Título
[en] PERFORMANCES AND POSTURES OF THE BODY ON THE MARGINS OR A STUDY ON OTHER COORDINATES FOR DISSIDENT BODIES
Título
[pt] REPETIÇÃO E ESGOTAMENTO: PERFORMANCES E POSTURAS DO CORPO À MARGEM OU UM ESTUDO SOBRE OUTRAS COORDENADAS PARA CORPOS DISSIDENTES
Autor
[pt] TOMAS PRIMO
Vocabulário
[pt] LITERATURA
Vocabulário
[pt] CORPO
Vocabulário
[pt] PERFORMANCE
Vocabulário
[pt] DANCA
Vocabulário
[en] LITERATURE
Vocabulário
[en] BODY
Vocabulário
[en] PERFORMANCE
Vocabulário
[en] DANCE
Resumo
[pt] Esta tese investiga o entrelaçamento entre a repetição e o esgotamento. No
primeiro capítulo, apresenta alguns dos diferentes resultados estéticos alcançados
a partir do uso da repetição em obras da dramaturgia contemporânea, da dança e
da literatura moderna, são eles: a repetição enquanto possibilidade de manipular o
tempo em Por que não vivemos, adaptação que Márcio Abreu faz de um texto do
jovem Anton Tchekhov; a repetição enquanto dispositivo disparador de
significados paradoxais na coreografia de Café Müller, de Pina Bausch; e a
repetição enquanto impossibilidade de imaginação e rasura do pensamento em
Pra frente o pior, prosa tardia de Samuel Beckett. Depois de compreender a
relação familiar estabelecida, não raras vezes, entre a repetição e o esgotamento, o
segundo capítulo aborda outros eixos possíveis para o corpo na dança,
questionando a associação simbiótica entre corpo e escrita ao estudar a obra It s a
draw / Live Feed, de Trisha Brown. Este capítulo também trata de (C)arbon, uma
obra site specific de Andrea Miller junto à Companhia de dança Gallim, no que
explora uma leitura cíclica e fragmentada do tempo a partir da repetição. No
último capítulo, a tese debate o corpo ao rés do chão. Reflete, portanto, sobre a
horizontalidade enquanto um eixo-emblema explorado por artistas dissidentes de
gênero e raça em suas performances. Nele são desenvolvidas a série Crawls, de
William Pope.L; Eles fazem dança contemporânea, de Leandro Souza; e Corpo
colônia, de Jota Mombaça. Compreendendo a horizontalidade não apenas
enquanto uma escolha crítica, mas enquanto denúncia política da restrição a
corpos trans, negros e queer entendendo o desvio e a fuga como únicas
possibilidades de resistência em uma estrutura onde a verticalidade faz parte da
norma.
Resumo
[en] This thesis investigates the interlacing between repetition and exhaustion.
The first chapter presents some of the different aesthetic results achieved through
the use of repetition in works of contemporary dramaturgy, dance and modern
literature, e.g.: repetition as a possibility of manipulating time in Por que não
vivemos?, an adaptation by Márcio Abreu of a text by the young Anton Chekhov;
repetition as a triggering device for paradoxical meanings in the choreography of
Café Müller, by Pina Bausch; and repetition as an impossibility of imagination
and erasure of thought in Pra frente o pior, a late prose by Samuel Beckett. After
understanding the familiar relationship established, not infrequently, between
repetition and exhaustion, the second chapter addresses other possible axes for the
body in dance, questioning the symbiotic association between body and writing by
studying the work It s a draw / Live Feed, by Trisha Brown. This chapter also
deals with (C)arbon, a site-specific by Andrea Miller with the Gallim Dance
Company, in which the choreographer explores a cyclical and fragmented reading
of time based on repetition. In the last chapter, the thesis discusses the body at
ground level. It therefore reflects on horizontality as an emblematic axis explored
by dissident artists of gender and race in their performances. In it, the series
Crawls, by William Pope.L; Eles fazem dança contemporânea, by Leandro Souza;
and Corpo-colônia, by Jota Mombaça. To comprehend horizontality not only as a
critical choice, but as a political denunciation of the restriction on trans, black and
queer bodies too, understanding deviation and escape as the only possibilities of
resistance in a structure where verticality is part of the norm.
Orientador(es)
LUIZ CAMILLO DOLABELLA PORTELLA OSORIO DE ALMEIDA
Coorientador(es)
HELENA FRANCO MARTINS
Banca
LUIZ CAMILLO DOLABELLA PORTELLA OSORIO DE ALMEIDA
Banca
ADRIANA SCHNEIDER ALCURE
Banca
FÁBIO ALVES FERREIRA
Banca
SILVIA CAMARA SOTER DA SILVEIRA
Banca
HELENA FRANCO MARTINS
Banca
ANDRE LEPECKI
Catalogação
2025-07-14
Apresentação
2025-05-15
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71541@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71541@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71541
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF