Título
[pt] EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: DIÁLOGOS URBANOS ENTRE PATRIMÔNIO E O GRAFITE NO ENSINO DE HISTÓRIA
Título
[en] HERITAGE EDUCATION: URBAN DIALOGUES BETWEEN HERITAGE AND GRAFFITI IN HISTORY TEACHING
Autor
[pt] ELISANGELA NOGUEIRA ANANIAS
Vocabulário
[pt] ENSINO DE HISTORIA
Vocabulário
[pt] CIDADE
Vocabulário
[pt] PATRIMONIO CULTURAL
Vocabulário
[pt] GRAFITE
Vocabulário
[en] TEACHING OF HISTORY
Vocabulário
[en] CITY
Vocabulário
[en] CULTURAL HERITAGE
Vocabulário
[en] GRAFFITI
Resumo
[pt] Este trabalho busca refletir sobre o papel da Educação Patrimonial como
ferramenta essencial para a valorização e preservação do patrimônio cultural,
abrangendo desde construções históricas até manifestações artísticas
contemporâneas, como o grafite. A pesquisa propõe um diálogo entre tradição e
modernidade, fundamental para a formação de cidadãos conscientes de sua
identidade cultural e do papel na preservação do patrimônio. A Educação
Patrimonial sensibiliza a população sobre a importância do patrimônio cultural,
promovendo atividades que incentivam o reconhecimento e a preservação de bens
materiais e imateriais. No contexto escolar, essa abordagem integra-se ao
currículo, principalmente na disciplina de História, conforme o Currículo
Referencial da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ,
2022), fortalecendo o vínculo dos estudantes com sua herança cultural e
promovendo o respeito à diversidade. O grafite, frequentemente associado à
marginalização, é ressignificado como uma forma legítima de arte, abordando
questões sociais e políticas relevantes, e funcionando como um meio de
comunicação visual que transforma o espaço urbano. Em um mundo em constante
transformação, é fundamental que a preservação do patrimônio se adapte às novas
realidades sociais e urbanas. A integração entre Educação Patrimonial, patrimônio
e grafite contribui para um aprendizado inovador que valoriza tanto as tradições
quanto as expressões contemporâneas. No entanto, desafios como a formação
inadequada dos educadores, deficiências nas metodologias de ensino e a falta de
interesse dos estudantes pelo patrimônio cultural ainda precisam ser superados.
Acredita-se que metodologias como a Educação Patrimonial e o Aprendizado
Baseado em Projetos (ABP) podem fomentar uma postura crítica nos alunos,
formando cidadãos conscientes e ativos na preservação cultural.
Resumo
[en] This paper aims to reflect on the role of Heritage Education as an essential
tool for the valorization and preservation of cultural heritage, encompassing both
historical buildings and contemporary artistic expressions, such as graffiti. The
research proposes a dialogue between tradition and modernity, which is crucial for
the formation of citizens aware of their cultural identity and their role in
preserving heritage. Heritage Education raises awareness about the importance of
cultural heritage, promoting activities that encourage the recognition and
preservation of both material and immaterial cultural assets. In the school context,
this approach integrates with the curriculum, primarily in the History subject,
according to the SEEDUC/RJ (2022) Reference Curriculum, strengthening
students connection with their cultural heritage and promoting respect for
diversity. Graffiti, often associated with marginalization, is redefined as a
legitimate form of art that addresses relevant social and political issues, serving as
a visual communication tool that transforms urban space. In a constantly changing
world, it is essential that heritage preservation adapts to new social and urban
realities. The integration of Heritage Education, heritage, and graffiti contributes
to innovative learning that values both traditions and contemporary expressions.
However, challenges such as inadequate teacher training, deficiencies in teaching
methodologies, and students lack of interest in cultural heritage still need to be
overcome. It is believed that methodologies such as Heritage Education and
Project-Based Learning (PBL) can foster a critical stance in students, helping to
form conscious and active citizens in cultural preservation.
Orientador(es)
JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO
Banca
JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO
Banca
MARIO ANGELO BRANDAO DE O MIRANDA
Banca
ANITA CORREIA LIMA DE ALMEIDA
Catalogação
2025-05-22
Apresentação
2025-02-17
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70544@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70544@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70544
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF