Título
[en] CONCEPTIONS OF UNIVERSITY PROFESSOR ABOUT AI IN EDUCATION
Título
[pt] PERSPECTIVAS DE DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR SOBRE A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO
Autor
[pt] MARIANA MONTENEGRO DE MOURA
Vocabulário
[pt] INTELIGENCIA ARTIFICIAL
Vocabulário
[pt] PERSPECTIVA DOCENTE
Vocabulário
[pt] EDUCACAO SUPERIOR
Vocabulário
[en] ARTIFICIAL INTELLIGENCE
Vocabulário
[en] TEACHING PERSPECTIVE
Vocabulário
[en] COLLEGE EDUCATION
Resumo
[pt] As tecnologias digitais vêm exercendo influência crescente em nosso cotidiano, especialmente na área da educação. No momento, está em pauta, com muita ênfase, a Inteligência Artificial (IA). Muito se diz sobre os benefícios da IA com fins educacionais, mas ainda parece ser incerto como ela está, de fato, afetando métodos de ensino, práticas de aprendizagem e, sobretudo, os papeis de professores e alunos. Esta dissertação tem como objetivo geral analisar as concepções de professores universitários sobre a IA e sua utilização na educação. Os objetivos específicos são: 1) investigar as concepções dos docentes acerca da IA; 2) examinar
as perspectivas dos professores sobre usos de IA em sala de aula e fora dela; 3) analisar as decorrências vislumbradas pelos professores a partir do uso de artefatos de IA. A coleta de dados envolveu entrevistas com um grupo de oito professores voluntários de uma Instituição de Ensino Superior privada do Rio de Janeiro, conduzidas entre setembro e outubro de 2024. O corpo de dados foi submetido a uma análise de conteúdo categorial. A fundamentação teórica adotada inclui literatura acerca da inteligência artificial na educação, assim como textos que abordam temas mais gerais do campo da Educação e Tecnologia. Os achados estão organizados de acordo com as seguintes temáticas: concepções de IA; usos de IA na prática docente; impactos do uso. O estudo sugere que, apesar dos docentes mostrarem, majoritariamente, diferentes níveis de conhecimento sobre usos da IA
na Educação, suas perspectivas variam entre o encantamento e a rejeição, sendo a ideia de desenvolver diferentes formas de criticidade nos alunos um aspecto compartilhado entre todos os entrevistados.
Resumo
[en] Digital technologies have been exerting an increasing influence on our daily
lives, especially in the area of education. Artificial intelligence is currently on the
agenda with great emphasis. Much is said about the benefits of AI for educational
purposes, but it still seems uncertain how it is actually affecting teaching methods,
learning practices and, above all, the roles of teachers and students. This dissertation
has the general objective of analyzing the conceptions of university professors
about AI and its use in education. The objectives are: 1) to investigate the
conceptions of professors about AI; 2) to examine the perspectives of professors on
the uses of AI in the classroom and outside it; 3) to analyze the consequences
envisioned by professors from the use of AI artifacts. Data collection involved
interviews with a group of eight volunteer professors from a private higher
education institution in Rio de Janeiro, conducted between September and October
2024. The body of data was subjected to a categorical content analysis. The
theoretical framework adopted includes literature on artificial intelligence in
education, as well as texts that address more general themes in the field of
Education and Technology. The findings are organized according to the following
themes: conceptions of AI; uses of AI in teaching practice; impacts of use. The
study suggests that, although teachers mostly show different levels of knowledge
about the uses of AI in Education, their perspectives vary between enchantment and
rejection, with the idea of developing different forms of critical thinking in students
being an aspect shared by all interviewees.
Orientador(es)
GISELLE MARTINS DOS SANTOS FERREIRA
Banca
GISELLE MARTINS DOS SANTOS FERREIRA
Banca
MARCIO SILVEIRA LEMGRUBER
Banca
PEDRO PINHEIRO TEIXEIRA
Catalogação
2025-05-05
Apresentação
2025-03-28
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70212@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70212@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70212
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF