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Título
[en] CRITIQUE OF CHRISTENDOM: ETHICAL-POLITICAL FOUNDATIONS OF NON-VIOLENCE IN LEO TOLSTOY

Título
[pt] CRÍTICA À CRISTANDADE: FUNDAMENTOS ÉTICO-POLÍTICOS DA NÃO-VIOLÊNCIA EM LEON TOLSTÓI

Autor
[pt] ISAAC BRUNO DA SILVA NERY

Vocabulário
[pt] FE

Vocabulário
[pt] INTERDEPENDENCIA

Vocabulário
[pt] CONSCIENCIA

Vocabulário
[pt] CRISTANDADE

Vocabulário
[pt] NAO-VIOLENCIA

Vocabulário
[en] FAITH

Vocabulário
[en] INTERDEPENDECY

Vocabulário
[en] CONSCIOUSNESS

Vocabulário
[en] CHRISTIANITY

Vocabulário
[en] NO-VIOLENCE

Resumo
[pt] A presente tese investiga a crítica à Cristandade no pensamento de Leon Tolstói, enfatizando a intersecção entre fé cristã e as dinâmicas ético-políticas. Aqui, as obras tolstoiana são analisadas sob a luz de uma antropologia existencial que contempla a condição humana em sua busca por sentido, evidenciando as contradições sócio-existenciais que permeiam essa experiência. Com efeito, identificamos o princípio da não-resistência ao mal – indissociavelmente ligado à metafísica do amor – como a chave hermenêutica para a compreensão do ensino cristão enquanto uma doutrina prática de vida. O pensamento tolstoiano não se associa à defensa da passividade diante do mal; ao contrário, o que está em jogo é a positivação de um tipo existencial que se traduz em uma ética radicalmente libertária. Assim, a reflexão sobre a natureza do poder e suas manifestações na sociedade moderna revela sua crítica contundente à simbiose entre Igreja e Estado, que distorce a essência do ensino cristão e perpetua estruturas opressivas. Tratando-se, portanto, de inquirir como isso acontece, Tolstói elucida que os discursos gerados por estas instituições opacificam a consciência moral, isto é, tendem a normalizar a subjetividade dos indivíduos, estabelecendo uma resignação ao servilismo – que se impõe não como um mero paradoxo cultural, mas como uma contradição sócio-existencial. A investigação se desdobra em um contexto onde a crítica aos aparatos e à legitimação da violência, como ordenação divina, fortalece a argumentação acerca da necessidade de uma reavaliação moral da sociedade. Tolstói propõe uma emancipação ética da consciência individual que, lastreada na ideia de interdependência como imperativo axiológico, desafia as premissas do poder coercitivo e convoca a humanidade a transcender antagonismos. Este estudo, portanto, não apenas ilumina as contradições do pensamento cristão em face das estruturas de poder, mas também convida à reflexão acerca da responsabilidade moral na construção de uma vida social significativa, alicerçada na ética da não violência.

Resumo
[en] This thesis examines the critique of Christendom in Leo Tolstoy s thought, emphasizing the intersection between Christian faith and ethical-political dynamics. Tolstoy s works are analyzed through the lens of an existential anthropology that contemplates the human condition in its search for meaning, highlighting the socio-existential contradictions that permeate this experience. In this regard, we identify the principle of non-resistance to evil—inseparably linked to the metaphysics of love—as the hermeneutical key to understanding Christian teaching as a practical doctrine of life. Tolstoyan thought is not associated with the defense of passivity in the face of evil; on the contrary, what is at stake is the affirmation of an existential type that translates into a radically libertarian ethics. Thus, the reflection on the nature of power and its manifestations in modern society reveals Tolstoy s sharp critique of the symbiosis between Church and State, which distorts the essence of Christian teaching and perpetuates oppressive structures. In questioning how this occurs, Tolstoy elucidates how the discourses generated by these institutions obscure moral consciousness, that is, they tend to normalize individual subjectivity, establishing a resignation to servitude—not as a mere cultural paradox but as a socio-existential contradiction. This investigation unfolds in a context where the critique of institutions and the legitimization of violence as a divine ordinance strengthens the argument for the necessity of a moral reassessment of society. Tolstoy proposes an ethical emancipation of individual consciousness, grounded in the idea of interdependence as an axiological imperative, which challenges the premises of coercive power and calls humanity to transcend antagonisms. This study, therefore, not only sheds light on the contradictions of Christian thought in relation to power structures but also invites reflection on moral responsibility in the construction of a meaningful social life, founded on the ethics of non-violence.

Orientador(es)
EDGAR DE BRITO LYRA NETTO

Coorientador(es)
PAULO CESAR DUQUE ESTRADA

Banca
PAULO CESAR DUQUE ESTRADA

Banca
EDGAR DE BRITO LYRA NETTO

Banca
JIMMY SUDARIO CABRAL

Banca
ALEXANDRE MARQUES CABRAL

Banca
MATHEUS MAIA SCHMAELTER

Banca
ANA MATOSO E VASCONCELOS MIRANDA MENDES

Catalogação
2025-03-20

Apresentação
2024-11-29

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69705@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69705@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69705


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