Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] A EDUCAÇÃO À PROVA DE CÓDIGO: PERSPECTIVAS DOCENTES SOBRE A PERSONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO

Título
[en] CODE-PROOF EDUCATION: TEACHING PERSPECTIVES ON THE PERSONALIZATION OF EDUCATION

Autor
[pt] ANDRE LUIZ REYNAUD SAMPAIO

Vocabulário
[pt] TECNOLOGIA EDUCACIONAL

Vocabulário
[pt] PERSONALIZACAO DA EDUCACAO

Vocabulário
[pt] DATIFICACAO

Vocabulário
[pt] ESCOLA PRIVADA

Vocabulário
[en] EDUCATIONAL TECHNOLOGY

Vocabulário
[en] PERSONALIZATION OF EDUCATION

Vocabulário
[en] DATIFICATION

Vocabulário
[en] PRIVATE SCHOOL

Resumo
[pt] A crescente adoção de tecnologias digitais educacionais tem sido amplamente promovida como um caminho para a personalização da aprendizagem, especialmente em escolas privadas, onde a infraestrutura tende a ser mais favorável à sua implementação. No entanto, essa integração também levanta questionamentos sobre sua real efetividade, a autonomia docente e os desafios estruturais impostos por plataformas digitais que coletam e analisam dados pessoais. Nesse cenário, esta pesquisa buscou compreender como os professores percebem e vivenciam a personalização da aprendizagem mediada por tecnologias digitais em escolas privadas do Rio de Janeiro. O estudo teve três objetivos específicos: (1) analisar as experiências e opiniões dos docentes em relação à integração dessas tecnologias em suas práticas pedagógicas; (2) compreender suas percepções sobre o potencial e as limitações dessas ferramentas no contexto escolar; e (3) analisar suas preocupações e expectativas quanto ao uso de dados educacionais na personalização da aprendizagem. Nesse sentido, o trabalho está fundamentado em autores como Neil Selwyn (2022), Ben Williamson (2016) e Kate Crawford (2022), que questionam a padronização, a centralização de processos e os impactos éticos do uso de dados na educação. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, baseada em entrevistas com professores de escolas privadas do Rio de Janeiro. Foram conduzidas entrevistas semiestruturadas com docentes que se voluntariaram a compartilhar suas experiências e percepções sobre a personalização da aprendizagem mediada por tecnologias digitais. A análise das entrevistas foi realizada à luz do referencial teórico da pesquisa, buscando identificar padrões, contradições e desafios enfrentados pelos professores na integração dessas ferramentas em suas práticas pedagógicas. Os achados evidenciam que a personalização da aprendizagem, na prática, nem sempre se traduz em maior autonomia para professores e alunos, sendo muitas vezes moldada por interesses institucionais e empresariais. Assim, sugere- se que, para que a personalização mediada por tecnologia cumpra suas promessas, é essencial investir na formação docente, no fortalecimento da autonomia pedagógica e em políticas institucionais que garantam um uso mais crítico e ético das ferramentas digitais na educação.

Resumo
[en] The increasing adoption of educational digital technologies has been widely promoted as a pathway to personalized learning, especially in private schools, where infrastructure tends to be more conducive to their implementation. However, this integration also raises questions about its actual effectiveness, teacher autonomy, and the structural challenges imposed by digital platforms that collect and analyze personal data. In this context, this research aimed to understand how teachers perceive and experience personalized learning mediated by digital technologies in private schools in Rio de Janeiro. The study had three specific objectives: (1) to analyze teachers experiences and opinions regarding the integration of these technologies into their pedagogical practices; (2) to understand their perceptions of the potential and limitations of these tools in the school context; and (3) to examine their concerns and expectations regarding the use of educational data in personalized learning. In this regard, the research is based on authors such as Neil Selwyn (2022), Ben Williamson (2016), and Kate Crawford (2022), who question standardization, process centralization, and the ethical impacts of data usage in education. The research adopted a qualitative approach, based on interviews with teachers from private schools in Rio de Janeiro. Semi-structured interviews were conducted with teachers who volunteered to share their experiences and perceptions of personalized learning mediated by digital technologies. The analysis of the interviews was carried out in light of the study s theoretical framework, aiming to identify patterns, contradictions, and challenges faced by teachers in integrating these tools into their pedagogical practices. The findings highlight that personalized learning, in practice, does not always translate into greater autonomy for teachers and students and is often shaped by institutional and corporate interests. Thus, it is suggested that for technology-mediated personalization to fulfill its promises, it is essential to invest in teacher training, strengthen pedagogical autonomy, and implement institutional policies that ensure a more critical and ethical use of digital tools in education.

Orientador(es)
GISELLE MARTINS DOS SANTOS FERREIRA

Banca
GISELLE MARTINS DOS SANTOS FERREIRA

Banca
PEDRO PINHEIRO TEIXEIRA

Banca
LUIZ ALEXANDRE DA SILVA ROSADO

Catalogação
2025-06-25

Apresentação
2025-04-11

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71264@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71264@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71264


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF