Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] CONCEPTIONS OF UNIVERSITY PROFESSOR ABOUT AI IN EDUCATION

Título
[pt] PERSPECTIVAS DE DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR SOBRE A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO

Autor
[pt] MARIANA MONTENEGRO DE MOURA

Vocabulário
[pt] INTELIGENCIA ARTIFICIAL

Vocabulário
[pt] PERSPECTIVA DOCENTE

Vocabulário
[pt] EDUCACAO SUPERIOR

Vocabulário
[en] ARTIFICIAL INTELLIGENCE

Vocabulário
[en] TEACHING PERSPECTIVE

Vocabulário
[en] COLLEGE EDUCATION

Resumo
[pt] As tecnologias digitais vêm exercendo influência crescente em nosso cotidiano, especialmente na área da educação. No momento, está em pauta, com muita ênfase, a Inteligência Artificial (IA). Muito se diz sobre os benefícios da IA com fins educacionais, mas ainda parece ser incerto como ela está, de fato, afetando métodos de ensino, práticas de aprendizagem e, sobretudo, os papeis de professores e alunos. Esta dissertação tem como objetivo geral analisar as concepções de professores universitários sobre a IA e sua utilização na educação. Os objetivos específicos são: 1) investigar as concepções dos docentes acerca da IA; 2) examinar as perspectivas dos professores sobre usos de IA em sala de aula e fora dela; 3) analisar as decorrências vislumbradas pelos professores a partir do uso de artefatos de IA. A coleta de dados envolveu entrevistas com um grupo de oito professores voluntários de uma Instituição de Ensino Superior privada do Rio de Janeiro, conduzidas entre setembro e outubro de 2024. O corpo de dados foi submetido a uma análise de conteúdo categorial. A fundamentação teórica adotada inclui literatura acerca da inteligência artificial na educação, assim como textos que abordam temas mais gerais do campo da Educação e Tecnologia. Os achados estão organizados de acordo com as seguintes temáticas: concepções de IA; usos de IA na prática docente; impactos do uso. O estudo sugere que, apesar dos docentes mostrarem, majoritariamente, diferentes níveis de conhecimento sobre usos da IA na Educação, suas perspectivas variam entre o encantamento e a rejeição, sendo a ideia de desenvolver diferentes formas de criticidade nos alunos um aspecto compartilhado entre todos os entrevistados.

Resumo
[en] Digital technologies have been exerting an increasing influence on our daily lives, especially in the area of education. Artificial intelligence is currently on the agenda with great emphasis. Much is said about the benefits of AI for educational purposes, but it still seems uncertain how it is actually affecting teaching methods, learning practices and, above all, the roles of teachers and students. This dissertation has the general objective of analyzing the conceptions of university professors about AI and its use in education. The objectives are: 1) to investigate the conceptions of professors about AI; 2) to examine the perspectives of professors on the uses of AI in the classroom and outside it; 3) to analyze the consequences envisioned by professors from the use of AI artifacts. Data collection involved interviews with a group of eight volunteer professors from a private higher education institution in Rio de Janeiro, conducted between September and October 2024. The body of data was subjected to a categorical content analysis. The theoretical framework adopted includes literature on artificial intelligence in education, as well as texts that address more general themes in the field of Education and Technology. The findings are organized according to the following themes: conceptions of AI; uses of AI in teaching practice; impacts of use. The study suggests that, although teachers mostly show different levels of knowledge about the uses of AI in Education, their perspectives vary between enchantment and rejection, with the idea of developing different forms of critical thinking in students being an aspect shared by all interviewees.

Orientador(es)
GISELLE MARTINS DOS SANTOS FERREIRA

Banca
GISELLE MARTINS DOS SANTOS FERREIRA

Banca
MARCIO SILVEIRA LEMGRUBER

Banca
PEDRO PINHEIRO TEIXEIRA

Catalogação
2025-05-05

Apresentação
2025-03-28

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70212@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70212@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70212


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF