Título
[en] A PILGRIM MAP FOR ANNE CARSON: SOME ENTRIES IN RUNNING WATER
Título
[pt] UM MAPA PEREGRINO PARA ANNE CARSON: ALGUMAS ENTRADAS EM ÁGUA CORRENTE
Autor
[pt] MARIANA PERELLO LOPES DE AZEVEDO
Vocabulário
[pt] ANTROPOLOGIA
Vocabulário
[pt] IMAGINACAO ESTEREOSCOPICA
Vocabulário
[pt] PLAINWATER
Vocabulário
[pt] ANNE CARSON
Vocabulário
[pt] AGUA
Vocabulário
[en] ANTHROPOLOGY
Vocabulário
[en] STEREOSCOPIC IMAGINATION
Vocabulário
[en] PLAINWATER
Vocabulário
[en] ANNE CARSON
Vocabulário
[en] WATER
Resumo
[pt] Esta dissertação experimenta uma resposta ao ensaio The Anthropology
of Water, do livro Plainwater: Essays and Poetry (1995), da escritora canadense
Anne Carson. Atentando aos modos como sua poética pictórica instaura o que,
nos seus termos, se compreende como imaginação estereoscópica , investigo como
a escritora inventa sua abordagem antropológica da água corrente. Seu extenso
texto em sete partes consiste em diários de viagem por caminhos percorridos a pé,
de carro ou a nado — escritos que versam sobre uma peregrinação até
Compostela, sobre acampamentos pelos Estados Unidos, e ainda sobre a prática
de natação, seção escrita em terceira pessoa. Relacionando-se o elemento aquático
às culturas estrangeiras dos homens e tomando-se o signo da antropologia como
uma espécie de método para conhecê-las (Poutanen, 1998), são compostas
imagens poéticas que funcionam como ardis eróticos (Carson, 1986), tanto
movimentando o curso da escrita quanto tramando alianças entre mistérios,
chamados de fatos por Carson (Martins, 2023). Partindo desse único ensaio,
proponho a elaboração de um mapa peregrino de objetividade instável, espécie de
perambulação crítica por sua poética.
Resumo
[en] This dissertation is a response to the poem-essay The Anthropology of Water, from the book Plainwater: Essays and Poetry (1995), by Canadian writer Anne Carson. Paying attention to how her pictorial poetics establishes what is understood in her terms as stereoscopic imagination, I investigate how the writer invents her anthropological approach to running water. Her extensive seven-part text consists of travel diaries of journeys made on foot, by car or by swimming - about a pilgrimage to Compostela, about camping in the United States, and also about swimming, a section written in the third person. By relating the aquatic element to the foreign cultures of men and taking the sign of anthropology as a kind of method for getting to know them (Poutanen, 1998), poetic images that function as erotic ruses are composed (Carson, 1986), both moving the course of the writing and arranging alliances between mysteries, named facts by Carson (Martins, 2023). Starting from this single essay, I propose the elaboration of a pilgrim map of unstable objectivity, a kind of critical wandering through her poetics.
Orientador(es)
MARIA HELENA FRANCO MARTINS
Banca
LUIZA FERREIRA DE SOUZA LEITE
Banca
MARIA HELENA FRANCO MARTINS
Banca
JULIA KLIEN
Catalogação
2025-05-22
Apresentação
2025-04-15
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70547@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70547@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70547
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF