Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] FORMAÇÃO DOS PROFESSORES: O ENSINAR E O APRENDER EM DIÁLOGO COM O DESIGN

Título
[en] TEACHER TRAINING: TEACHING AND LEARNING IN DIALOGUE WITH DESIGN

Autor
[pt] MELISSA BATISTA LAMEGO

Vocabulário
[pt] FORMACAO DE PROFESSORES

Vocabulário
[pt] DESIGN NA EDUCACAO

Vocabulário
[pt] ALFABETIZACAO CULTURAL

Vocabulário
[pt] EXTENSAO UNIVERSITARIA

Vocabulário
[en] TEACHERS FORMATION

Vocabulário
[en] DESIGN IN EDUCATION

Vocabulário
[en] CULTURAL LITERACY

Vocabulário
[en] UNIVERSITY EXTENSION

Resumo
[pt] Essa pesquisa reflete sobre a relação entre ensinar, aprender e a construção de práticas pedagógicas fundamentadas na valorização da cultura, da memória e da ancestralidade, a partir da experiência de uma professora e pesquisadora no Curso Normal Superior - Licenciatura em Educação infantil, do Instituto Superior de Educação pró-Saber (ISEPS). A autora destaca que oportunidades de reflexão, expressão artística e contato com espaços culturais são essenciais para a transformação social e o desenvolvimento identitário dos estudantes. A pesquisa analisa a metodologia da atividade extensionista Alfabetização Cultural, que integra visitas culturais, projetos de arte e reflexão na ação, articulando conceitos do Design, como pensamento projetual, com práticas pedagógicas dialógicas e colaborativas. A partir de registros reflexivos, relatos de estudantes e observações, evidencia-se que experiências culturais mediadas pela arte ampliam o repertório, fortalecem a identidade cultural e promovem o protagonismo dos futuros professores. A integração com autores como Freire, hooks, Schön e Cross reforça a importância do diálogo entre teoria e prática, destacando a reflexão na ação como elemento central na formação docente. A parceria com o Design potencializou a construção de projetos coletivos, como a exposição sobre ancestralidade, que evidencia o poder do processo criativo e colaborativo na Educação. Conclui-se que a valorização das raízes, a escuta atenta e a experimentação artística são caminhos para uma formação mais sensível, crítica e transformadora, com potencial de impactar positivamente a prática pedagógica e a sociedade.

Resumo
[en] This dissertation reflects on the relationship between teaching, learning, and the construction of pedagogical practices grounded in the appreciation of culture, memory, and ancestry, based on the experience of a teacher and researcher in the teacher training course at ISEPS. The author highlights that opportunities for reflection, artistic expression, and contact with cultural spaces are essential for social transformation and the development of students identity. The research analyzes the methodology of the extension activity Cultural Literacy, which integrates cultural visits, art projects, and reflection-in-action, combining concepts from Design, such as design thinking, with dialogic and collaborative pedagogical practices. Through reflective records, student reports, and observations, it is evident that cultural experiences mediated by art broaden students repertoire, strengthen cultural identity, and promote the protagonism of future teachers. The integration with authors like Freire, hooks, Schön, and Cross reinforces the importance of dialogue between theory and practice, emphasizing reflection-in-action as a central element in teacher education. The partnership with Design enhanced the development of collective projects, such as an exhibition on ancestry, which demonstrates the power of the creative and collaborative process in education. It is concluded that valuing roots, attentive listening, and artistic experimentation are pathways to a more sensitive, critical, and transformative education—one with the potential to positively impact pedagogical practice and society.

Orientador(es)
ROBERTA PORTAS GONCALVES RODRIGUES

Banca
JACKELINE LIMA FARBIARZ

Banca
ROBERTA PORTAS GONCALVES RODRIGUES

Banca
CRISTINA LACLETTE PORTO

Catalogação
2025-05-20

Apresentação
2025-04-11

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70509@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70509@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70509


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF