Título
[fr] CRITIQUE SOCIALE ET PATRIMOINE CULTUREL CHEZ WALTER BENJAMIN ET GUY DEBORD
Título
[pt] CRÍTICA SOCIAL E HERANÇA CULTURAL EM WALTER BENJAMIN E GUY DEBORD
Autor
[pt] DAVI GALHARDO OLIVEIRA FILHO
Vocabulário
[pt] MODERNIDADE
Vocabulário
[pt] HERANCA CULTURA
Vocabulário
[pt] CRITICA SOCIAL
Vocabulário
[pt] SOCIEDADE DO ESPETACULO
Vocabulário
[fr] MODERNITE
Vocabulário
[fr] HERITAGE CULTUREL
Vocabulário
[fr] CRITIQUE SOCIALE
Vocabulário
[fr] SOCIETE DU SPETACLE
Resumo
[pt] O presente trabalho constitui um estudo sobre as relações críticas de Walter
Benjamin e Guy Debord com a crítica social e a herança cultural. Minha tese é que
há nesses autores um esforço comum de tematização sobre a transmissão e interrupção da herança cultural, evidenciando que a questão dos usos e finalidades da
herança literária e artística da humanidade, sob a forma do desvio, está intrinsicamente ligada à problemática filosófico-histórica própria da época moderna. Para
mostrar como essas considerações fazem sentido, esse estudo encontra-se estruturado em dois momentos fundamentais. No momento intitulado como Crítica e modernidade, investigo as relações entre reificação, modernidade e a crise na arte
moderna do século passado, destacando ainda a politização da arte reclamada por
Walter Benjamin – como possibilidade de contraponto à barbárie instituída pela
cultura moderna. No momento intitulado como Cultura e herança, analiso o modo
como a crise da cultura e sua potencial transformação esteve no centro das atenções
de Guy Debord (e seus camaradas) – enquanto suprassunção dialética de todo dado
de antemão em nome de uma existência social emancipada. Por fim, procuro mostrar metodologicamente que uma mudança social significativa requer uma consciência histórica capaz de recepcionar as dívidas passadas em sua crítica do presente.
Resumo
[fr] Le présent ouvrage constitue une étude sur les rapports critiques de Walter Benjamin et Guy Debord avec la critique sociale et le patrimoine culturel. Ma thèse est que chez ces auteurs il y a un effort commun pour thématiser la transmission et l interruption du patrimoine culturel, en soulignant que la question des usages et des finalités du patrimoine littéraire et artistique de l humanité, sous forme de déviation, est intrinsèquement liée à le problème philosophico-historique caractéristique de l ère moderne. Pour montrer le sens de ces considérations, cette étude est structurée en deux moments fondamentaux. Dans le moment intitulé Critique et modernité, j étudie les relations entre réification, modernité et crise de l art moderne du siècle dernier, en soulignant également la politisation de l art exigée par Walter Benjamin – comme possibilité de contrepoint à la barbarie instituée par culture moderne. Dans le moment intitulé Culture et patrimoine, j analyse la manière dont la crise de la culture et sa potentielle transformation ont été au centre de l attention de Guy Debord (et de ses camarades) – comme une subsomption dialectique de toutes les données antérieures dans le nom d une existence sociale émancipée. Enfin, je cherche à montrer méthodologiquement qu un changement social significatif nécessite une conscience historique capable d accepter les dettes du passé dans sa critique du présent.
Orientador(es)
LUIZ CAMILLO DOLABELLA PORTELLA OSORIO DE ALMEIDA
Banca
LUIZ CAMILLO DOLABELLA PORTELLA OSORIO DE ALMEIDA
Banca
RAFAEL ZACCA FERNANDES
Banca
DOUGLAS RODRIGUES BARROS
Banca
JOAO EMILIANO FORTALEZA DE AQUINO
Banca
PABLO ALEXANDRE GOBIRA DE SOUZA RICARDO
Catalogação
2024-09-16
Apresentação
2024-06-21
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68033@1
Referência [fr]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68033@3
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68033
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF