Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] A PEDAGOGICAL PROPOSAL FOR TEACHING GEOMETRY IN THE SIXTH YEAR OF ELEMENTARY SCHOOL BASED ON THE BOOK PLANOLÂNDIA: A ROMANCE OF MANY DIMENSIONS

Título
[pt] UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL BASEADA NO LIVRO PLANOLÂNDIA:: UM ROMANCE DE MUITAS DIMENSÕES

Autor
[pt] MARCOS VINICIUS SILVA MIRANDA GOMES

Vocabulário
[pt] MATEMATICA

Vocabulário
[pt] ENSINO DE GEOMETRIA

Vocabulário
[pt] ENSINO FUNDAMENTAL

Vocabulário
[pt] LITERATURA

Vocabulário
[en] MATHEMATICS

Vocabulário
[en] ELEMENTARY SCHOOL

Vocabulário
[en] LITERATURE

Resumo
[pt] Nos últimos anos, os professores da Educação Básica Brasileira, especialmente no Ensino Fundamental, buscam formas inovadoras e eficazes de ensino que envolvam os alunos de maneira significativa. No contexto do ensino de Matemática, especificamente no ensino de Geometria, a utilização de ferramentas pedagógicas que conectem o conteúdo teórico à prática e ao cotidiano é cada vez mais importante. Nessa perspectiva, a literatura pode servir como um recurso inovador para contextualizar esses conteúdos, promovendo um aprendizado mais significativo de conceitos matemáticos. Neste contexto, a obra Planolândia: um romance de muitas dimensões, do escritor Britânico Edwin A. Abbott, serviu como um recurso valioso para instigar a curiosidade dos discentes. Assim, o presente trabalho teve como objetivo investigar a viabilidade e a eficácia de uma série de atividades baseadas em capítulos e trechos do livro Planolândia como recurso didático no ensino de Geometria de acordo com a BNCC, para alunos do sexto ano do Ensino Fundamental, além de propor uma coletânea de atividades que possam ser aplicadas, ou adaptadas, na sala de aula de Matemática, sendo estas atividades formuladas com o propósito de estimular o aprendizado dos alunos a partir da confecção de materiais didáticos manipuláveis e do uso do software Geogebra. Portanto, este trabalho é um relato das atividades que integram leitura, reflexão, e ação, promovendo uma compreensão mais significativa dos conteúdos geométricos.

Resumo
[en] In recent years, Brazilian Basic Education teachers, especially in Elementary Education, have sought innovative and effective ways of teaching that involve students in a meaningful way. In the context of teaching Mathematics, specifically in teaching Geometry, the use of pedagogical tools that connect theoretical content to practice and everyday life. From this perspective, literature can serve as an innovative resource to contextualize these contents, promoting more meaningful learning experience of mathematical concepts. In this context, the book Flatland: A Novel of Many Dimensions, by British writer Edwin A. Abbott, served as a valuable resource to instigate students curiosity. Thus, the present work aimed to investigate the feasibility and effectiveness of a series of activities based on chapters and excerpts from Flatland as a teaching resource in the teaching of Geometry according to the BNCC, for students in the sixth year of Elementary School. , in addition to proposing a collection of activities that can be applied, or adapted, in the Mathematics class, these activities, with the purpose of stimulating student learning through the creation of hands-on teaching materials and the use of Geogebra software. Therefore, this work is a report of activities that integrate reading, reflection, and action, promoting a more meaningful understanding of geometric contents.

Orientador(es)
RENATA MARTINS DA ROSA

Banca
MARCOS CRAIZER

Banca
RENATA MARTINS DA ROSA

Banca
EMILIA CAROLINA SANTANA TEIXEIRA ALVES

Banca
FILIPE BELLIO DA NOBREGA

Banca
SAMUEL PACITTI GENTIL

Catalogação
2025-07-28

Apresentação
2025-04-10

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71926@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71926@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71926


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF