Título
[pt] A EDUCAÇÃO À PROVA DE CÓDIGO: PERSPECTIVAS DOCENTES SOBRE A PERSONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO
Título
[en] CODE-PROOF EDUCATION: TEACHING PERSPECTIVES ON THE PERSONALIZATION OF EDUCATION
Autor
[pt] ANDRE LUIZ REYNAUD SAMPAIO
Vocabulário
[pt] TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Vocabulário
[pt] PERSONALIZACAO DA EDUCACAO
Vocabulário
[pt] DATIFICACAO
Vocabulário
[pt] ESCOLA PRIVADA
Vocabulário
[en] EDUCATIONAL TECHNOLOGY
Vocabulário
[en] PERSONALIZATION OF EDUCATION
Vocabulário
[en] DATIFICATION
Vocabulário
[en] PRIVATE SCHOOL
Resumo
[pt] A crescente adoção de tecnologias digitais educacionais tem sido amplamente
promovida como um caminho para a personalização da aprendizagem,
especialmente em escolas privadas, onde a infraestrutura tende a ser mais favorável
à sua implementação. No entanto, essa integração também levanta questionamentos
sobre sua real efetividade, a autonomia docente e os desafios estruturais impostos
por plataformas digitais que coletam e analisam dados pessoais. Nesse cenário, esta
pesquisa buscou compreender como os professores percebem e vivenciam a
personalização da aprendizagem mediada por tecnologias digitais em escolas
privadas do Rio de Janeiro. O estudo teve três objetivos específicos: (1) analisar as
experiências e opiniões dos docentes em relação à integração dessas tecnologias em
suas práticas pedagógicas; (2) compreender suas percepções sobre o potencial e as
limitações dessas ferramentas no contexto escolar; e (3) analisar suas preocupações
e expectativas quanto ao uso de dados educacionais na personalização da
aprendizagem. Nesse sentido, o trabalho está fundamentado em autores como Neil
Selwyn (2022), Ben Williamson (2016) e Kate Crawford (2022), que questionam a
padronização, a centralização de processos e os impactos éticos do uso de dados na
educação. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, baseada em entrevistas
com professores de escolas privadas do Rio de Janeiro. Foram conduzidas
entrevistas semiestruturadas com docentes que se voluntariaram a compartilhar suas
experiências e percepções sobre a personalização da aprendizagem mediada por
tecnologias digitais. A análise das entrevistas foi realizada à luz do referencial
teórico da pesquisa, buscando identificar padrões, contradições e desafios
enfrentados pelos professores na integração dessas ferramentas em suas práticas
pedagógicas. Os achados evidenciam que a personalização da aprendizagem, na
prática, nem sempre se traduz em maior autonomia para professores e alunos, sendo
muitas vezes moldada por interesses institucionais e empresariais. Assim, sugere-
se que, para que a personalização mediada por tecnologia cumpra suas promessas,
é essencial investir na formação docente, no fortalecimento da autonomia
pedagógica e em políticas institucionais que garantam um uso mais crítico e ético
das ferramentas digitais na educação.
Resumo
[en] The increasing adoption of educational digital technologies has been widely
promoted as a pathway to personalized learning, especially in private schools,
where infrastructure tends to be more conducive to their implementation. However,
this integration also raises questions about its actual effectiveness, teacher
autonomy, and the structural challenges imposed by digital platforms that collect
and analyze personal data. In this context, this research aimed to understand how
teachers perceive and experience personalized learning mediated by digital
technologies in private schools in Rio de Janeiro. The study had three specific
objectives: (1) to analyze teachers experiences and opinions regarding the
integration of these technologies into their pedagogical practices; (2) to understand
their perceptions of the potential and limitations of these tools in the school context;
and (3) to examine their concerns and expectations regarding the use of educational
data in personalized learning. In this regard, the research is based on authors such
as Neil Selwyn (2022), Ben Williamson (2016), and Kate Crawford (2022), who
question standardization, process centralization, and the ethical impacts of data
usage in education. The research adopted a qualitative approach, based on
interviews with teachers from private schools in Rio de Janeiro. Semi-structured
interviews were conducted with teachers who volunteered to share their experiences
and perceptions of personalized learning mediated by digital technologies. The
analysis of the interviews was carried out in light of the study s theoretical
framework, aiming to identify patterns, contradictions, and challenges faced by
teachers in integrating these tools into their pedagogical practices. The findings
highlight that personalized learning, in practice, does not always translate into
greater autonomy for teachers and students and is often shaped by institutional and
corporate interests. Thus, it is suggested that for technology-mediated
personalization to fulfill its promises, it is essential to invest in teacher training,
strengthen pedagogical autonomy, and implement institutional policies that ensure
a more critical and ethical use of digital tools in education.
Orientador(es)
GISELLE MARTINS DOS SANTOS FERREIRA
Banca
GISELLE MARTINS DOS SANTOS FERREIRA
Banca
PEDRO PINHEIRO TEIXEIRA
Banca
LUIZ ALEXANDRE DA SILVA ROSADO
Catalogação
2025-06-25
Apresentação
2025-04-11
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71264@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71264@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71264
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