Título
[en] AN IDEA OF BLACK BRAZILIANNESS IN THE 1970S
Título
[pt] UMA IDEIA DE BRASILIDADE NEGRA NOS ANOS 1970
Autor
[pt] RAQUEL BAUER GOMES DA SILVA
Vocabulário
[pt] BRASIL
Vocabulário
[pt] PARTIDO ALTO
Vocabulário
[pt] SAMBA
Vocabulário
[pt] NEGRITUDE
Vocabulário
[en] BRAZIL
Vocabulário
[en] PARTY-HIGH
Vocabulário
[en] SAMBA
Vocabulário
[en] BLACKNESS
Resumo
[pt] A década de 1970 foi um momento divisor de águas da militância negra no Brasil. Muitos
movimentos ocorreram no debate da cultura e resistência do negro no país e na sua
identificação - entre eles, a criação do Movimento Negro Unificado - MNU em 1978. A
reivindicação de uma música brasileira pura se inicia nesse mesmo momento, quando
ocorre, em 1975, a fundação do Grêmio Recreativo de Arte Negra e Escola de Samba
Quilombo, pelo compositor e cantor Candeia (Antônio Candeia Filho). Nessa iniciativa,
buscou-se, de alguma forma, o retorno a um lugar em que a questão negra é tratada como
brasileira, e não afrodiaspórica. Nesta dissertação, serão estudadas as bases práticas e
intelectuais da defesa de um lugar de nação atrelado à ideia de tradição nacional. Como
nacionalista, Candeia também se recusava a incorporar em seus discursos e sua produção
uma influência da música americana, em voga durante a primeira metade dos anos 70,
com a entrada de uma perspectiva politizada da questão negra a partir do paradigma norteamericano do black power. É com essa perspectiva que o compositor se une a outros
sambistas e se coloca contrário à disseminação de uma deturpação da perspectiva do
homem negro e de como ser negro no Brasil. Ele entendeu todo esse movimento e não
apenas recusou a invenção de negritude vinda dos Estados Unidos como a relação do
jovem negro brasileiro com aquela concepção, em prol de uma brasilidade negra fora dos
dois paradigmas internacionais que se constituíam naquele momento. Aos buscar
construir uma ideia de ser um preto brasileiro, e com o viés de resistência, a fundação da
Quilombo reflete em um momento que as escolas de samba saiam do controle dos
sambistas fundadores das agremiações, em mais um apagamento da história do povo
preto. Esta dissertação apresenta, portanto, um debate ao redor da arte negra, sua
importância na formação da história do Brasil e como isso foi feito através de uma música
que pregou a resistência do preto brasileiro, recuperando fatos do passado para que essa
narrativa seja escrita através da intelectualidade preta.
Resumo
[en] The 1970s marked a turning point for Black activism in Brazil. Numerous movements
emerged to discuss Black culture, resistance, and identity in the country-among them,
the creation of the Unified Black Movement (Movimento Negro Unificado - MNU) in
1978. The call for a pure Brazilian music also began during this period, notably with
the founding of the Quilombo Black Art Recreational Guild and Samba School (Grêmio
Recreativo de Arte Negra e Escola de Samba Quilombo) in 1975, by composer and singer
Candeia (Antônio Candeia Filho). This initiative aimed, in some way, to return to a place
where Black issues were seen as intrinsically Brazilian, rather than simply part of the
Afro-diasporic context. This dissertation will examine the practical and intellectual
foundations for defending a vision of nationhood tied to the idea of national tradition. As
a nationalist, Candeia also refused to incorporate the influence of American music in his
discourse and production-a dominant trend during the first half of the 1970s-despite
the increasing politicization of Black identity through the North American Black Power
paradigm. From this perspective, the composer aligned himself with other samba artists
and stood against the spread of a distorted view of the Black man and Black identity in
Brazil. He understood this movement in its entirety and not only rejected the U.S.-based
invention of Blackness but also questioned the relationship Brazilian Black youth had
with that conception, in favor of a Brazilian Blackness that stood outside the two
prevailing international paradigms of the time. In seeking to build an idea of being a
Brazilian Black person-with a focus on resistance-he foundation of Quilombo reflects
a moment when samba schools were beginning to slip out of the control of the original
samba musicians who had founded these institutions, marking yet another erasure of
Black history. This dissertation, therefore, presents a discussion around Black art, its
importance in shaping Brazil s history, and how this was carried out through music that
upheld the resistance of the Brazilian Black community, reclaiming past events so that
this narrative could be written through Black intellectualism.
Orientador(es)
FREDERICO OLIVEIRA COELHO
Banca
JULIO CESAR VALLADAO DINIZ
Banca
FREDERICO OLIVEIRA COELHO
Banca
LEONARDO DAVINO DE OLIVEIRA
Catalogação
2025-05-27
Apresentação
2025-04-23
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70615@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70615@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70615
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF