Título
[pt] TRAJETÓRIAS UNIVERSITÁRIAS E MATERNIDADE: A CONDIÇÃO DA MULHER MÃE NO ENSINO SUPERIOR
Título
[en] UNIVERSITY TRAJECTORIES AND MATERNITY: THE CONDITION OF WOMEN MOTHERS IN HIGHER EDUCATION
Autor
[pt] IVANA DE OLIVEIRA E DE S MOURA
Vocabulário
[pt] MATERNIDADE
Vocabulário
[pt] AFILIACAO
Vocabulário
[pt] TRAJETORIA UNIVERSITARIA
Vocabulário
[en] MOTHERHOOD
Vocabulário
[en] AFFILIATION
Vocabulário
[en] UNIVERSITY TRAJECTORY
Resumo
[pt] Considerando que o sucesso no acesso aos espaços universitários não trouxe
igualdade de oportunidades para as mulheres mães, essa investigação traz para a
discussão como os caminhos percorridos pelas mães universitárias podem nos
indicar a real condição dessa estudante não tradicional dentro da academia.
Observando a dinâmica das relações das mulheres mães universitárias dentro dos
espaços universitários, no que tange os limites da afiliação ou a sua não
atribuição, este trabalho analisa como as violências simbólicas, a falta de estrutura,
de reconhecimento e de políticas afirmativas voltadas ao grupo das mulheres mães
universitárias não só impactam a vida acadêmica, mas funcionam como marcador
de opressão que atua diretamente como empecilho para a integração e “afiliação”
das mulheres mães universitárias ao espaço acadêmico e no fazer acadêmico. Para
compreender a condição da mulher mãe estudante essa dissertação ouviu, através
de entrevista semiestruturada, 08 discentes mães da Universidade Federal do Rio
de Janeiro. O embasamento teórico se deu por revisão bibliográfica de autores que
abordam permanência universitária, trajetória universitária, história social da
mulher e a maternidade.
Resumo
[en] Considering that success in accessing university spaces did not bring equal
opportunities for women mothers, this investigation brings to the discussion how
the paths taken by university mothers can indicate the real condition of this non-traditional student within academia. Observing the dynamics of the relationships
of female university mothers within university spaces, regarding the limits of
affiliation or its non-attribution, this work analyzes how symbolic violence, the
lack of structure, recognition and affirmative policies aimed at group of university
women mothers not only impacts academic life, but works as markers of oppression
that directly act as obstacles to the integration and affiliation of university women
mothers to the academic space and academic activities. To understand the condition
of female student mothers, this dissertation interviewed, through semi-structured
interviews, 08 student mothers from the Federal University of Rio de Janeiro. The
theoretical basis was based on a bibliographical review of authors who address
university tenure, university trajectory, the social history of women and maternity.
Orientador(es)
ANDREIA CLAPP SALVADOR
Banca
ANDREIA CLAPP SALVADOR
Banca
RAFAEL SOARES GONÇALVES
Banca
ROSANA RODRIGUES HERINGER
Catalogação
2025-01-13
Apresentação
2024-07-04
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69127@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69127@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69127
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF