Título
[pt] CONTROLE PREDITIVO HIERÁRQUICO DE VEÍCULOS ROBÓTICOS
Título
[en] HIERARCHICAL PREDICTIVE CONTROL OF ROBOTIC VEHICLES
Autor
[pt] ANNA RAFAELA SILVA FERREIRA
Vocabulário
[pt] ROBO MOVEL
Vocabulário
[pt] CONTROLE HIERARQUICO
Vocabulário
[pt] RESTRICAO NAO-HOLONOMICA
Vocabulário
[pt] CONTROLE DE MODELO PREDITIVO
Vocabulário
[pt] SKID-STEER
Vocabulário
[pt] ESTIMACAO DE ESTADOS DE HORIZONTE MOVEL
Vocabulário
[en] MOBILE ROBOT
Vocabulário
[en] HIERARCHICAL CONTROL
Vocabulário
[en] NON-HOLONOMIC CONSTRAINT
Vocabulário
[en] MODEL PREDICTIVE CONTROL
Vocabulário
[en] SKID STEER
Vocabulário
[en] MOVING HORIZON STATE ESTIMATION
Resumo
[pt] Robôs móveis autônomos são um grande foco de pesquisa devido à
sua aplicabilidade e interdisciplinaridade. Robôs móveis com roda de direção
diferencial, além de possuírem alta não-linearidade, detêm uma característica
inerente à sua geometria: suas rodas só podem girar em torno de eixos fixos,
sem esterçamento. Com isso, o deslizamento longitudinal e lateral é inevitável,
principalmente quando o sistema está em movimento sob efeitos dinâmicos
significativos. Controle Preditivo baseado em Modelo Não-Linear, Nonlinear
Model Predictive Control (NMPC), é amplamente utilizado nesses casos, já
que consegue lidar com sistemas com múltiplas restrições. O presente trabalho
apresenta modelos matemáticos de um robô móvel com roda do tipo skidsteer, procedente da direção diferencial, incluindo o deslizamento longitudinal,
aos quais o NMPC é empregado para seguimento de trajetória, obtendo
trajetórias similares à de referência. Verificando que o custo de processamento
de tais controladores pode ser muito alto para uso em tempo real, um controle
hierárquico é desenvolvido otimizando as forças longitudinais entre as rodas
e o solo para encontrar deslizamentos de referência para uma determinada
trajetória a ser seguida. Como em um ambiente real nem todos os estados
podem ser medidos, o controle necessita também estimar os estados não
medidos. A Estimação de Estados por Horizonte Móvel, (Moving Horizon
State Estimation (MHSE)), derivada dos fundamentos do NMPC, foi utilizada
para realizar a estimativa, já que possui recursos para manter o sistema sob as
restrições. Com o MHSE, o deslizamento do sistema pode ser calculado a partir
dos estados estimados para as trajetórias obtidas com o Controle Preditivo
baseado em Modelo, (Model Predictive Control (MPC)). Por fim, uma rede
neural foi treinada com os estados preditos e estimados com o MHSE para que
pudesse substituí-lo para que todo o controle fosse utilizado em tempo real.
Com isso, o tempo computacional foi reduzido devido a substituição do MHSE.
Resumo
[en] Autonomous mobile robots are a major focus of research due to their
applicability and interdisciplinarity. Depending on the type of locomotion, the
system’s controller needs to handle not only trajectory tracking but also the
way the system interacts with the ground. Mobile robots with differential drive
wheels, in addition to having high nonlinearity, possess an inherent characteristic
due to their geometry: their wheels can only rotate around fixed axes, without
steering. As a result, longitudinal and lateral slip is inevitable, especially when
the system is in motion under significant dynamic effects. Nonlinear Model
Predictive Control (NMPC) is widely used in these cases, as it can handle
systems with multiple constraints. This work presents mathematical models of
a skid-steer mobile robot, derived from differential drive, including longitudinal
slip, to which NMPC is applied for trajectory tracking, achieving trajectories
similar to the reference. Given that the processing cost of such controllers can
be very high for real-time use, a hierarchical control is developed, optimizing
the longitudinal forces between the wheels and the ground to find reference slips
for a given trajectory to be followed. Since in a real environment not all states
can be measured, the control also needs to estimate the unmeasured states.
Moving Horizon State Estimation (MHSE), derived from the fundamentals of
NMPC, was used to perform the estimation, as it has the resources to keep the
system within the constraints. With MHSE, the system’s slip can be calculated
from the estimated states for the trajectories obtained with Model Predictive
Control (MPC). Finally, a neural network was trained with the predicted and
estimated states using MHSE to replace it so that the entire control could
be used in real-time. As a result, computational time was reduced due to the
replacement of MHSE.
Orientador(es)
MARCO ANTONIO MEGGIOLARO
Coorientador(es)
VIVIAN SUZANO MEDEIROS
Banca
ARTHUR MARTINS BARBOSA BRAGA
Banca
MARCO ANTONIO MEGGIOLARO
Banca
IVAN FABIO MOTA DE MENEZES
Banca
VIVIAN SUZANO MEDEIROS
Banca
JOAO CARLOS VIRGOLINO SOARES
Banca
DANIEL HENRIQUE BRAZ DE SOUSA
Catalogação
2025-02-04
Apresentação
2024-06-05
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69247@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69247@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69247
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