Título
[en] COME TO THE WEDDING FEAST: THE HISTORY OF SALVATION UNDER THE PERSPECTIVE OF THE NUPTIAL SYMBOLISM IN MATTHEW (MT 22,1-14)
Título
[pt] VINDE PARA A FESTA DE BODAS: A HISTÓRIA DA SALVAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DA SIMBOLOGIA NUPCIAL EM MATEUS (MT 22,1-14)
Autor
[pt] PAULO CESAR MACHADO FAILLACE
Vocabulário
[pt] MATRIMONIO
Vocabulário
[pt] TRILOGIA NUPCIAL MATEANA
Vocabulário
[pt] SIMBOLOGIA NUPCIAL
Vocabulário
[pt] MT 22 1-14
Vocabulário
[pt] MATEUS
Vocabulário
[en] MARRIAGE
Vocabulário
[en] MATTHEAN NUPTIAL TRILOGY
Vocabulário
[en] NUPTIAL SYMBOL
Vocabulário
[en] MT 22 1-14
Vocabulário
[en] MATHEW
Resumo
[pt] Experiência humana própria e profunda, o matrimônio ascende à condição de
uma instituição divina por desígnio do Criador, que inspirou os autores sagrados de
todos os tempos a se utilizarem da relação esponsal como o símbolo por excelência
para descrever Seu próprio relacionamento com o povo eleito. Este simbolismo
percorre todos os tipos de literatura, tanto as do AT quanto as do NT, impregnando-os com suas imagens. No NT e em particular nos Sinóticos, Mateus parece ter sido
o evangelista que mais captou esta tradição veterotestamentária do YHWH-Esposo
e a reproduziu e a traduziu para o Cristo-Noivo. Em sua trilogia nupcial Mt 9,14-
17, Mt 22,1-14 e Mt 25,1-13, Mateus resgata a história da salvação, que culmina
com o banquete escatológico final. A perícope Mt 22,1-14 é a que melhor retrata e
descortina toda esta história, baseada em uma festa de bodas que o Pai prepara para
seu Filho. Pela análise da perícope e seu enquadramento na trilogia, percebe-se
como Mateus utiliza a simbologia nupcial para instigar sua comunidade a perceber
a novidade trazida pelo Filho do Rei e a necessidade da adesão pessoal a Ele.
Realizou-se uma pesquisa bibliográfica e a análise baseou-se em uma abordagem
diacrônica, através do método histórico-crítico.
Resumo
[en] A profound human experience in itself, marriage rises to the status of a divine
institution by design of the Creator, who inspired the sacred authors of all times to
use the spousal relationship as the symbol par excellence to describe His own
relationship with the chosen people. This symbolism runs through all types of
literature, both the OT and the NT, imbuing them with its images. In the NT and in
particular in the Synoptics, Matthew seems to have been the evangelist who most
captured this Old Testament tradition of YHWH-Husband and reproduced and
translated it for the Bridegroom Christ. In his nuptial trilogy Mt 9,14-17, Mt 22,1-
14 e Mt 25,1-13, Matthew rescues the history of salvation, which culminates in the
final eschatological banquet. The pericope Mt 22,1-14 is the one which best
portrays and reveals this entire story, based on a wedding feast that the Father
prepares for his Son. Through the analysis of the pericope and its framing in the
trilogy, it is clear how Matthew uses nuptial symbolism to instigate his community
to perceive the novelty brought by the Son of the King and the need for personal
accession to Him. A bibliographical research was carried out and the analysis was
based on a diachronic approach, through the historical-critical method.
Orientador(es)
HEITOR CARLOS SANTOS UTRINI
Banca
HEITOR CARLOS SANTOS UTRINI
Banca
MARIA CLARA DA SILVA MACHADO
Banca
FABIO DA SILVEIRA SIQUEIRA
Catalogação
2025-01-09
Apresentação
2024-08-05
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69050@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69050@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69050
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