Título
[en] ABOUT THE MARGINS BETWEEN ANGUISH AND DESIRE: CONSIDERATIONS ON THE LACANIAN OBJET PETIT A BASED ON ELENA FERRANTE S TETRALOGY
Título
[pt] DAS MARGENS ENTRE ANGÚSTIA E DESEJO: CONSIDERAÇÕES SOBRE O OBJETO A LACANIANO A PARTIR DA TETRALOGIA DE ELENA FERRANTE
Autor
[pt] JULIANA NERY GONCALVES
Vocabulário
[pt] ANGUSTIA
Vocabulário
[pt] ELENA FERRANTE
Vocabulário
[pt] OBJETO A
Vocabulário
[pt] DESEJO
Vocabulário
[pt] JACQUES LACAN
Vocabulário
[en] ANXIETY
Vocabulário
[en] ELENA FERRANTE
Vocabulário
[en] OBJECT A
Vocabulário
[en] DESIRE
Vocabulário
[en] JACQUES LACAN
Resumo
[pt] O presente trabalho pretende investigar a noção de objeto a – tal como
formulada por Lacan em seu Seminário livro 10, A angústia – à luz de algumas
passagens e elementos narrativos extraídos da tetralogia A amiga genial, de Elena
Ferrante. A hipótese desta investigação é a de que o estudo do duplo papel do objeto
a, entre deflagrador de angústia e causador de desejo, pode ser beneficiado pelo
recurso à ficção ferranteana. Sob esta perspectiva, inicialmente, percorremos as
incursões de Freud e Lacan na aproximação entre arte e psicanálise, de modo a
definir um método no enlace entre os dois campos. Além disso, apresentamos a
escritora Elena Ferrante, destacando aspectos singulares de seu fazer literário, bem
como as coordenadas principais de sua tetralogia napolitana. Em seguida, após a
introdução da noção de objeto a, sua faceta angustiante é abordada na relação com
o corpo, a partir de um fenômeno que acomete uma das personagens do romance, a
desmarginação. Por fim, o exame das nuances da amizade narrada por Ferrante
permite a discussão da função de causa de desejo do pequeno a lacaniano,
deslocando a desmarginação de seu sentido inicial.
Resumo
[en] The present work intends to investigate the notion of objet petit a – as forged
by Lacan in his 10th Seminar, The anguish – in the light of some passages and
narrative elements extracted from the tetralogy My brilliant friend, by Elena
Ferrante. The hypothesis of this investigation is that the study of the double role of
the objet petit a, between triggering anguish and causing desire, can benefit from
the use of Ferrantean fiction. From this perspective, initially, we covered the forays
of Freud and Lacan into the rapprochement between art and psychoanalysis, in order
to define a method to link the two fields. Furthermore, we present the writer Elena
Ferrante, highlighting unique aspects of her literary work, as well as the main
coordinates of her Neapolitan tetralogy. Then, after introducing the notion of objet
petit a, its anguishing facet is addressed in connection with the body, based on a
phenomenon that affects one of the characters in the novel, the smarginatura.
Finally, the examination of the nuances present in the friendship narrated by
Ferrante allows us to discuss the objet petit a function of causing desire, thus
displacing the smarginatura from its initial meaning.
Orientador(es)
MONAH WINOGRAD
Coorientador(es)
MARCUS ANDRE VIEIRA
Banca
MARCUS ANDRE VIEIRA
Banca
MONAH WINOGRAD
Banca
FERNANDO RIBEIRO TENORIO
Banca
VIVIAN MARTINS LIGEIRO
Catalogação
2025-04-29
Apresentação
2024-12-16
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70159@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70159@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70159
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF