Título
[en] IMAGE, ETHICS AND TESTIMONY IN GEORGES DIDI-HUBERMAN
Título
[pt] IMAGEM, ÉTICA E TESTEMUNHO EM GEORGES DIDI-HUBERMAN
Autor
[pt] GABRIELA TEIXEIRA CUNHA
Vocabulário
[pt] DIDI HUBERMAN
Vocabulário
[pt] JEANNE MARIE GAGNEBIN
Vocabulário
[pt] TESTEMUNHO
Vocabulário
[pt] IMAGEM
Vocabulário
[pt] ETICA
Vocabulário
[en] DIDI HUBERMAN
Vocabulário
[en] JEANNE MARIE GAGNEBIN
Vocabulário
[en] TESTIMONY
Vocabulário
[en] IMAGE
Vocabulário
[en] ETHICS
Resumo
[pt] A pesquisa problematiza o papel do sujeito observador diante das imagens, mais
especificamente, diante das imagens da injustiça. Tendo em vista que, ao que tudo
indica, vivemos num tempo em que jamais a imagem esteve tão em evidência,
jamais foi tão debatida, proliferou-se tanto e atingiu níveis tão elevados de
difusão, deparamo-nos cada vez mais com a demanda ética do que fazer frente a
ela. Em primeiro lugar, nosso objetivo foi investigar que a imagem não é um
objeto – seja material ou psíquico, plástico ou narrativo, etc. – passivo, à espera de
um olho que sobrepuje. A imagem é animada e dialetiza com um olhar que se
debruça. No entanto, para refletirmos criticamente sobre a relação entre sujeito e
imagem, foi necessário traçar, como um dos objetivos específicos do trabalho, a
análise de alguns níveis por meio dos quais as imagens são endereçadas,
manipuladas e governadas. No segundo momento, procuramos discutir, a partir da
filosofia de Georges Didi-Huberman, sobre a faculdade que as imagens têm, para
além da forma como são geridas, de tomarem posição (de testemunharem, de se
insurgirem). Em seguida, postulamos que o conceito ampliado de testemunha,
formulado por Jeanne Marie Gagnebin, pode ser uma alternativa para pensarmos
respostas à interpelação sobre o que fazer com a imagem que não é minha, mas
que exige de mim uma atitude crítica.
Resumo
[en] This thesis intends to problematize the role of the observing subject when
confronted with images, more specifically, when confronted with images of
injustice. Bearing in mind that, as everything indicates, we live in a time in which
images have never been so much in evidence, have never been so debated, have
never gone so much viral and have never reached such high levels of
dissemination, we are increasingly facing the ethical demand of how to handle
them. First, we investigate the image not as an object – whether it be material or
psychic, plastic or narrative, etc. – passive, waiting for an eye to take over them.
The image is alive and interacts with a gaze that engages with it. However, in
order to reflect critically on the relationship between subject and image, we
outline, as one of the specific objectives of this work, the analysis of some levels
through which images are addressed, manipulated and governed. In a second
moment, we aim to discuss, based on the philosophy of Georges Didi-Huberman,
the ability that images have, far beyond the way they are managed, to take a
position (to testify, to resist). Next, we postulate that the expanded concept of
witness, formulated by Jeanne Marie Gagnebin, can be an alternative for thinking
about responses to the question about what to do with the image that is not mine,
but that requires me to have a critical attitude.
Orientador(es)
BETHANIA DE ALBUQUERQUE ASSY
Banca
JOSE MARIA GOMEZ
Banca
BETHANIA DE ALBUQUERQUE ASSY
Banca
MARIANA CALDAS PINTO FERREIRA
Banca
MARIA IZABEL GUIMARÃES BERALDO DA COSTA VARELLA
Banca
PEDRO HUSSAK VAN VELTHEN RAMOS
Catalogação
2025-03-31
Apresentação
2024-09-05
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69787@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69787@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69787
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF