Título
[pt] FORMAÇÃO DOS PROFESSORES: O ENSINAR E O APRENDER EM DIÁLOGO COM O DESIGN
Título
[en] TEACHER TRAINING: TEACHING AND LEARNING IN DIALOGUE WITH DESIGN
Autor
[pt] MELISSA BATISTA LAMEGO
Vocabulário
[pt] FORMACAO DE PROFESSORES
Vocabulário
[pt] DESIGN NA EDUCACAO
Vocabulário
[pt] ALFABETIZACAO CULTURAL
Vocabulário
[pt] EXTENSAO UNIVERSITARIA
Vocabulário
[en] TEACHERS FORMATION
Vocabulário
[en] DESIGN IN EDUCATION
Vocabulário
[en] CULTURAL LITERACY
Vocabulário
[en] UNIVERSITY EXTENSION
Resumo
[pt] Essa pesquisa reflete sobre a relação entre ensinar, aprender e a construção
de práticas pedagógicas fundamentadas na valorização da cultura, da memória e
da ancestralidade, a partir da experiência de uma professora e pesquisadora no
Curso Normal Superior - Licenciatura em Educação infantil, do Instituto Superior
de Educação pró-Saber (ISEPS). A autora destaca que oportunidades de reflexão,
expressão artística e contato com espaços culturais são essenciais para a
transformação social e o desenvolvimento identitário dos estudantes. A pesquisa
analisa a metodologia da atividade extensionista Alfabetização Cultural, que
integra visitas culturais, projetos de arte e reflexão na ação, articulando conceitos
do Design, como pensamento projetual, com práticas pedagógicas dialógicas e
colaborativas. A partir de registros reflexivos, relatos de estudantes e observações,
evidencia-se que experiências culturais mediadas pela arte ampliam o repertório,
fortalecem a identidade cultural e promovem o protagonismo dos futuros
professores. A integração com autores como Freire, hooks, Schön e Cross reforça
a importância do diálogo entre teoria e prática, destacando a reflexão na ação
como elemento central na formação docente. A parceria com o Design
potencializou a construção de projetos coletivos, como a exposição sobre
ancestralidade, que evidencia o poder do processo criativo e colaborativo na
Educação. Conclui-se que a valorização das raízes, a escuta atenta e a
experimentação artística são caminhos para uma formação mais sensível, crítica e
transformadora, com potencial de impactar positivamente a prática pedagógica e a
sociedade.
Resumo
[en] This dissertation reflects on the relationship between teaching, learning, and
the construction of pedagogical practices grounded in the appreciation of culture,
memory, and ancestry, based on the experience of a teacher and researcher in the
teacher training course at ISEPS. The author highlights that opportunities for
reflection, artistic expression, and contact with cultural spaces are essential for
social transformation and the development of students identity. The research
analyzes the methodology of the extension activity Cultural Literacy, which
integrates cultural visits, art projects, and reflection-in-action, combining concepts
from Design, such as design thinking, with dialogic and collaborative pedagogical
practices. Through reflective records, student reports, and observations, it is
evident that cultural experiences mediated by art broaden students repertoire,
strengthen cultural identity, and promote the protagonism of future teachers. The
integration with authors like Freire, hooks, Schön, and Cross reinforces the
importance of dialogue between theory and practice, emphasizing
reflection-in-action as a central element in teacher education. The partnership with
Design enhanced the development of collective projects, such as an exhibition on
ancestry, which demonstrates the power of the creative and collaborative process
in education. It is concluded that valuing roots, attentive listening, and artistic
experimentation are pathways to a more sensitive, critical, and transformative
education—one with the potential to positively impact pedagogical practice and
society.
Orientador(es)
ROBERTA PORTAS GONCALVES RODRIGUES
Banca
JACKELINE LIMA FARBIARZ
Banca
ROBERTA PORTAS GONCALVES RODRIGUES
Banca
CRISTINA LACLETTE PORTO
Catalogação
2025-05-20
Apresentação
2025-04-11
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70509@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70509@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70509
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF