades formuladas com o propósito de estimular o aprendizado dos
alunos a partir da confecção de materiais didáticos manipuláveis e do uso
do software Geogebra. Portanto, este trabalho é um relato das atividades
que integram leitura, reflexão, e ação, promovendo uma compreensão mais
significativa dos conteúdos geométricos.
Resumo
[en] In recent years, Brazilian Basic Education teachers, especially in
Elementary Education, have sought innovative and effective ways of
teaching that involve students in a meaningful way. In the context of
teaching Mathematics, specifically in teaching Geometry, the use of
pedagogical tools that connect theoretical content to practice and everyday
life. From this perspective, literature can serve as an innovative resource to
contextualize these contents, promoting more meaningful learning
experience of mathematical concepts. In this context, the book Flatland: A
Novel of Many Dimensions, by British writer Edwin A. Abbott, served as a
valuable resource to instigate students curiosity. Thus, the present work
aimed to investigate the feasibility and effectiveness of a series of activities
based on chapters and excerpts from Flatland as a teaching resource in
the teaching of Geometry according to the BNCC, for students in the sixth
year of Elementary School. , in addition to proposing a collection of activities
that can be applied, or adapted, in the Mathematics class, these activities,
with the purpose of stimulating student learning through the creation of
hands-on teaching materials and the use of Geogebra software. Therefore,
this work is a report of activities that integrate reading, reflection, and action,
promoting a more meaningful understanding of geometric contents.
Orientador(es)
RENATA MARTINS DA ROSA
Banca
MARCOS CRAIZER
Banca
RENATA MARTINS DA ROSA
Banca
EMILIA CAROLINA SANTANA TEIXEIRA ALVES
Banca
FILIPE BELLIO DA NOBREGA
Banca
SAMUEL PACITTI GENTIL
Catalogação
2025-07-28
Apresentação
2025-04-10
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71926@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71926@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71926
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF