Título
[en] CARLOS REICHENBACH, CORSAIR READER AND AUTHOR OF THE IMPOSSIBLE
Título
[pt] CARLOS REICHENBACH, LEITOR CORSÁRIO E AUTOR DO IMPOSSÍVEL
Autor
[pt] BEATRIZ POSSA DE CARVALHO
Vocabulário
[pt] CONTRACULTURA
Vocabulário
[pt] ABC CLUBE DEMOCRATICO
Vocabulário
[pt] ORLANDO PAROLINI
Vocabulário
[pt] BOCA DO LIXO
Vocabulário
[pt] CARLOS REICHENBACH
Vocabulário
[pt] CINEMA MARGINAL
Vocabulário
[en] COUNTERCULTURE
Vocabulário
[en] ABC CLUBE DEMOCRATICO
Vocabulário
[en] ORLANDO PAROLINI
Vocabulário
[en] BOCA DO LIXO
Vocabulário
[en] CARLOS REICHENBACH
Vocabulário
[en] MARGINAL CINEMA
Resumo
[pt] Esta dissertação se debruça sobre os filmes, os textos e o pensamento do
cineasta Carlos Reichenbach na perspectiva de uma dimensão corsária. Isto é, por
ser um leitor-autor combativo e transgressor, que se coloca sempre em
movimento, quero destacar esses aspectos, representativos tanto da sua postura
quanto dos personagens que nos apresenta. Este estudo nasce dos vestígios de
leitura de Reichenbach e do seu texto Porque fiz este filme, uma espécie de tratado
ontológico ou programa estético e político das suas razões para se fazer cinema,
em que lança algumas proposições do impossível – a construção de uma
geografia própria, imaginária, a política entrando pela porta dos fundos, levar
a sério, desacreditando. Essas proposições de Reichenbach, que imagina seu
cinema como uma relação conflituosa entre a busca pelo prazer e a certeza da
violência que está sempre à espreita, são os fundamentos desta pesquisa, com o
objetivo de inscrever seus filmes, personagens e escritos nos diferentes cenários
políticos e culturais brasileiros encapsulados entre o fim da década de 1960 até
meados dos anos 2000. O recorte temporal desta investigação é o período que se
estende do curta-metragem Sangue corsário, de 1979, até seu último longa, Falsa
loura, lançado em 2007. A escolha pelo apanhado de filmes produzidos neste
intervalo responde ao desejo de analisar o cinema de Reichenbach através de
certos tipos que passeiam por muitas de suas fitas e dos universos que circundam
personagens como o poeta maldito Orlando Parolini e as mulheres operárias da
região do ABC paulista.
Resumo
[en] This dissertation focuses on the films, texts and ideas of film maker Carlos Reichenbach from the perspective of a corsair dimension. That is, as he is a combative and transgressive reader-author, who is always on the move, I want tohighlight these aspects, representative of both his stance and of the characters he presents to us. This study arises from Reichenbach s traces of reading and his text Why I Made This Film, a kind of ontological treatise or aesthetic and political program of his reasons for making films, in which he writes some propositions of the impossible – the construction of one s own imaginary geography, politic sentering through the back door, taking it seriously, discrediting it. These propositions by Reichenbach, who envisions his cinema as a conflicting bond between the search for pleasure and the certainty of violence that is always lurking, are the foundations of this research, which aims to inscribe his films, characters and writings in the different Brazilian political and cultural scenarios encapsulated between the end of the 1960s and the mid-2000s. The time frame of this investigation extends from the short film Sangue corsário, from 1979, to hislast feature film, Falsa loura, released in 2007. The choice of this collection offilms produced in this period answers the desire to analyze Reichenbach s cinema through certain types that wander through many of his movies and the universes that surround characters such as the damned poet Orlando Parolini and the working-class women of the ABC region of São Paulo.
Orientador(es)
FREDERICO OLIVEIRA COELHO
Banca
DANIEL PECEGO VIEIRA CAETANO
Banca
FREDERICO OLIVEIRA COELHO
Banca
ANA GABRIELA DICKSTEIN ROIFFE
Catalogação
2025-05-08
Apresentação
2025-04-14
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70346@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70346@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70346
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF