Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] A COR DO BANZO

Título
[en] THE BANZO S COLOR

Autor
[pt] DAVI NUNES DOS REIS

Vocabulário
[pt] ONTOLOGIA

Vocabulário
[pt] PRETITUDE

Vocabulário
[pt] BANZO

Vocabulário
[pt] SUICIDIO

Vocabulário
[pt] ARQUIVO

Vocabulário
[pt] ARTE

Vocabulário
[en] ONTOLOGY

Vocabulário
[en] BLACKNESS

Vocabulário
[en] BANZO

Vocabulário
[en] SUICIDE

Vocabulário
[en] ARCHIVE

Vocabulário
[en] ART

Resumo
[pt] A tese se concentra em pensar e redesenhar uma noção contemporânea de Banzo. Reunindo um corpus de reflexões sobre Banzo e Pretitude, interessa-me pensar o efeito da violência na psiquê e nas expressões artísticas e intelectuais das pessoas pretas, na literatura, performance, artes visuais e na militância política e intelectual no Brasil. Para isso me atenho à trabalhos de artistas como Arthur Bispo do Rosário, Stela do Patrocínio, Kiandewame, Arthur Timoteo da Costa, Maria Auxiliadora, Wilson Tibério, Ana Elisa, Ana Beatriz Almeida e da trajetória intelectual e militante de Eduardo de Oliveira e Oliveira, Neuza Santos, Hamilton Cardoso e Beatriz Nascimento. Busco articular, na chave do banzo, como o pensamento e uma estética negra vem se manifestando de maneira perseverante e radical, como nos diz Gonzalez (2018), no território Amefricano. Do ponto de vista teórico, este trabalho dialoga com a produção efervescente de intelectuais negros e negras no mundo que vem se debruçando sobre existencialismo negro, morte social, ontologia e indisponibilidade da humanidade à Pretitude. Por isso é inevitável, frutífero e no limite, devido às diferenças de conjuntura e da forma de organização da reflexão crítica, a conversa com o pensamento afropessimista e outras correntes teóricas de intelectuais negros Norte Americanos recém traduzidas no Brasil: Wildenson (2021); Hartman (2022); Moten (2023); Sharpe (2023) entre outros (as). Busco fazer este diálogo desde o sul, isto é, intercambiando noções e criando conceitos a partir de minha experiência quilombola, principalmente no Cabula, em Salvador, Bahia, local onde vive as minhas mais velhas (os) e estão enterrados os meus ancestrais.

Resumo
[en] The thesis aims to explore the impact of violence on black people s artistic and intellectual expressions in Brazil, particularly in the realms of literature, performance, visual arts, and black political and intellectual activism. In doing so, it seeks to bring together reflections on Banzo and Pretitude. For this, I focus on works by artists such as Arthur Bispo do Rosário, Stela do Patrocínio, Kiandewame, Arthur Timoteo da Costa, Maria Auxiliadora, Wilson Tibério, Ana Elisa, Ana Beatriz Almeida and the intellectual and militant trajectory of Eduardo de Oliveira e Oliveira, Neuza Santos, Hamilton Cardoso and Beatriz Nascimento. Throughout banzo, I intend to articulate how black thought and aesthetics have been manifesting themselves in a persevering and radical way, as Gonzalez (2018) tells us. From a theoretical point of view, this work dialogues with the black intellectuals effervescent and contemporary productions worldwide, focusing on black existentialism, social death, ontology and the split between Blackness and humanity. My research engages in a dialogue with Afro-pessimist thought and other theoretical currents of black North American intellectuals being translated in Brazil: Wildenson (2021); Hartman (2022); Moten (2023); Sharpe (2023) among others. However, I bring a unique perspective to this dialogue from the south, exchanging notions and creating concepts based on my quilombola experience, mainly in Cabula, in Salvador, Bahia, the place where my oldest ones live and where my ancestors are buried.

Orientador(es)
ANA PAULA VEIGA KIFFER

Coorientador(es)
OSMUNDO SANTOS DE ARAUJO PINHO

Banca
ANA PAULA VEIGA KIFFER

Banca
ENEIDA LEAL CUNHA

Banca
LUCIANE DE OLIVEIRA ROCHA

Banca
OSMUNDO SANTOS DE ARAUJO PINHO

Banca
MARIA ANDREA DOS SANTOS SOARES

Banca
ALEX RATTS

Catalogação
2024-09-17

Apresentação
2024-08-19

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68037@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68037@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68037


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF