Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: DIÁLOGOS URBANOS ENTRE PATRIMÔNIO E O GRAFITE NO ENSINO DE HISTÓRIA

Título
[en] HERITAGE EDUCATION: URBAN DIALOGUES BETWEEN HERITAGE AND GRAFFITI IN HISTORY TEACHING

Autor
[pt] ELISANGELA NOGUEIRA ANANIAS

Vocabulário
[pt] ENSINO DE HISTORIA

Vocabulário
[pt] CIDADE

Vocabulário
[pt] PATRIMONIO CULTURAL

Vocabulário
[pt] GRAFITE

Vocabulário
[en] TEACHING OF HISTORY

Vocabulário
[en] CITY

Vocabulário
[en] CULTURAL HERITAGE

Vocabulário
[en] GRAFFITI

Resumo
[pt] Este trabalho busca refletir sobre o papel da Educação Patrimonial como ferramenta essencial para a valorização e preservação do patrimônio cultural, abrangendo desde construções históricas até manifestações artísticas contemporâneas, como o grafite. A pesquisa propõe um diálogo entre tradição e modernidade, fundamental para a formação de cidadãos conscientes de sua identidade cultural e do papel na preservação do patrimônio. A Educação Patrimonial sensibiliza a população sobre a importância do patrimônio cultural, promovendo atividades que incentivam o reconhecimento e a preservação de bens materiais e imateriais. No contexto escolar, essa abordagem integra-se ao currículo, principalmente na disciplina de História, conforme o Currículo Referencial da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ, 2022), fortalecendo o vínculo dos estudantes com sua herança cultural e promovendo o respeito à diversidade. O grafite, frequentemente associado à marginalização, é ressignificado como uma forma legítima de arte, abordando questões sociais e políticas relevantes, e funcionando como um meio de comunicação visual que transforma o espaço urbano. Em um mundo em constante transformação, é fundamental que a preservação do patrimônio se adapte às novas realidades sociais e urbanas. A integração entre Educação Patrimonial, patrimônio e grafite contribui para um aprendizado inovador que valoriza tanto as tradições quanto as expressões contemporâneas. No entanto, desafios como a formação inadequada dos educadores, deficiências nas metodologias de ensino e a falta de interesse dos estudantes pelo patrimônio cultural ainda precisam ser superados. Acredita-se que metodologias como a Educação Patrimonial e o Aprendizado Baseado em Projetos (ABP) podem fomentar uma postura crítica nos alunos, formando cidadãos conscientes e ativos na preservação cultural.

Resumo
[en] This paper aims to reflect on the role of Heritage Education as an essential tool for the valorization and preservation of cultural heritage, encompassing both historical buildings and contemporary artistic expressions, such as graffiti. The research proposes a dialogue between tradition and modernity, which is crucial for the formation of citizens aware of their cultural identity and their role in preserving heritage. Heritage Education raises awareness about the importance of cultural heritage, promoting activities that encourage the recognition and preservation of both material and immaterial cultural assets. In the school context, this approach integrates with the curriculum, primarily in the History subject, according to the SEEDUC/RJ (2022) Reference Curriculum, strengthening students connection with their cultural heritage and promoting respect for diversity. Graffiti, often associated with marginalization, is redefined as a legitimate form of art that addresses relevant social and political issues, serving as a visual communication tool that transforms urban space. In a constantly changing world, it is essential that heritage preservation adapts to new social and urban realities. The integration of Heritage Education, heritage, and graffiti contributes to innovative learning that values both traditions and contemporary expressions. However, challenges such as inadequate teacher training, deficiencies in teaching methodologies, and students lack of interest in cultural heritage still need to be overcome. It is believed that methodologies such as Heritage Education and Project-Based Learning (PBL) can foster a critical stance in students, helping to form conscious and active citizens in cultural preservation.

Orientador(es)
JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO

Banca
JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO

Banca
MARIO ANGELO BRANDAO DE O MIRANDA

Banca
ANITA CORREIA LIMA DE ALMEIDA

Catalogação
2025-05-22

Apresentação
2025-02-17

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70544@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70544@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70544


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF