Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] MEMORIES OF THE ATLANTIC: CONTEMPORARY NOVELS IN BRAZIL AND SOUTH AFRICA

Título
[pt] MEMÓRIAS DO ATLÂNTICO: ROMANCES CONTEMPORÂNEOS NO BRASIL E ÁFRICA DO SUL

Autor
[pt] MARCELLA MESQUITA GRANATIERE

Vocabulário
[pt] HISTORIA

Vocabulário
[pt] MEMORIA ENTRE GERACOES

Vocabulário
[pt] AFRICA DO SUL

Vocabulário
[pt] ESCRITA FEMININA

Vocabulário
[pt] BRASIL

Vocabulário
[en] HISTORY

Vocabulário
[en] MEMORY BETWEEN GENERATIONS

Vocabulário
[en] SOUTH AFRICA

Vocabulário
[en] FEMININE WRITING

Vocabulário
[en] BRAZIL

Resumo
[pt] Esta tese analisa os entrecruzamentos gerados pelo campo expandido (Krauss, 1984) entre a Literatura e a História. Partindo de quatro romances contemporâneos – dois sul-africanos e dois brasileiros –, a pesquisa focaliza na (des)construção e (re)construção das temporalidades do presente em escritas imaginativas no eixo Sul-Sul do Atlântico. Nas obras Por cima do mar (2018), da artista plástica e escritora Deborah Dornellas, e Água de barrela (2018), da jornalista e escritora Eliana Alves Cruz, investigo a experiência do sistema escravista no Brasil Monárquico (1822-1889) e seus espectros no pós-abolição do Brasil República (1889-1959), ficcionadas sob a ótica do ser humano delimitado à condição de Outro. A transição política, o futuro presentificado do pós-apartheid e as sombras do antigo regime são temas aqui abordados por meio dos romances The House Gun (1998), da escritora e militante política Nadine Gordimer, e Spilt Milk (2010), da escritora e médica Kopano Matlwa. Nesses quatro romances, a rememoração (Nascimento, 2006) em um tempo espiralar (Martins, 2021) atravessa diferentes gerações. A fabulação é o lugar dos incômodos encontros entre os espectros do tempo presente-passado e das presenças do tempo futuro-presente.

Resumo
[en] This thesis analyzes the intersections generated by the expanded field (Krauss, 1984) between Literature and History. Starting from four contemporary novels – two South African and two Brazilian –, the research examines the (de)construction and (re)construction of present temporalities in imaginative writings within the South-South axis of the Atlantic. In the works Por cima do mar (2018) by visual artist and writer Deborah Dornellas, and Água de barrela (2018) by journalist and writer Eliana Alves Cruz, I investigate the experience of the slave system in Monarchic Brazil (1822-1889) and its specters in the post-abolition period of Republican Brazil (1889-1959), fictionalized from the perspective of the human being confined to the condition of the Other. Political transition, the presentified future of post apartheid, and the shadows of the old regime are themes addressed here through the novels A House Gun (1998) by writer and political activist Nadine Gordimer, and Spilt Milk (2010) by writer and medical doctor Kopano Matlwa. In these four novels, remembrance in a spiral time (Martins, 2021) traverses different generations. Fabulation is the site of uncomfortable encounters between the specters of present-past time and the presences of futurepresent time.

Orientador(es)
PATRICIA GISSONI DE SANTIAGO LAVELLE

Banca
ANA PAULA VEIGA KIFFER

Banca
ROSANA KOHL BINES

Banca
PATRICIA GISSONI DE SANTIAGO LAVELLE

Banca
ALAIN PASCAL KALY

Banca
VALERIA SILVA DE OLIVEIRA

Catalogação
2024-10-08

Apresentação
2024-04-18

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68342@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68342@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68342


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF