Título
[en] DESIGN, SIMULATION AND PROTOTYPING OF AN OMNIDIRECTIONAL MULTIROTOR UNMANNED AERIAL VEHICLE
Título
[pt] PROJETO, SIMULAÇÃO E PROTOTIPAGEM DE UM VEÍCULO AÉREO NÃO TRIPULADO DO TIPO MULTIRROTOR OMNIDIRECIONAL
Autor
[pt] FABIO PINHEIRO CARDOSO
Vocabulário
[pt] ESTABILIDADE
Vocabulário
[pt] MULTIRROTOR
Vocabulário
[pt] OMNIDIRECIONAL
Vocabulário
[pt] VANT
Vocabulário
[pt] GRAU DE LIBERDADE - GDL
Vocabulário
[en] STABILITY
Vocabulário
[en] MULTIROTOR
Vocabulário
[en] OMNIDIRECTIONAL
Vocabulário
[en] UAV
Vocabulário
[en] DEGREE OF FREEDOM
Resumo
[pt] Este trabalho apresenta o projeto, simulação e prototipagem para um tipo
de Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) multirrotor omnidirecional, com os
motores fixos e hélices bidirecionais. Essa configuração apresenta potencial de
desempenhar manobras incomuns para as configurações convencionais (sub-atuadas), uma vez que podem ser sobre atuadas ou plenamente atuadas a
depender da quantidade de moto-propulsores instalados.
As configurações típicas de VANTs multirrotores convencionais normalmente dispõem seus motores alocados no mesmo plano e com seus eixos de
rotação paralelos. Entretanto, a proposta discutida nesse trabalho possui seus
conjuntos moto-propulsores dispostos em planos concorrentes e em posições
tais que potencializam as forças e torques disponíveis, podendo assim propiciar trajetórias de movimentos inatingíveis para os multirrotores comuns.
Essa dissertação então apresenta um estado da arte/técnica, visitando
alguns trabalhos sobre VANTs omnidirecionais, que vão desde VANTs omnidirecionais com rotores de direção variável, até os multirrotores omnidirecionais
com rotores fixos.
Baseada nessa visão geral do problema é apresentado o desenvolvimento
da modelagem matemática da plataforma aérea e de alguns dos seus subsistemas. Essa modelagem é seguida de simulações que auxiliam nas previsões
e estimativas para o comportamento dinâmico do sistema. Essas informações
são úteis para subsidiar o dimensionamento de outros componentes como o
frame, o sistema de propulsão entre outros, além de estabelecer uma base de
parâmetros para futuros testes do modelo físico do protótipo.
Com base nas discussões anteriores um leiaute básico para a plataforma
aérea é proposto e alguns aspectos de desempenho são avaliados e analisados
e, com base nestes, são propostos alguns trabalhos futuros.
Resumo
[en] This work presents the design, simulation and prototyping for a type
of Unmanned Aerial Vehicle (UAV), with fixed motors and bidirectional
propellers. This configuration has the potential to perform unusual maneuvers
compared to conventional (under-actuated) configurations, since they can be
over-actuated or fully actuated depending on the number of motor-propellers
installed.
Typical configurations of conventional multirotor UAVs normally have
their motors located in the same plane and with their rotation axes parallel.
However, the proposal discussed in this work has its motors-propellers arranged
in competing planes and in positions that enhance the available forces and
torques, thus being able to provide movement trajectories that are unattainable
for common multirotors.
This dissertation then presents a state of the art/technique, visiting
some works on omnidirectional UAVs, ranging from omnidirectional UAVs with
variable direction rotors, to omnidirectional multirotors with fixed rotors.
Based on this overview of the problem, the development of mathematical
modeling of the aerial platform and some of its subsystems is presented. This
modeling is followed by simulations that help in predictions and estimates for
the dynamic behavior of the system.
This information is useful to support the sizing of other components such
as the frame, the propulsion system, among others, in addition to establishing
a base of parameters for future tests of the physical model of the prototype.
Based on the previous discussions, a basic layout for the aerial platform
is proposed and some performance aspects are evaluated and analyzed and,
based on these, some future work is proposed.
Orientador(es)
MARCO ANTONIO MEGGIOLARO
Coorientador(es)
JOAO CARLOS VIRGOLINO SOARES
Banca
MARCO ANTONIO MEGGIOLARO
Banca
IVAN FABIO MOTA DE MENEZES
Banca
JOAO CARLOS VIRGOLINO SOARES
Banca
RAFAEL MENEZES DE OLIVEIRA
Banca
CRISTIANO DE SOUZA DE CARVALHO
Catalogação
2025-02-03
Apresentação
2024-05-29
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69238@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69238@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69238
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