Título
[pt] ATO EDUCATIVO OU TRABALHO PRECÁRIO: A CONSTRUÇÃO DA ACEITAÇÃO AO TRABALHO PRECÁRIO NA VIVÊNCIA DE ESTÁGIO EM ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS
Título
[en] EDUCATIONAL ACT OR PRECARIOUS WORK: THE CONSTRUCTION OF ACCEPTANCE OF PRECARIOUS WORK THROUGH INTERNSHIP EXPERIENCES IN PUBLIC ORGANIZATIONS
Autor
[pt] JEFFERSON SOUSA SEVERIANO
Vocabulário
[pt] SOCIALIZACAO PROFISSIONAL
Vocabulário
[pt] ESTAGIO
Vocabulário
[pt] CONTROLE NEO NORMATIVO
Vocabulário
[pt] PRECARIZACAO DO TRABALHO
Vocabulário
[pt] FLEXIBILIZACAO DO TRABALHO
Vocabulário
[en] PROFESSIONAL SOCIALIZATION
Vocabulário
[en] INTERNSHIP
Vocabulário
[en] NEO NORMATIVE CONTROL
Vocabulário
[en] CASUALIZATION OF WORK
Vocabulário
[en] FLEXIBILIZATION OF THE LABOR
Resumo
[pt] A presente pesquisa teve como objetivo compreender como a aceitação da
precarização do trabalho é influenciada e legitimada em atividades disfuncionais
de estágio em organizações públicas, influenciada pelas transformações
capitalistas que impactam o sistema de trabalho, o ambiente acadêmico e a
entrada de jovens no mercado de trabalho. Considerando o estágio como um
período de aprendizado e integração, questiona-se como essa experiência em
órgãos públicos, com características distintas de empresas privadas, pode
direcionar os estudantes para práticas que se afastam dos objetivos educativos,
configurando um tipo de contrato precário. A pesquisa, baseada em entrevistas
com estagiários que estagiam no CREA-RJ e TRF2 e analisada com a
metodologia de Análise de Conteúdo (Richardson, 1999), explora as percepções
dos estudantes sobre a dinâmica do estágio, o processo de aprendizado e as
razões para a aceitação dessas condições. Constatou-se que, embora o estágio
deva ter foco educacional, em muitos casos, os estudantes são expostos a
práticas disfuncionais e as vezes precárias. Além disso, observa-se que os
estagiários justificam sua permanência nas atividades com base em fatores como
valorização da autonomia, aprendizado prático, expectativas de contratação,
necessidades financeiras, prestígio institucional e amor pelo trabalho. Conclui-se
que o estágio, além de oferecer experiência profissional, pode ser uma porta para
a inserção de práticas laborais precarizadas, desviando-se de seu propósito
formativo e legitimando a precarização do trabalho jovem.
Resumo
[en] This research aimed to understand how the acceptance of work precarization is
influenced and legitimized through dysfunctional internship activities in public
organizations. It examines the impact of capitalist transformations on the labor
system, the academic environment, and the entry of young people into the job
market. Considering internships as a period of learning and integration, this study
questions how experiences in public institutions, which differ significantly from
private companies, might guide students toward practices that deviate from
educational objectives, constituting a form of precarious employment.
The research, based on interviews with interns working at CREA-RJ and TRF2 and
analyzed using the Content Analysis methodology (Richardson, 1999), explores
students perceptions of internship dynamics, the learning process, and the
reasons behind their acceptance of these conditions. It was found that, although
internships are intended to have an educational focus, many students are exposed
to dysfunctional and sometimes precarious practices. Furthermore, interns often
justify their continued engagement in such activities based on factors such as
valuing autonomy, practical learning, expectations of future employment, financial
needs, institutional prestige, and passion for the work.
The study concludes that, while internships provide professional experience, they
may also serve as a gateway to precarized labor practices, deviating from their
formative purpose and legitimizing the precarization of youth labor.
Orientador(es)
ANA HELOISA DA COSTA LEMOS
Catalogação
2025-01-29
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69191@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69191@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69191
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF