Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] POR UMA PEDAGOGIA DO DESENHO PARA LEITURAS DE MUNDO CRÍTICAS E CRIADORAS

Título
[en] TOWARDS A PEDAGOGY OF DRAWING FOR CRITICAL AND CREATIVE WORLD READINGS

Autor
[pt] LUCIANA PERPETUO DE OLIVEIRA

Vocabulário
[pt] DESENHO

Vocabulário
[pt] LINGUAGEM ACAO DAS FORMAS

Vocabulário
[pt] LEITURA DE MUNDO

Vocabulário
[pt] PROJETO

Vocabulário
[en] DRAWING

Vocabulário
[en] LANGUAGE ACTION OF FORMS

Vocabulário
[en] READING THE WORLD

Vocabulário
[en] PROJECT

Resumo
[pt] O desenho materializa parte do pensamento projetado na imaginação, espaço virtual que nos dá a possibilidade de configurar projeções e porventura tomar materialidade no espaço real, tornar ser o vir a ser. Partindo de um referencial teórico que dialoga com o Círculo de Bakhtin, base no LINC Design, e com a abordagem metodológica do Design em Parceria, a pesquisa exploratória, qualitativa e interpretativista, teve como objetivo identificar potencialidades do desenho como linguagem das formas e atividade projetiva para leituras de mundo críticas e criadoras. Apresenta quinze entrevistas em modo de conversas filmadas, oito com profissionais diversos, e sete com moradores da região do Parque Nacional da Serra da Capivara, todos com suas vidas atravessadas pelo desenho. Teve como pressuposto que o desenho pode promover a percepção de linguagem das formas no exercício de grafar-traçar-contornar-configurar-delinear o visto e/ou imaginado, sendo uma atividade projetiva tanto ao imaginar quanto ao desenhar, mediando a criação das formas, linguagem dos movimentos que pode propiciar leituras de simbolizações e codificações locais e hegemônicas, entendendo que cada cultura, conduz as percepções do corpo e suas significações sendo geradora de códigos e gramáticas. Como resultado das conversas, a pesquisa revela o desenho como tecnologia de projeção de ideias, espelhamento do sentipensar, propiciando a percepção do tempo no espaço, refletindo a relação desejo-desenho-desígnio. Situa-se no campo do Design discutindo a serviço de quem estamos desenhando, e no que tange a formação do estudante, pode contribuir para leituras mais críticas e criadoras. Sendo assim, a pesquisa também pode abrir um debate sobre o desenho na formação básica.

Resumo
[en] The drawing materializes part of the thought projected in the imagination, a virtual space that offers the possibility of configuring projections and possibly taking materiality into a real space, turning being into becoming. Based on theoretical references that dialogues with the Bakhtin Circle, based on LINC Design, and with the methodological approach of Design in Partnership, the exploratory, qualitative and interpretive research aimed to identify the potential of drawing as a language of forms and a projective activity for critical and creative readings of the world. It presents fifteen filmed interviews, eight with different professionals, and seven with residents of the Serra da Capivara National Park region, all of whom with their lives intertwined with drawing. The premise was that drawing can promote the perception of the language of forms in the exercise of writing-tracing-outlining-configuring-outlining what is seen and/or imagined, being a projective activity both when imagining and when drawing, mediating the creation of forms, a language of movements that can propitiate readings of local and hegemonic symbolizations and codifications, understanding that each culture conducts the perceptions of the body and its significations, generating codes and grammars. As a result of the conversations, the research reveals drawing as a technology for projecting ideas, mirroring the feeling-thinking, providing the perception of time in space, reflecting the desire-drawing-design relationship. It is situated in the Design field, discussing the service of those we are drawing, and with regard to the student s formation, it can contribute to more critical and creative readings. Therefore, the research can also open a debate on drawing in basic education.

Orientador(es)
JACKELINE LIMA FARBIARZ

Coorientador(es)
RICARDO ARTUR PEREIRA CARVALHO

Banca
JACKELINE LIMA FARBIARZ

Banca
RICARDO ARTUR PEREIRA CARVALHO

Banca
RENATA VILANOVA LIMA

Banca
NILTON GONCALVES GAMBA JUNIOR

Banca
NATHALIA CHEHAB DE SA CAVALCANTE

Banca
JULIA TELES DA SILVA

Catalogação
2025-04-01

Apresentação
2024-09-06

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69804@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69804@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69804


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF