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Título
[en] IS THERE A WOMAN ON THE DRUM?: GENDER DYNAMICS AND LEADERSHIP IN SPECIAL GROUP SAMBA SCHOOL DRUMS IN RIO DE JANEIRO

Título
[pt] TEM MULHER NA BATERIA?: DINÂMICAS DE GÊNERO E LIDERANÇA NAS BATERIAS DE ESCOLAS DE SAMBA DO GRUPO ESPECIAL DO RIO DE JANEIRO

Autor
[pt] OLIDIRENNE RODRIGUES DE MORAES

Vocabulário
[pt] NARRATIVA

Vocabulário
[pt] GENERO

Vocabulário
[pt] LIDERANCA

Vocabulário
[pt] ANALISE TEMATICA

Vocabulário
[pt] ESCOLA DE SAMBA

Vocabulário
[en] NARRATIVE

Vocabulário
[en] GENDER

Vocabulário
[en] LEADERSHIP

Vocabulário
[en] THEMATIC ANALYSIS

Vocabulário
[en] SAMBA SCHOOL

Resumo
[pt] Este estudo explora a evolução histórica da presença feminina nas diretorias das baterias das Escolas de Samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro, assim como as dinâmicas de gênero relacionadas à liderança feminina. Embora as mulheres tenham desempenhado papéis fundamentais na formação do samba, sua presença em cargos de liderança nas baterias tem sido historicamente invisibilizada. A base teórica foi fundamentada nas teorias da divisão sexual do trabalho, na interseccionalidade, no conceito de teto de vidro, e o feminismo negro. Essas teorias permitiram a análise das barreiras de gênero, raça e classe que limitam a ascensão das mulheres nesse espaço. O objetivo principal foi compreender a evolução histórica da presença feminina na diretoria das baterias das Escolas de Samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro e os principais desafios e oportunidades, relatados pelas mulheres, para ocuparem posições de liderança nas baterias das Escolas de Samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida em três etapas: pesquisa documental, pesquisa audiovisual e análise temática. A triangulação de informações entre as etapas permitiu identificar padrões de exclusão e inclusão. Os resultados mostraram um aumento na visibilidade das mulheres nas baterias, especialmente na última década, com mais mulheres assumindo cargos de diretoria. No entanto, as barreiras estruturais persistem, como o preconceito de gênero e o apagamento histórico de suas contribuições. O estudo destaca que a promoção de um ambiente mais inclusivo, com políticas de equidade de gênero, é essencial para aumentar a participação feminina nas lideranças das baterias. A pesquisa revelou que, apesar da competência feminina, as barreiras estruturais, como o preconceito de gênero e a falta de reconhecimento, ainda limitam o acesso das mulheres a cargos de destaque, especialmente o de Mestra de Bateria, que permanece majoritariamente masculino. O estudo também destacou as dinâmicas de gênero que moldam a participação feminina, muitas vezes relegando as mulheres a funções de suporte ou instrumentos vistos como menores. As propostas de medidas práticas, como cotas de gênero e campanhas de combate ao assédio, podem transformar o Carnaval em um espaço mais justo e equitativo. Por fim, a pesquisa alcançou seus objetivos através da compreensão, tanto dos desafios quanto das oportunidades para as mulheres nas baterias. Estudos futuros podem explorar a inclusão de Escolas de Samba de outras divisões e o aprofundamento de questões de performance de gênero, contribuindo para uma maior equidade no Carnaval.

Resumo
[en] This study explores the historical evolution of female presence in the leadership of drum sections of the Special Group Samba Schools in Rio de Janeiro, as well as the gender dynamics related to female leadership. Although women have played fundamental roles in the development of samba, their presence in leadership positions within the drum sections has historically been overlooked. The theoretical framework is based on the theories of sexual division of labor, intersectionality, the concept of the glass ceiling, and Black feminism. These theories allowed for the analysis of the gender, race, and class barriers that limit women s advancement in this space. The main objective was to understand the challenges and opportunities for women to assume leadership positions in the drum sections. This is a qualitative research developed in three stages: documental research, audiovisual research, and thematic analysis. The triangulation of information between the stages allowed the identification of patterns of exclusion and inclusion. The results showed an increase in the visibility of women in the drum sections, especially in the last decade, with more women assuming leadership positions. However, structural barriers persist, such as gender prejudice and the historical erasure of their contributions. The study emphasizes that promoting a more inclusive environment with gender equity policies is essential to increasing female participation in leadership positions in the drum sections. The research revealed that despite women s competence, structural barriers such as gender prejudice and lack of recognition still limit their access to prominent roles, particularly the position of drum section leader, which remains predominantly male. The study also highlighted the gender dynamics that shape female participation, often relegating women to support roles or instruments deemed as less important. Practical measures, such as gender quotas and antiharassment campaigns, could transform carnival into a more just and equitable space. Finally, the research achieved its objectives by understanding both the challenges and opportunities for women in the drum sections. Future studies may explore the inclusion of Samba Schools from other divisions and further investigate gender performance issues, contributing to greater equity in carnival.

Orientador(es)
ALESSANDRA DE SA MELLO DA COSTA

Banca
ANA HELOISA DA COSTA LEMOS

Banca
ALESSANDRA DE SA MELLO DA COSTA

Banca
ANA CHRISTINA CELANO TEIXEIRA

Catalogação
2025-03-10

Apresentação
2024-10-16

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69572@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69572@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69572


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