Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] MUROS QUE NARRAM, MUROS QUE FALAM: MODOS DE LEGIBILIDADE DA HQ ZÉ NINGUÉM NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

Título
[en] NARRATIVE WALLS, SPEAKING WALLS: ASPECTS OF LEGIBILITY OF THE COMIC ZÉ NINGUÉM IN THE CITY OF RIO DE JANEIRO

Autor
[pt] LUISA LOUREIRO MONTEIRO DE CASTRO TEIXEIRA

Vocabulário
[pt] HISTORIA EM QUADRINHOS

Vocabulário
[pt] LITERATURA E CIDADE

Vocabulário
[pt] PAISAGEM

Vocabulário
[pt] LITERATURA E IMAGEM

Vocabulário
[en] COMICS

Vocabulário
[en] LITERATURE AND URBANITY

Vocabulário
[en] LANDSCAPE

Vocabulário
[en] LITERATURE AND IMAGE

Resumo
[pt] O presente trabalho traz como objeto de análise a HQ-grafite Zé Ninguém. Localizada nos muros do Rio de Janeiro, o conjunto de grafites de Tito na Rua destitui o suporte livro como fundamental para a produção de histórias em quadrinhos e reorganiza a relação das HQs com a cidade. Se a vida urbana e os quadrinhos alternativos já possuem uma relação estreita, especialmente em se tratando da escola nova iorquina, o que muda, discursivamente, quando o suporte anterior ao livro é o próprio muro da cidade? E se o livro de quadrinhos, além de ser desenho, é também um conjunto de fotografias desses muros, o que muda na relação entre o suporte, a narrativa e a imagem? Norteada por essas questões e por apontamentos de Roland Barthes e Georges Didi-Huberman, o texto se orienta em direção ao olhar e ao discurso produzido por Zé Ninguém, de Tito na Rua.

Resumo
[en] The paper has the street comic Zé Ninguém as its object of analysis. Written on the streets of Rio de Janeiro, the graffitis made by the artist Tito na Rua dismiss the book as the only possible media for comics production. It reorganizes the relationship between the city streets and comics. If urban life and alternative comics, especially for the New York comics, already have a close relationship, what changes when the street walls are the main media, instead of the paper? And what if the comic book, as well as being a book of drawings, it is also a set of photographs? In this case, what changes in the relationship between the media, the narrative and the image? Guided by these questions and by Roland Barthes and Georges Didi-Huberman, the present paper is oriented towards the regard and the speech created by Zé Ninguém, of Tito na Rua.

Catalogação
2025-02-27

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69539@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69539@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.escrita.69539


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF