Título
[en] DEMOCRATIC MANAGEMENT AND INNOVATION IN SECONDARY EDUCATION: THE EXPERIENCE OF THE PROFESSOR AGAMEMNON MAGALHÃES STATE TECHNICAL SCHOOL (ETEPAM)
Título
[pt] GESTÃO DEMOCRÁTICA E INOVAÇÃO NO ENSINO MÉDIO: A EXPERIÊNCIA DA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL PROFESSOR AGAMEMNON MAGALHÃES
Autor
[pt] RENATA REIS CHIOSSI
Vocabulário
[pt] GESTAO DEMOCRATICA
Vocabulário
[pt] PROJETO EDUCACIONAL INOVADOR
Vocabulário
[pt] PROTAGONISMO JUVENIL
Vocabulário
[pt] INOVACAO EDUCATIVA
Vocabulário
[pt] ESCOLA INOVADORA
Vocabulário
[en] DEMOCRATIC MANAGEMENT
Vocabulário
[en] INNOVATIVE EDUCATIONAL PROJECT
Vocabulário
[en] YOUTH PROTAGONISM
Vocabulário
[en] EDUCATIONAL INNOVATION
Vocabulário
[en] INNOVATIVE SCHOOL
Resumo
[pt] A inovação na educação tem sido amplamente mencionada em discursos educacionais,
planejamentos pedagógicos e políticas públicas, frequentemente apresentada como uma
solução para impulsionar a aprendizagem e melhorar a qualidade do ensino. No entanto, ainda
não há uma definição clara e consensual sobre o que significa inovar no contexto educacional,
e a ênfase excessiva em programas e discursos muitas vezes negligencia elementos essenciais
para o processo de ensino-aprendizagem. Questões como a remuneração justa dos professores,
a dedicação exclusiva a uma única unidade escolar, o tempo adequado para planejamento
pedagógico, a formação continuada, a infraestrutura física adequada, bem como políticas
públicas que garantam a escuta ativa das comunidades escolares são frequentemente deixadas
em segundo plano. Esta tese apresenta um estudo empírico realizado na Escola Técnica
Estadual Professor Agamemnon Magalhães (ETEPAM), instituição reconhecida
internacionalmente como uma das 10 melhores escolas do mundo em 2022 na categoria
Inovação no World s Best School Prize. O objetivo da pesquisa é analisar estratégias e
procedimentos institucionais adotados pela ETEPAM após a premiação, compreendendo as
concepções de inovação da comunidade escolar, o protagonismo juvenil e as práticas de gestão
democrática. A inovação educativa é aqui entendida como um conjunto de estratégias e
processos institucionais intencionalmente elaborados e acordados pela comunidade escolar,
visando modificar práticas para enfrentar desafios educacionais com o objetivo de assegurar a
aprendizagem de todos os estudantes. Por meio de um estudo de caso qualitativo, que incluiu
observação participante, análise documental, entrevistas semiestruturadas e aplicação de
questionários, a pesquisa buscou compreender como as práticas pedagógicas inovadoras,
desenvolvidas sob uma gestão democrática, podem ser incentivadas na cultura escolar. Os
resultados evidenciam que após a premiação, a ETEPAM passou a implementar uma série de
ações institucionais envolvendo gestores, professores, servidores e alunos em direção à
inovação. Essas práticas estão relacionadas à integração entre a Formação Geral Básica e
Educação Profissional e Técnica, a parcerias com universidades, projetos de iniciação
tecnológica com empresas, à adoção de metodologias ativas nas práticas pedagógicas e
resolução de problemas concretos do cotidiano escolar, demonstrando que a inovação precisa
ser, antes de tudo, um processo coletivo e contextualizado, que emerge das necessidades reais
da comunidade escolar e se sustenta em uma cultura de confiança, escuta ativa, autonomia e
compromisso compartilhado.
Resumo
[en] Innovation in education has been widely mentioned in educational discourses, pedagogical planning, and public policies, often presented as a solution to boost learning and improve the quality of teaching. However, there is still no clear and consensual definition of what it means to innovate in the educational context, and the excessive emphasis on programs and rhetoric often overlooks essential elements of the teaching-learning process. Issues such as fair compensation for teachers, exclusive dedication to a single school, adequate time for pedagogical planning, continuous professional development, appropriate physical infrastructure, as well as public policies that ensure active listening to school communities, are frequently sidelined. This thesis presents an empirical study conducted at the State Technical School Professor Agamemnon Magalhães (ETEPAM), an institution internationally recognized as one of the 10 best schools in the world in 2022 in the Innovation category of the World s Best School Prize. The objective of the research is to analyze the strategies and institutional procedures adopted by ETEPAM after receiving the award, examining the school community s conceptions of innovation, youth protagonism, and practices of democratic management. Educational innovation is understood here as a set of strategies and institutional processes intentionally developed and agreed upon by the school community, aimed at modifying practices to address educational challenges and ensure the learning of all students. Through a qualitative case study, which included participant observation, document analysis, semi-structured interviews, and questionnaires, the research sought to understand how innovative pedagogical practices developed under democratic management can be encouraged within the school culture. The results show that, following the award, ETEPAM began to implement a series of institutional actions involving administrators, teachers, staff, and students in the pursuit of innovation. These practices are related to the integration of General Basic Education with Vocational and Technical Education, partnerships with universities, technological initiation projects with companies, the adoption of active methodologies in pedagogical practices, and the resolution of real problems in everyday school life. This demonstrates that innovation must, above all, be a collective and contextualized process that emerges from the real needs of the school community and is sustained by a culture of trust, active listening, autonomy, and shared commitment.
Orientador(es)
ROSALIA MARIA DUARTE
Coorientador(es)
GUSTAVO ENRIQUE FISCHMAN
Banca
GISELLE MARTINS DOS SANTOS FERREIRA
Banca
ROSALIA MARIA DUARTE
Banca
MARIA CRISTINA DE OLIVEIRA SILVEIRA
Banca
MIRNA JULIANA SANTOS FONSECA
Banca
JACIARA DE SA CARVALHO
Banca
GUSTAVO ENRIQUE FISCHMAN
Catalogação
2025-07-01
Apresentação
2025-03-14
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71371@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71371@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71371
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF