Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] COME TO THE WEDDING FEAST: THE HISTORY OF SALVATION UNDER THE PERSPECTIVE OF THE NUPTIAL SYMBOLISM IN MATTHEW (MT 22,1-14)

Título
[pt] VINDE PARA A FESTA DE BODAS: A HISTÓRIA DA SALVAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DA SIMBOLOGIA NUPCIAL EM MATEUS (MT 22,1-14)

Autor
[pt] PAULO CESAR MACHADO FAILLACE

Vocabulário
[pt] MATRIMONIO

Vocabulário
[pt] TRILOGIA NUPCIAL MATEANA

Vocabulário
[pt] SIMBOLOGIA NUPCIAL

Vocabulário
[pt] MT 22 1-14

Vocabulário
[pt] MATEUS

Vocabulário
[en] MARRIAGE

Vocabulário
[en] MATTHEAN NUPTIAL TRILOGY

Vocabulário
[en] NUPTIAL SYMBOL

Vocabulário
[en] MT 22 1-14

Vocabulário
[en] MATHEW

Resumo
[pt] Experiência humana própria e profunda, o matrimônio ascende à condição de uma instituição divina por desígnio do Criador, que inspirou os autores sagrados de todos os tempos a se utilizarem da relação esponsal como o símbolo por excelência para descrever Seu próprio relacionamento com o povo eleito. Este simbolismo percorre todos os tipos de literatura, tanto as do AT quanto as do NT, impregnando-os com suas imagens. No NT e em particular nos Sinóticos, Mateus parece ter sido o evangelista que mais captou esta tradição veterotestamentária do YHWH-Esposo e a reproduziu e a traduziu para o Cristo-Noivo. Em sua trilogia nupcial Mt 9,14- 17, Mt 22,1-14 e Mt 25,1-13, Mateus resgata a história da salvação, que culmina com o banquete escatológico final. A perícope Mt 22,1-14 é a que melhor retrata e descortina toda esta história, baseada em uma festa de bodas que o Pai prepara para seu Filho. Pela análise da perícope e seu enquadramento na trilogia, percebe-se como Mateus utiliza a simbologia nupcial para instigar sua comunidade a perceber a novidade trazida pelo Filho do Rei e a necessidade da adesão pessoal a Ele. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica e a análise baseou-se em uma abordagem diacrônica, através do método histórico-crítico.

Resumo
[en] A profound human experience in itself, marriage rises to the status of a divine institution by design of the Creator, who inspired the sacred authors of all times to use the spousal relationship as the symbol par excellence to describe His own relationship with the chosen people. This symbolism runs through all types of literature, both the OT and the NT, imbuing them with its images. In the NT and in particular in the Synoptics, Matthew seems to have been the evangelist who most captured this Old Testament tradition of YHWH-Husband and reproduced and translated it for the Bridegroom Christ. In his nuptial trilogy Mt 9,14-17, Mt 22,1- 14 e Mt 25,1-13, Matthew rescues the history of salvation, which culminates in the final eschatological banquet. The pericope Mt 22,1-14 is the one which best portrays and reveals this entire story, based on a wedding feast that the Father prepares for his Son. Through the analysis of the pericope and its framing in the trilogy, it is clear how Matthew uses nuptial symbolism to instigate his community to perceive the novelty brought by the Son of the King and the need for personal accession to Him. A bibliographical research was carried out and the analysis was based on a diachronic approach, through the historical-critical method.

Orientador(es)
HEITOR CARLOS SANTOS UTRINI

Banca
HEITOR CARLOS SANTOS UTRINI

Banca
MARIA CLARA DA SILVA MACHADO

Banca
FABIO DA SILVEIRA SIQUEIRA

Catalogação
2025-01-09

Apresentação
2024-08-05

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69050@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69050@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69050


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