Título
[en] MEMORIES OF THE ATLANTIC: CONTEMPORARY NOVELS IN BRAZIL AND SOUTH AFRICA
Título
[pt] MEMÓRIAS DO ATLÂNTICO: ROMANCES CONTEMPORÂNEOS NO BRASIL E ÁFRICA DO SUL
Autor
[pt] MARCELLA MESQUITA GRANATIERE
Vocabulário
[pt] HISTORIA
Vocabulário
[pt] MEMORIA ENTRE GERACOES
Vocabulário
[pt] AFRICA DO SUL
Vocabulário
[pt] ESCRITA FEMININA
Vocabulário
[pt] BRASIL
Vocabulário
[en] HISTORY
Vocabulário
[en] MEMORY BETWEEN GENERATIONS
Vocabulário
[en] SOUTH AFRICA
Vocabulário
[en] FEMININE WRITING
Vocabulário
[en] BRAZIL
Resumo
[pt] Esta tese analisa os entrecruzamentos gerados pelo campo expandido
(Krauss, 1984) entre a Literatura e a História. Partindo de quatro romances
contemporâneos – dois sul-africanos e dois brasileiros –, a pesquisa focaliza na
(des)construção e (re)construção das temporalidades do presente em escritas
imaginativas no eixo Sul-Sul do Atlântico. Nas obras Por cima do mar (2018), da
artista plástica e escritora Deborah Dornellas, e Água de barrela (2018), da
jornalista e escritora Eliana Alves Cruz, investigo a experiência do sistema
escravista no Brasil Monárquico (1822-1889) e seus espectros no pós-abolição do
Brasil República (1889-1959), ficcionadas sob a ótica do ser humano delimitado à
condição de Outro. A transição política, o futuro presentificado do pós-apartheid
e as sombras do antigo regime são temas aqui abordados por meio dos romances
The House Gun (1998), da escritora e militante política Nadine Gordimer, e Spilt
Milk (2010), da escritora e médica Kopano Matlwa. Nesses quatro romances, a
rememoração (Nascimento, 2006) em um tempo espiralar (Martins, 2021) atravessa
diferentes gerações. A fabulação é o lugar dos incômodos encontros entre os
espectros do tempo presente-passado e das presenças do tempo futuro-presente.
Resumo
[en] This thesis analyzes the intersections generated by the expanded field
(Krauss, 1984) between Literature and History. Starting from four contemporary
novels – two South African and two Brazilian –, the research examines the
(de)construction and (re)construction of present temporalities in imaginative
writings within the South-South axis of the Atlantic. In the works Por cima do mar
(2018) by visual artist and writer Deborah Dornellas, and Água de barrela (2018)
by journalist and writer Eliana Alves Cruz, I investigate the experience of the slave
system in Monarchic Brazil (1822-1889) and its specters in the post-abolition
period of Republican Brazil (1889-1959), fictionalized from the perspective of the
human being confined to the condition of the Other. Political transition, the
presentified future of post apartheid, and the shadows of the old regime are
themes addressed here through the novels A House Gun (1998) by writer and
political activist Nadine Gordimer, and Spilt Milk (2010) by writer and medical
doctor Kopano Matlwa. In these four novels, remembrance in a spiral time (Martins,
2021) traverses different generations. Fabulation is the site of uncomfortable
encounters between the specters of present-past time and the presences of futurepresent time.
Orientador(es)
PATRICIA GISSONI DE SANTIAGO LAVELLE
Banca
ANA PAULA VEIGA KIFFER
Banca
ROSANA KOHL BINES
Banca
PATRICIA GISSONI DE SANTIAGO LAVELLE
Banca
ALAIN PASCAL KALY
Banca
VALERIA SILVA DE OLIVEIRA
Catalogação
2024-10-08
Apresentação
2024-04-18
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68342@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68342@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68342
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF