Título
[pt] HIBRIDIZAÇÃO DE EMBARCAÇÕES OFFSHORE
Título
[en] HYBRIDIZATION OF OFFSHORE VESSELS
Autor
[pt] MARCUS VINICIUS ADORNO BORGES PINTO
Vocabulário
[pt] BATERIA
Vocabulário
[pt] EFICIENCIA ENERGETICA
Vocabulário
[pt] TRANSICAO ENERGETICA
Vocabulário
[pt] ARMAZENAMENTO DE ENERGIA
Vocabulário
[en] BATTERY
Vocabulário
[en] ENERGY EFFICIENCY
Vocabulário
[en] ENERGY TRANSITION
Vocabulário
[en] ENERGY STORAGE
Resumo
[pt] Com enfoque na transição energética industrial, com destaque para o setor de
transportes, a aplicação da hibridização como forma de otimizar produção
energética em embarcações é analisada neste trabalho. Uma embarcação de suporte
a plataformas de petróleo teve os dados de operação coletados por 6 meses.
Observou-se que esta embarcação realiza operações com alto grau de transiência, o
que tende a aumentar o consumo específico dos motores térmicos por operarem fora
dos seus pontos ótimos. Um simulador foi criado para comparar as operações
coletadas do navio com a de um sistema de geração energética contendo um
armazenador de energia, neste caso, baterias de íons de lítio ligadas ao barramento
que alimenta os motores elétricos de propulsão, absorvendo as cargas transientes da
demanda navio, permitindo que os motores térmicos de geração de energia
operassem de forma otimizada relacionada ao consumo Foram sugeridas estratégias
com a utilização da média simples e médias móveis de maneira a coordenar a
potência dos motores na hibridização mantendo o seu comportamento mais estável
e mais próximo da operação com menor consumo específico de combustível.
Percebeu-se que, para as operações com maior transiência, em destaque àquelas
com realização de posicionamento dinâmico da embarcação, a aplicação da
hibridização foi mais eficiente, chegando a uma redução de consumo superando os
30 por cento. Por fim, foi realizado um estudo de caso para a aplicação da hibridização em
um mês típico de operação do navio. Após aplicação das simulações, foram obtidos
os valores de redução de consumo de 45.701litros/mês, representando uma
economia de 22,58 por cento do combustível do navio. Extrapolando a operação para os 10
anos da expectativa de vida útil do sistema, verificou-se a sua viabilidade financeira,
com uma economia estimada de 2.761.317,43 reais/ano atrelada à redução de
consumo e de custos de manutenção.
Resumo
[en] With a focus on industrial energy transition, particularly in the transportation sector,
this study analyzes the application of hybridization as a means to optimize energy
production in vessels. Data from a platform support vessel for oil were collected
over 6 months. It was observed that this vessel conducts operations with a high
degree of transience, which tends to increase the specific fuel consumption of
thermal engines by operating outside their optimal points. A simulator was created
to compare the vessel s collected operations with those of an energy generation
system containing an energy storage unit—specifically, lithium-ion batteries
connected to the bus powering electric propulsion motors, absorbing transient loads
from the ship s demand and allowing thermal engines to operate optimally in
relation to consumption. Strategies were suggested using simple averages and
moving averages to coordinate engine power in hybridization, maintaining their
behavior more stable and closer to operation with lower specific fuel consumption.
It was noted that for operations with higher transience, particularly those involving
dynamic vessel positioning, hybridization was more efficient, resulting in a
consumption reduction exceeding 30 percent. Finally, a case study was conducted for the
application of hybridization in a typical month of vessel operation. After applying
the simulations, consumption reduction values of 45,701liters/month were
obtained, representing a 22.58 percent fuel savings for the vessel. Extrapolating the
operation for the system s 10-year expected lifespan, its financial viability was
confirmed, with an estimated annual savings of 2,761,317.43 reais attributed to
reduced consumption and maintenance costs.
Orientador(es)
SERGIO LEAL BRAGA
Banca
SERGIO LEAL BRAGA
Banca
GISELE MARIA RIBEIRO VIEIRA
Banca
FLORIAN ALAIN YANNICK PRADELLE
Banca
MARCO ANTONIO HAIKAL LEITE
Banca
ALBINO JOSE KALAB LEIROZ
Catalogação
2025-02-04
Apresentação
2023-10-11
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69257@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69257@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69257
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