Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] MULHERES EM TRANSMISSÃO: NOVAS REPRESENTAÇÕES DO FEMININO NA MÚSICA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA

Título
[en] WOMEN IN TRANSMISSION: NEW REPRESENTATIONS OF WOMEN IN CONTEMPORARY BRAZILIAN MUSIC

Autor
[pt] BEATRIZ LIMA DO PRADO

Vocabulário
[pt] ESCREVIVENCIA

Vocabulário
[pt] LINN DA QUEBRADA

Vocabulário
[pt] LUEDJI LUNA

Vocabulário
[pt] CANCAO POPULAR

Vocabulário
[en] ESCREVIVENCIA

Vocabulário
[en] LINN DA QUEBRADA

Vocabulário
[en] LUEDJI LUNA

Vocabulário
[en] POPULAR SONG

Resumo
[pt] Não é novidade que a cena musical dos últimos anos foi tomada pelos termos do artivismo, i.e, produções artísticas fundamentadas em um engajamento político explícito, em grande parte progressista. Se não é de todo revolucionária a união entre preocupação estética e função social, as produções contemporâneas ganham frescor ao se formularem a partir de um senso de coletividade, transformando a expressão subjetiva individual do artista em um registro que inscreve na memória social uma realidade partilhada por comunidades inteiras. Assim, a forma canção é utilizada não apenas para ratificar existências silenciadas pelo crivo da colonialidade, mas também para projetar novos imaginários de dignidade. Nesse movimento insurgente, as mulheres conquistaram protagonismo, reivindicando a primeira pessoa do discurso através da cantautoria, operação que tem resultado no reconhecimento das experiências plurais de feminino. Para refletir quais as possibilidades que esse cenário cultural possibilita, são aproximados o álbum audiovisual Bom mesmo é estar debaixo d’água (2020), de Luedji Luna e o álbum Pajubá (2017), de Linn da Quebrada, este último aliado ao filme documentário Bixa travesty (2018). Por meio das concepções teóricas de escrevivência, postulada por Conceição Evaristo, e arquivo de sentimentos, formulada por Ann Cvetkovich e utilizada por Nicolas Wasser, o seguinte estudo visa compreender como o cancioneiro popular emerge como potente ferramenta de reumanização, projetando horizontes de afeto, desejo e liberdade.

Resumo
[en] It is no surprise that the musical scene in recent years has been shaped by the terms of artivism, i.e., artistic productions grounded inexplicit political engagement, largely of a progressive nature. While the union of aesthetic concern and social function is not entirely revolutionary, contemporary productions gain freshness by emerging from a sense of collectivity, transforming the artist s individual subjective expression into a record that inscribes a shared reality into social memory. Thus, the song form is used not only to reaffirm existences silenced by the scrutiny of coloniality but also to project new imaginaries of dignity. In this insurgent movement, women have claimed protagonism, asserting the first-person discourse through singer-songwriting—an operation that has contributed to the recognition of the plural experiences of femininity. To examine the possibilities opened by this cultural landscape, this study focuses on the audiovisual album Bom Mesmo é Estar Debaixo d Água (2020), by Luedji Luna, and the album Pajubá (2017), by Linn da Quebrada, the latter in conjunction with the documentary film Bixa Travesty (2018). Drawing on the theoretical frameworks of escrevivência, as developed by Conceição Evaristo, andarchive of feelings, formulated by Ann Cvetkovich and mobilized by Nicolas Wasser, this research seeks to understand how popular songemerges as a powerful tool for rehumanization, projecting horizons ofaffection, desire, and freedom.

Orientador(es)
JULIO CESAR VALLADAO DINIZ

Banca
JULIO CESAR VALLADAO DINIZ

Banca
LEONARDO DAVINO DE OLIVEIRA

Banca
FERNANDA FELISBERTO DA SILVA

Catalogação
2025-07-01

Apresentação
2025-04-16

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71373@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71373@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71373


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF