Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] ESCRITAS ERRANTES: UM DIÁLOGO ENTRE GERTRUDE STEIN E AGNES VARDA

Título
[en] WANDERING WRITINGS: A DIALOGUE BETWEEN GERTRUDE STEIN AND AGNES VARDA

Autor
[pt] ADRIANA TEIXEIRA DA COSTA

Vocabulário
[pt] GESTO

Vocabulário
[pt] PERFORMANCE

Vocabulário
[pt] GERTRUDE STEIN

Vocabulário
[pt] AGNES VARDA

Vocabulário
[en] GESTURE

Vocabulário
[en] PERFORMANCE

Vocabulário
[en] GERTRUDE STEIN

Vocabulário
[en] AGNES VARDA

Resumo
[pt] Esta pesquisa constrói um diálogo entre os retratos de invenção performados pela escritora Gertrude Stein e pela cineasta Agnès Varda. Estes atos de escrita são criações paradoxais, experimentos de linguagem que montam e desmontam as figuras evocadas. As estratégias de composição empregadas pelas duas autoras foram analisadas a partir dos conceitos de gesto, na visão de Vilém Flusser; e das noções de desconstrução e de contra-assinatura, como entendidas por Jacques Derrida. O estudo traça um paralelo entre suas retratísticas - consideradas aqui como ensaios performáticos (performances ensaísticas?) - por meio da insistência de gestos e de formas performativas do fluxo da consciência, que colocam em xeque ideias dualistas como eu-outro; dentrofora; e razão-percepção. São atos de escrita que fazem das figuras retratadas um atravessamento de sons, imagens e palavras. Nestes experimentos de linguagem, as realizadoras abraçam o paradoxo, tendo como foco não a forma, mas o movimento que desfaz a forma, para reconstruí-la de novo e de novo, fazendo de suas escritas corpos errantes que se (des)constroem no trânsito entre a estética e a política.

Resumo
[en] This research builds a dialogue between the portraits of invention performed by the writer Gertrude Stein and the filmmaker Agnès Varda. These acts of writing are paradoxical creations, language experiments that assemble and disassemble the evoked figures. The composition strategies employed by the two authors were analyzed from the concepts of gesture, in the view of Vilém Flusser; and the notionsof deconstruction and counter-signature, as understood by Jacques Derrida. The study draws a parallel between their portraiture - considered here as performative essays (essayistic performances?) - through the insistence of gestures and performative forms of the flow of consciousness, which put in check dualistic ideas such as I-other; inside-outside; and reason-perception. They are acts of writing that make the portrayed figures a crossing of sounds, images and words. In these language experiments, the filmmakers embrace paradox, focusing not on form, buton the movement that undoes form, to reconstruct it again and again, making theirwritings wandering bodies that are (de)constructed in the transit between aesthetics and politics.

Orientador(es)
PATRICIA GISSONI DE SANTIAGO LAVELLE

Banca
CELIA DE MORAES REGO PEDROSA

Banca
PATRICIA GISSONI DE SANTIAGO LAVELLE

Banca
MARIA HELENA FRANCO MARTINS

Catalogação
2024-09-17

Apresentação
2024-07-16

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68050@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68050@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68050


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF