Título
[en] RESSENTIMENT, NIHILISM AND FASCISM: THE FLOW OF REACTIVE FORCES, BASED ON DELEUZE S NIETZSCHE
Título
[pt] RESSENTIMENTO, NIILISMO E FASCISMO: O FLUXO DE FORÇAS REATIVAS, A PARTIR DA LEITURA DELEUZIANA DE NIETZSCHE
Autor
[pt] RONALDO PELLI JUNIOR
Vocabulário
[pt] NIILISMO
Vocabulário
[pt] FASCISMO
Vocabulário
[pt] GILLES DELEUZE
Vocabulário
[pt] NIETZSCHE
Vocabulário
[pt] RESSENTIMENTO
Vocabulário
[en] NIHILISM
Vocabulário
[en] FASCISM
Vocabulário
[en] GILLES DELEUZE
Vocabulário
[en] NIETZSCHE
Vocabulário
[en] RESENTMENT
Resumo
[pt] Essa tese explicita a relação entre ressentimento, niilismo e fascismo,
utilizando-se da filosofia de Nietzsche e da interpretação dela feita por Gilles
Deleuze. Faz, inicialmente, um apanhado da história do conceito de fascismo, usando
ideias como a de Estado suicidário e de niilismo realizado. Em seguida são apontadas
as consequências atuais de movimentos políticos de extrema-direita. No capítulo
seguinte, é abordada a diatribe original sobre o niilismo, que perpassou o idealismo
alemão, e sua importância na literatura russa do século XIX. Mostra, junto a
Nietzsche, a relação do niilismo com a morte de Deus e o além-do-homem. Dentro da
obra do autor, são mapeados entendimentos do niilismo, se utilizando de
comentadores, tais como o próprio Deleuze. A partir da leitura de Deleuze do
niilismo de Nietzsche, a tese faz uma interpretação do apontamento publicado
postumamente Lenzer Heide, referência nos estudos sobre niilismo, enfocando suas
reverberações em movimentos violentos organizados. Na última parte, a tese cria uma
certa história do ressentimento, passando pelos gregos antigos e chegando a
Montaigne. Indica como o afeto apareceu pela primeira vez em Nietzsche: numa
discussão sobre Justiça, em contraposição a Dühring. A investigação passa por
Dostoiévski e o homem da consciência hipertrofiada, para expor a influência do
escritor russo em Nietzsche. Depois, aborda, usando a Genealogia da moral, as
possibilidades de as forças reativas do ressentimento aparecerem e como o
esquecimento ativo pode funcionar como um tipo de antídoto. Mostra, ainda, como o
ressentimento pode ser, por outro lado, fonte de movimentos de insurgência política e
como há modos quase antagônicos de se entender o ressentimento. Como forma de
exemplificar esse processo, esse trabalho se utilizou de Machado de Assis e da noção
do favor. Por fim, apresenta outros afetos reativos correlatos, como a má consciência
e o ideal ascético, para, em conclusão, equiparar tais afetos, com a ajuda de Adorno e
Horkheimer, à noção de fascismo.
Resumo
[en] This thesis explains the relationship between ressentiment, nihilism and
fascism, using Nietzsche s philosophy and Gilles Deleuze s interpretation of it. It
begins with an overview of the history of the concept of fascism, using ideas such as
the suicidal state and realised nihilism. It then shows the current consequences of far-right political movements. The next chapter deals with the original diatribe on
nihilism, which permeated German idealism, and its importance in 19th century
Russian literature. Together with Nietzsche, it shows the relationship between
nihilism and the death of God and the Übermensch. Within the author s work,
understandings of nihilism are mapped, using commentators such as Deleuze himself.
Based on Deleuze s reading of Nietzsche s nihilism, the thesis interprets the
posthumously published Lenzer Heide, a reference in studies on nihilism, showing its
reverberations in organised violent movements. In the last part, the thesis creates a
certain history of ressentiment, going through the ancient Greeks and arriving at
Montaigne. It shows how affection first appeared in Nietzsche: in a discussion on
Justice, in opposition to Dühring. The investigation moves on to Dostoevsky and the
Underground Man, to show the Russian writer s influence on Nietzsche. Then, using
the Genealogy of Morals, we discuss the possibilities for the reactive forces of
ressentiment to appear and how active forgetting can function as a kind of antidote. It
also shows how ressentiment can, on the other hand, be the source of political
insurgency movements and how there are almost antagonistic ways of understanding
ressentiment. As a way of exemplifying the process, this work uses Machado de
Assis and the notion of favour. Finally, it shows other related reactive affections, such
as bad conscience and the ascetic ideal, in order to equate these affections, with the
help of Adorno and Horkheimer, with the notion of fascism.
Orientador(es)
PEDRO DUARTE DE ANDRADE
Banca
PEDRO DUARTE DE ANDRADE
Banca
OVIDIO DE ABREU FILHO
Banca
MOYSES PINTO NETO
Banca
MARIANA DE TOLEDO BARBOSA
Banca
ANTONIO EDMILSON PASCHOAL
Catalogação
2025-02-20
Apresentação
2024-04-19
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69441@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69441@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69441
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