Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] PERFORMANCES AND POSTURES OF THE BODY ON THE MARGINS OR A STUDY ON OTHER COORDINATES FOR DISSIDENT BODIES

Título
[pt] REPETIÇÃO E ESGOTAMENTO: PERFORMANCES E POSTURAS DO CORPO À MARGEM OU UM ESTUDO SOBRE OUTRAS COORDENADAS PARA CORPOS DISSIDENTES

Autor
[pt] TOMAS PRIMO

Vocabulário
[pt] LITERATURA

Vocabulário
[pt] CORPO

Vocabulário
[pt] PERFORMANCE

Vocabulário
[pt] DANCA

Vocabulário
[en] LITERATURE

Vocabulário
[en] BODY

Vocabulário
[en] PERFORMANCE

Vocabulário
[en] DANCE

Resumo
[pt] Esta tese investiga o entrelaçamento entre a repetição e o esgotamento. No primeiro capítulo, apresenta alguns dos diferentes resultados estéticos alcançados a partir do uso da repetição em obras da dramaturgia contemporânea, da dança e da literatura moderna, são eles: a repetição enquanto possibilidade de manipular o tempo em Por que não vivemos, adaptação que Márcio Abreu faz de um texto do jovem Anton Tchekhov; a repetição enquanto dispositivo disparador de significados paradoxais na coreografia de Café Müller, de Pina Bausch; e a repetição enquanto impossibilidade de imaginação e rasura do pensamento em Pra frente o pior, prosa tardia de Samuel Beckett. Depois de compreender a relação familiar estabelecida, não raras vezes, entre a repetição e o esgotamento, o segundo capítulo aborda outros eixos possíveis para o corpo na dança, questionando a associação simbiótica entre corpo e escrita ao estudar a obra It s a draw / Live Feed, de Trisha Brown. Este capítulo também trata de (C)arbon, uma obra site specific de Andrea Miller junto à Companhia de dança Gallim, no que explora uma leitura cíclica e fragmentada do tempo a partir da repetição. No último capítulo, a tese debate o corpo ao rés do chão. Reflete, portanto, sobre a horizontalidade enquanto um eixo-emblema explorado por artistas dissidentes de gênero e raça em suas performances. Nele são desenvolvidas a série Crawls, de William Pope.L; Eles fazem dança contemporânea, de Leandro Souza; e Corpo colônia, de Jota Mombaça. Compreendendo a horizontalidade não apenas enquanto uma escolha crítica, mas enquanto denúncia política da restrição a corpos trans, negros e queer entendendo o desvio e a fuga como únicas possibilidades de resistência em uma estrutura onde a verticalidade faz parte da norma.

Resumo
[en] This thesis investigates the interlacing between repetition and exhaustion. The first chapter presents some of the different aesthetic results achieved through the use of repetition in works of contemporary dramaturgy, dance and modern literature, e.g.: repetition as a possibility of manipulating time in Por que não vivemos?, an adaptation by Márcio Abreu of a text by the young Anton Chekhov; repetition as a triggering device for paradoxical meanings in the choreography of Café Müller, by Pina Bausch; and repetition as an impossibility of imagination and erasure of thought in Pra frente o pior, a late prose by Samuel Beckett. After understanding the familiar relationship established, not infrequently, between repetition and exhaustion, the second chapter addresses other possible axes for the body in dance, questioning the symbiotic association between body and writing by studying the work It s a draw / Live Feed, by Trisha Brown. This chapter also deals with (C)arbon, a site-specific by Andrea Miller with the Gallim Dance Company, in which the choreographer explores a cyclical and fragmented reading of time based on repetition. In the last chapter, the thesis discusses the body at ground level. It therefore reflects on horizontality as an emblematic axis explored by dissident artists of gender and race in their performances. In it, the series Crawls, by William Pope.L; Eles fazem dança contemporânea, by Leandro Souza; and Corpo-colônia, by Jota Mombaça. To comprehend horizontality not only as a critical choice, but as a political denunciation of the restriction on trans, black and queer bodies too, understanding deviation and escape as the only possibilities of resistance in a structure where verticality is part of the norm.

Orientador(es)
LUIZ CAMILLO DOLABELLA PORTELLA OSORIO DE ALMEIDA

Coorientador(es)
HELENA FRANCO MARTINS

Banca
LUIZ CAMILLO DOLABELLA PORTELLA OSORIO DE ALMEIDA

Banca
ADRIANA SCHNEIDER ALCURE

Banca
FÁBIO ALVES FERREIRA

Banca
SILVIA CAMARA SOTER DA SILVEIRA

Banca
HELENA FRANCO MARTINS

Banca
ANDRE LEPECKI

Catalogação
2025-07-14

Apresentação
2025-05-15

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71541@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71541@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71541


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF