Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] ATO EDUCATIVO OU TRABALHO PRECÁRIO: A CONSTRUÇÃO DA ACEITAÇÃO AO TRABALHO PRECÁRIO NA VIVÊNCIA DE ESTÁGIO EM ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS

Título
[en] EDUCATIONAL ACT OR PRECARIOUS WORK: THE CONSTRUCTION OF ACCEPTANCE OF PRECARIOUS WORK THROUGH INTERNSHIP EXPERIENCES IN PUBLIC ORGANIZATIONS

Autor
[pt] JEFFERSON SOUSA SEVERIANO

Vocabulário
[pt] SOCIALIZACAO PROFISSIONAL

Vocabulário
[pt] ESTAGIO

Vocabulário
[pt] CONTROLE NEO NORMATIVO

Vocabulário
[pt] PRECARIZACAO DO TRABALHO

Vocabulário
[pt] FLEXIBILIZACAO DO TRABALHO

Vocabulário
[en] PROFESSIONAL SOCIALIZATION

Vocabulário
[en] INTERNSHIP

Vocabulário
[en] NEO NORMATIVE CONTROL

Vocabulário
[en] CASUALIZATION OF WORK

Vocabulário
[en] FLEXIBILIZATION OF THE LABOR

Resumo
[pt] A presente pesquisa teve como objetivo compreender como a aceitação da precarização do trabalho é influenciada e legitimada em atividades disfuncionais de estágio em organizações públicas, influenciada pelas transformações capitalistas que impactam o sistema de trabalho, o ambiente acadêmico e a entrada de jovens no mercado de trabalho. Considerando o estágio como um período de aprendizado e integração, questiona-se como essa experiência em órgãos públicos, com características distintas de empresas privadas, pode direcionar os estudantes para práticas que se afastam dos objetivos educativos, configurando um tipo de contrato precário. A pesquisa, baseada em entrevistas com estagiários que estagiam no CREA-RJ e TRF2 e analisada com a metodologia de Análise de Conteúdo (Richardson, 1999), explora as percepções dos estudantes sobre a dinâmica do estágio, o processo de aprendizado e as razões para a aceitação dessas condições. Constatou-se que, embora o estágio deva ter foco educacional, em muitos casos, os estudantes são expostos a práticas disfuncionais e as vezes precárias. Além disso, observa-se que os estagiários justificam sua permanência nas atividades com base em fatores como valorização da autonomia, aprendizado prático, expectativas de contratação, necessidades financeiras, prestígio institucional e amor pelo trabalho. Conclui-se que o estágio, além de oferecer experiência profissional, pode ser uma porta para a inserção de práticas laborais precarizadas, desviando-se de seu propósito formativo e legitimando a precarização do trabalho jovem.

Resumo
[en] This research aimed to understand how the acceptance of work precarization is influenced and legitimized through dysfunctional internship activities in public organizations. It examines the impact of capitalist transformations on the labor system, the academic environment, and the entry of young people into the job market. Considering internships as a period of learning and integration, this study questions how experiences in public institutions, which differ significantly from private companies, might guide students toward practices that deviate from educational objectives, constituting a form of precarious employment. The research, based on interviews with interns working at CREA-RJ and TRF2 and analyzed using the Content Analysis methodology (Richardson, 1999), explores students perceptions of internship dynamics, the learning process, and the reasons behind their acceptance of these conditions. It was found that, although internships are intended to have an educational focus, many students are exposed to dysfunctional and sometimes precarious practices. Furthermore, interns often justify their continued engagement in such activities based on factors such as valuing autonomy, practical learning, expectations of future employment, financial needs, institutional prestige, and passion for the work. The study concludes that, while internships provide professional experience, they may also serve as a gateway to precarized labor practices, deviating from their formative purpose and legitimizing the precarization of youth labor.

Orientador(es)
ANA HELOISA DA COSTA LEMOS

Catalogação
2025-01-29

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69191@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69191@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69191


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF