Título
[pt] MULHERES EM TRANSMISSÃO: NOVAS REPRESENTAÇÕES DO FEMININO NA MÚSICA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
Título
[en] WOMEN IN TRANSMISSION: NEW REPRESENTATIONS OF WOMEN IN CONTEMPORARY BRAZILIAN MUSIC
Autor
[pt] BEATRIZ LIMA DO PRADO
Vocabulário
[pt] ESCREVIVENCIA
Vocabulário
[pt] LINN DA QUEBRADA
Vocabulário
[pt] LUEDJI LUNA
Vocabulário
[pt] CANCAO POPULAR
Vocabulário
[en] ESCREVIVENCIA
Vocabulário
[en] LINN DA QUEBRADA
Vocabulário
[en] LUEDJI LUNA
Vocabulário
[en] POPULAR SONG
Resumo
[pt] Não é novidade que a cena musical dos últimos anos foi tomada
pelos termos do artivismo, i.e, produções artísticas fundamentadas em
um engajamento político explícito, em grande parte progressista. Se não
é de todo revolucionária a união entre preocupação estética e função
social, as produções contemporâneas ganham frescor ao se formularem a
partir de um senso de coletividade, transformando a expressão subjetiva
individual do artista em um registro que inscreve na memória social uma
realidade partilhada por comunidades inteiras. Assim, a forma canção é
utilizada não apenas para ratificar existências silenciadas pelo crivo da
colonialidade, mas também para projetar novos imaginários de
dignidade. Nesse movimento insurgente, as mulheres conquistaram
protagonismo, reivindicando a primeira pessoa do discurso através da
cantautoria, operação que tem resultado no reconhecimento das
experiências plurais de feminino. Para refletir quais as possibilidades que
esse cenário cultural possibilita, são aproximados o álbum audiovisual
Bom mesmo é estar debaixo d’água (2020), de Luedji Luna e o álbum
Pajubá (2017), de Linn da Quebrada, este último aliado ao filme
documentário Bixa travesty (2018). Por meio das concepções teóricas de
escrevivência, postulada por Conceição Evaristo, e arquivo de
sentimentos, formulada por Ann Cvetkovich e utilizada por Nicolas
Wasser, o seguinte estudo visa compreender como o cancioneiro popular
emerge como potente ferramenta de reumanização, projetando horizontes
de afeto, desejo e liberdade.
Resumo
[en] It is no surprise that the musical scene in recent years has been shaped by the terms of artivism, i.e., artistic productions grounded inexplicit political engagement, largely of a progressive nature. While the union of aesthetic concern and social function is not entirely revolutionary, contemporary productions gain freshness by emerging from a sense of collectivity, transforming the artist s individual subjective expression into a record that inscribes a shared reality into social memory. Thus, the song form is used not only to reaffirm existences silenced by the scrutiny of coloniality but also to project new imaginaries of dignity. In this insurgent movement, women have claimed protagonism, asserting the first-person discourse through singer-songwriting—an operation that has contributed to the recognition of the plural experiences of femininity. To examine the possibilities opened by this cultural landscape, this study focuses on the audiovisual album Bom Mesmo é Estar Debaixo d Água (2020), by Luedji Luna, and the album Pajubá (2017), by Linn da Quebrada, the latter in conjunction with the documentary film Bixa Travesty (2018). Drawing on the theoretical frameworks of escrevivência, as developed by Conceição Evaristo, andarchive of feelings, formulated by Ann Cvetkovich and mobilized by Nicolas Wasser, this research seeks to understand how popular songemerges as a powerful tool for rehumanization, projecting horizons ofaffection, desire, and freedom.
Orientador(es)
JULIO CESAR VALLADAO DINIZ
Banca
JULIO CESAR VALLADAO DINIZ
Banca
LEONARDO DAVINO DE OLIVEIRA
Banca
FERNANDA FELISBERTO DA SILVA
Catalogação
2025-07-01
Apresentação
2025-04-16
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71373@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71373@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71373
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF