Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] AN IDEA OF BLACK BRAZILIANNESS IN THE 1970S

Título
[pt] UMA IDEIA DE BRASILIDADE NEGRA NOS ANOS 1970

Autor
[pt] RAQUEL BAUER GOMES DA SILVA

Vocabulário
[pt] BRASIL

Vocabulário
[pt] PARTIDO ALTO

Vocabulário
[pt] SAMBA

Vocabulário
[pt] NEGRITUDE

Vocabulário
[en] BRAZIL

Vocabulário
[en] PARTY-HIGH

Vocabulário
[en] SAMBA

Vocabulário
[en] BLACKNESS

Resumo
[pt] A década de 1970 foi um momento divisor de águas da militância negra no Brasil. Muitos movimentos ocorreram no debate da cultura e resistência do negro no país e na sua identificação - entre eles, a criação do Movimento Negro Unificado - MNU em 1978. A reivindicação de uma música brasileira pura se inicia nesse mesmo momento, quando ocorre, em 1975, a fundação do Grêmio Recreativo de Arte Negra e Escola de Samba Quilombo, pelo compositor e cantor Candeia (Antônio Candeia Filho). Nessa iniciativa, buscou-se, de alguma forma, o retorno a um lugar em que a questão negra é tratada como brasileira, e não afrodiaspórica. Nesta dissertação, serão estudadas as bases práticas e intelectuais da defesa de um lugar de nação atrelado à ideia de tradição nacional. Como nacionalista, Candeia também se recusava a incorporar em seus discursos e sua produção uma influência da música americana, em voga durante a primeira metade dos anos 70, com a entrada de uma perspectiva politizada da questão negra a partir do paradigma norteamericano do black power. É com essa perspectiva que o compositor se une a outros sambistas e se coloca contrário à disseminação de uma deturpação da perspectiva do homem negro e de como ser negro no Brasil. Ele entendeu todo esse movimento e não apenas recusou a invenção de negritude vinda dos Estados Unidos como a relação do jovem negro brasileiro com aquela concepção, em prol de uma brasilidade negra fora dos dois paradigmas internacionais que se constituíam naquele momento. Aos buscar construir uma ideia de ser um preto brasileiro, e com o viés de resistência, a fundação da Quilombo reflete em um momento que as escolas de samba saiam do controle dos sambistas fundadores das agremiações, em mais um apagamento da história do povo preto. Esta dissertação apresenta, portanto, um debate ao redor da arte negra, sua importância na formação da história do Brasil e como isso foi feito através de uma música que pregou a resistência do preto brasileiro, recuperando fatos do passado para que essa narrativa seja escrita através da intelectualidade preta.

Resumo
[en] The 1970s marked a turning point for Black activism in Brazil. Numerous movements emerged to discuss Black culture, resistance, and identity in the country-among them, the creation of the Unified Black Movement (Movimento Negro Unificado - MNU) in 1978. The call for a pure Brazilian music also began during this period, notably with the founding of the Quilombo Black Art Recreational Guild and Samba School (Grêmio Recreativo de Arte Negra e Escola de Samba Quilombo) in 1975, by composer and singer Candeia (Antônio Candeia Filho). This initiative aimed, in some way, to return to a place where Black issues were seen as intrinsically Brazilian, rather than simply part of the Afro-diasporic context. This dissertation will examine the practical and intellectual foundations for defending a vision of nationhood tied to the idea of national tradition. As a nationalist, Candeia also refused to incorporate the influence of American music in his discourse and production-a dominant trend during the first half of the 1970s-despite the increasing politicization of Black identity through the North American Black Power paradigm. From this perspective, the composer aligned himself with other samba artists and stood against the spread of a distorted view of the Black man and Black identity in Brazil. He understood this movement in its entirety and not only rejected the U.S.-based invention of Blackness but also questioned the relationship Brazilian Black youth had with that conception, in favor of a Brazilian Blackness that stood outside the two prevailing international paradigms of the time. In seeking to build an idea of being a Brazilian Black person-with a focus on resistance-he foundation of Quilombo reflects a moment when samba schools were beginning to slip out of the control of the original samba musicians who had founded these institutions, marking yet another erasure of Black history. This dissertation, therefore, presents a discussion around Black art, its importance in shaping Brazil s history, and how this was carried out through music that upheld the resistance of the Brazilian Black community, reclaiming past events so that this narrative could be written through Black intellectualism.

Orientador(es)
FREDERICO OLIVEIRA COELHO

Banca
JULIO CESAR VALLADAO DINIZ

Banca
FREDERICO OLIVEIRA COELHO

Banca
LEONARDO DAVINO DE OLIVEIRA

Catalogação
2025-05-27

Apresentação
2025-04-23

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70615@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70615@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70615


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF